A chegada do Homem a Marte por Aldo Loup Interior da cápsula do “Columbiad”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma casa no Céu Cortesia NASA. por Aldo Loup.
Advertisements

A chegada do Homem a Marte (1a. Parte) por Aldo Loup.
Copyright© 2000 by Thiago A. Palmieri and Paulo Salem da Silva
O que existe no Universo
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Comunicações Via satélite
CDA - Centro de Divulgação da Astronomia
20 ANOS DO ÔNIBUS ESPACIAL "Shuttle" ? em inglês: “Space Shuttle” lançadeira, que vai e vem transportador expressão: “Ônibus Espacial" Columbia.
Sessão Astronomia Especial MISSÃO LUA PARTE II - III.
Uma casa no céu Mercury (1961) Gemini (1965)
Corrida para o Espaço Parte1 : Do início à Lua Por Raphael Moraes.
Socialismo.
Crescimento das redes de computadores
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. OBA 2013.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
UNIVERSO: Formação do Universo Professor António Nunes
Deus em nossas vidas By
Mecânica Estudo dos Movimentos.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Centro de Divulgação da Astronomia
Exercício 01: - Um goleiro bate um tira de metas (bola que é chutada parada do chão, próximo as traves do gol) com uma bola de massa m, em um campo de.
Satélites de Comunicação
01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas.
Jorge Plácido | Vasco Carlos | Sónia Almeida | STC5 DR1 – 08 de Março de 2012.
Lançamento horizontal
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Ciências Naturais – 7.º ano
Sob aspectos astronáuticos
LASER Light Amplification by Simulated Emission of Radiation
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
Lançados em 2003, a missão MER consiste em dois robôs Rover idênticos, concebidos para cobrir, cada um, mais de 100 metros por dia de solo marciano. Cada.
Sessão Astronomia Especial PARTE I - III Breve história da Astronáutica Dos primeiros sonhadores aos primeiros astronautas Por:Aldo Loup.
Reformulação do cartaz da Sessão Astronomia: uma proposta
Apollo 11 Viagem a Lua.
A chegada do homem A lua!.
A ESCALADA ARMAMENTISTA E O INICIO DA ERA ESPACIAL
Tema 2 – O Universo e a Terra
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Queda Livre e Lançamento Vertical
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica! OBA 2011.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Estive lá!.
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”
O “Inegável” Mundo Da Internet.
Jorge Plácido | Vasco Carlos | Sónia Almeida | STC5 DR1 – 08 de Março de 2012 Sexta, 20 julho pág 1.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Localização da Terra no Universo
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
Planejamento Institucional da Aeronáutica
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO n Como o Homem tem conseguido explorar o Universo.
NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
Satélite de Comunicação Sputnik
Karin Talisin Targas  2011: lançamento do projeto  2013: inicio da seleção da tripulação.
Uma casa no Céu por Aldo Loup. Mercury (1961) : 1 dia.
Aula 8 – Anglo Noções de astronomia..
SISTEMA SOLAR.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Vaivéns Foguetões Fatos Espaciais
Sondas pioneiras em ação Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –

AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO
CORRIDA ESPACIAL.
Astronáutica no Brasil Centro de Divulgação Científica e Cultural.
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
1. Sondas Marcianas Rumo a Marte Jéssica Cristina Ramos
Transcrição da apresentação:

A chegada do Homem a Marte por Aldo Loup

Interior da cápsula do “Columbiad”

Interior da cápsula “Columbia”

Ficção vs. Realidade

Homem na Lua Homem em Marte Idéias Idéias Idéias avançadas Estudos: “Lunar Orbit Rendez-vous” Estudos: “Mars Reference Mission” Programa a Marte Programa Apollo

Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço Os atuais estudos da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA)

Se enviarmos seres humanos para Marte hoje... Como chegaremos lá?

Por que é tão difícil ir para Marte? Por causa da resistência do organismo humano. Por causa da confiabilidade dos equipamentos. Por causa dos custos incrivelmente elevados.

Dificuldades: Distância. Força de gravidade de Marte. Quantidade de material.

Orbitador Regresso Foguete Nave com tripulação Terra Marte

Orbitador 1 o ano 3 o ano 5 o ano Foguete Nave com tripulação Regresso

Nave de carga A Nave de carga B Nave tripulada ( 66,0 ton +68,6 ton Impulsor Foguete + usina de produção de propelentes Nave de carga B ( 73,4 ton +74,1 ton 147,5 ton) Impulsor Orbitador de regresso Nave tripulada ( 76,6 ton +60,8 ton 137,5 ton) Impulsor Módulo

Reator nuclear Escudo contra radiação Refletor Bocal Tambor de Tanque de hidro- gênio líquido Refletor Bocal Tambor de controle Bombas Turbinas

1 ano e 8 meses depois...

