RESUMO DA TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXOS EMBRIONÁRIOS E PLACENTA
Advertisements

Principais aspectos da 4ª a 8ª semana de desenvolvimento embriológico
SEGUNDA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA SEMANA DE DESENVOLVIMENTO
Etapas do desenvolvimento
3ª SEMANA – FORMAÇÃO DO EMBRIÃO HUMANO Transformação disco embrionário - formação da linha primitiva, da notocorda e 3 camadas germinativas (desenvolvimento.
Quinta semana do desenvolvimento
Noções de embriologia.
Desenvolvimento do Sistema Nervoso.
DESENVOLVIMENTO DOS ANFÍBIOS.
REPRODUÇÃO HUMANA.
EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
TERCEIRA SEMANA DO DESENVOVLVIMENTO
QUARTA À OITAVA SEMANA, DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E FORMA DO CORPO Vera Vargas, 2011.
Período embrionário Terceira a oitava Semana
Tecidos Vera Vargas 2011 “Corpo Humano: Real e Fascinante” , criada por Roy Glover, professor de anatomia e biologia celular da Universidade de Michigan,
Segunda Semana Vera Vargas, 2011.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Embriologia.
“A ontogenia recapitula a filogenia”
Semana que se segue a ausência do primeiro período menstrual Gravidez já pode ser diagnosticada por ultra-som Se ocorreu sangramento de implantação.
Aula 10 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
Formação embriológica do sistema digestório
Sistema Respiratório.
EMBRIOLOGIA.
ORIGEM DOS TECIDOS TECIDO EPITELIAL:
GASTRULAÇÃO DOIS FOLHETOS GERMINATIVOS DIBLÁSTICOS
Segunda Semana do Desenvolvimento: Disco Germinativo Bilaminar
Professor: Rafael Bezerra
Prof. Jorge Luiz Biologia EMBRIOLOGIA.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Biologia do desenvolvimento
Módulo II – Noções de Anatomia e Fisiologia Humana
Embriologia.
E.E.E.M. ADOLFO FETTER EMBRIOLOGIA Maria Cecília Monteiro.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Desenvolvimento Embrionário Embriogênese Humana
GASTRULAÇÃO E ORGANOGÊNESE
Desenvolvimento embriológico humano
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
Estudo do desenvolvimento
Embriologia Embriologia.
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Ágnatos ou Ciclostomados
EMBRIOLOGIA.
Segunda Semana Vera Andrade, 2014.
GASTRULAÇÃO E ORGANOGÊNESE
EMBRIOLOGIA.
O processo responsável pela formação destas três camadas de células distintas denomina-se gastrulação. Este processo estabelece o corpo básico do embrião,
Sistema locomotor.
Gastrulação Aparecimento da linha primitiva Formação da notocorda
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIO 2004: EMBRIOLOGIA E ONTOGENIA Alex Silva da Cruz, MSc 3 a Semana  Ausência de Menstruação.
 Marinho  De 5 a 8 cm de comprimento  Cefalocordado.
EMBRIOLOGIA.
Embriologia.
Prof. Priscilla Russo Biologia - Farmácia
Valeska Silva Lucena Fim da Nidação (implantação) e formação dos anexos embrionários 2ª Semana Valeska Silva Lucena
Etapas de desenvolvimento embrionário.
Embriologia do Sistema Nervoso
Placenta Embriologia.
Segunda Semana Vera Andrade, 2016.
Terceira Semana Período Embrionário (3ª a 8ª semana)
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Período que compreende desde a 4ª até a 8ª semana do desenvolvimento.
4ª à 8ª SEMANA DESENVOLVIMENTO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS E FORMA DO CORPO
GASTRULAÇÃO NEURULAÇÃO.
- fim da 4ª semana nos humanos - início da formação do sistema nervoso: - placa neural - tubo neural -formação da notocorda -após essa fase, ocorre a organogênese,
3ª SEMANA – FORMAÇÃO DO EMBRIÃO HUMANO Transformação disco embrionário - formação da linha primitiva, da notocorda e 3 camadas germinativas (desenvolvimento.
Quarta semana do desenvolvimento embrionário
Aparelho Faríngeo. Estruturas embrionárias que contribuem na formação da cabeça e pescoço Da 4ª à 7ª semana de vida intra uterina.
Transcrição da apresentação:

RESUMO DA TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Grandes mudanças ocorrem no embrião com a sua passagem do disco embrionário bilaminar para um disco embrionário trilaminar, composto de três camadas germinativas. Este processo de formação de camadas germinativas é denominado gastrulação.

A LINHA PRIMITIVA A linha primitiva aparece no início da terceira semana como um espessamento na linha média do epiblasto embrionário. Ela dá origem a células mesenquimais que migram ventralmente, lateralmente e cranialmente entre o epiblasto e o hipoblasto. Tão logo a linha primitiva começa a produzir células mesenquimais, a camada epiblástica passa a chamar-se ectoderma embrionário, e o hipoblasto, endoderma embrionário. As células mesenquimais produzidas pela linha primitiva logo se organizam numa terceira camada germinativa, o mesoderma intra-embrionário.

FORMAÇÃO DA NOTOCORDA Ainda no começo da terceira semana, o nó primitivo produz células mesenquimais que formam o processo notocordal. A placa notocordal dobra-se para formar a notocorda. A notocorda forma o eixo primitivo do embrião em torno do qual se constituirá o esqueleto axial.

FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL A placa neural aparece como um espessamento na linha média do ectoderma embrionário, em posição cefálica ao nó primitivo. O desenvolvimento da placa neural e o seu dobramento para formar o tubo neural é chamado neurulação.

FORMAÇÃO DOS SOMITOS Os somitos são agregados compactos de células mesenquimais, de onde migram células que darão origem às vértebras, costelas e musculatura axial.

FORMAÇÃO DO SANGUE E VASOS SANGUÍNEOS. Os vasos sanguíneos aparecem primeiro no saco vitelino em torno da alantóide e no cório. Desenvolvem-se no embrião pouco depois. Aparecem espaços no interior de agregados do mesênquima (ilhotas sanguíneas), que logo ficam forradas por endotélio derivado das células mesenquimais. Estes vasos primitivos unem-se a outros para constituírem um sistema cardiovascular primitivo.

Ao final da terceira semana, o coração está representado por um par de tubos endocárdicos ligados aos vasos sanguíneos do embrião e das membranas extra-embrionárias (saco vitelino, cordão umbilical e saco coriônico). As células do sangue primitivas derivam sobretudo das células endoteliais dos vasos sanguíneos das paredes do saco vitelino e da alantóide. Formação das vilosidades coriônicas: Antes do fim da terceira semana, ocorre a formação de capilares nas vilosidades, transformando-as em vilosidades coriônicas terciárias.

Quarta à oitava semana do desenvolvimento embrionário

ESTAS CINCO SEMANAS SÃO CHAMADAS COM FREQÜÊNCIA DE PERÍODO EMBRIONÁRIO, PORQUE É UM TEMPO DE DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DO EMBRIÃO. Todos os principais órgãos e sistemas do corpo são formados durante este período. No começo da quarta semana, as dobras nos planos mediano e horizontal convertem o disco embrionário achatado em um embrião cilíndrico em forma de "C". A formação da cabeça, da cauda e as dobras laterais é uma seqüência contínua de eventos que resulta