Os estudos continuam… Módulos infláveis. Emprego maior dos motores nucleares. Redução de 50% da massa lançada ( tecnologias ainda não existentes & missão diferente da apresentada). Uma plataforma orbital que gira cada vez mais rápido para atuar de catapulta. Motores eletromagnéticos.

Os estudos continuam… Módulos infláveis. Emprego maior dos motores nucleares. Redução de 50% da massa lançada ( tecnologias ainda não existentes & missão diferente da apresentada). Uma plataforma orbital que gira cada vez mais rápido para atuar de catapulta. Motores eletromagnéticos.

O que faz um foguete decolar? Dinheiro!

Custos Suficiênte para alimentar 3 milhões de crianças Sistemas de superfície 8% Preparação 2% Instalações 8% Custos administrativos & financeiros 12% Módulos 12% Orbitador de regresso 11% Custos Sistema de pouso 6% Lançamento 26% Impulsor nuclear 18% Suficiênte para alimentar 3 milhões de crianças pobres durante 10 anos. Apenas 1 mês do orçamento militar mundial.

Objetivos, segundo a NASA “Conduzir missões humanas a Marte e verificar que pessoas possam finalmente habitá-lo” “Conduzir pesquisa científica aplicada do uso de recursos marcianos para aumentar os sistemas de sustento de vida.” “Conduzir pesquisa científica básica para ganhar novos conhecimentos acerca da origem e história do Sistema Solar.”

Evolução da Humanidade. Justificativas, segundo a NASA Evolução da Humanidade. Planetologia comparativa. Cooperação internacional. Avanço tecnológico. Fonte de inspiração aos povos. Investimento no futuro.

1958-1963: Programa Mercury Objetivo: “Colocar uma nave tripulada em orbita ao redor da Terra, investigar a capacidade do ser humano de funcionar no espaço e recuperar o astronauta e a nave com segurança”.

Justificativa: Pesquisa acerca do Vôo a altitudes acima de 80 km e velocidades de mais de Mach 10, para aplicação em futuros veículos; pesquisa biomédica sobre a falta de peso. O verdadeiro motivo: Inicialmente, meio de transporte rápido e de longo alcance para fins militares. Depois, resposta dos Estados Unidos aos lança- mentos (por meio de mísseis) dos Sputniks soviéticos, sob controle civil .

1961-1972: Programa Apollo Objetivo: “Antes do final da década, pousar um homem na Lua e trazé-lo de volta com segurança para a Terra”.

Justificativas: Dominar as viagens espaciais para fins nacionais. Manter o alto nível de desenvolvimento científico e tecnológico americano. Garantir a liderança mundial dos Estados Unidos. Os verdadeiros motivos: Medo de que a União Soviética domine o espaço e o use com fins militares. Medo de ficar atrasados científica e tecnologicamente depois das vitórias espaciais soviéticas. Medo de que os sucessos espaciais soviéticos convençam outros países, especialmente no Terceiro Mundo, a abraçar a causa do Comunismo.

Estação Espacial Internacional (ISS) 1993 (1984)-presente: Estação Espacial Internacional (ISS) Objetivo: Construir “um laboratório único, de primeira linha, que proverá uma plataforma internacional para avanços em ciência e tecnologia”.

Justificativas: Exploração. O verdadeiro motivo: Pesquisa. Negócios. Educação. Manter a liderança americana. O verdadeiro motivo: Inicialmente, resposta à estação soviética Mir. Depois da queda do Comunismo, aliança estratégica com Rússia para aproveitar a capacidade da indústria aeroespacial russa e evitar o transpasso dessa capacidade a inimigos dos Estados Unidos.

Os motivos para enviar seres humanos a Marte: ?

Fontes recomendadas: Human Exploration of Mars: The Referece Mission of the NASA Mars Exploration Study Team Stephen J. Hoffman & David I. Kaplan, editores. Versão on-line: http://spaceflight.nasa.gov/mars/reference/hem/hem1.html Reference Mission 3.0. Addendum to the Human Exploration of Mars: The Referece Mission of the NASA Mars Exploration Study Team Bret G. Drake, editor. http://spaceflight.nasa.gov/mars/reference/hem/hem2.html Pálido ponto azul. Uma visão do futuro da Humanidade no espaço Carl Sagan. Companhia das Letras. 1996.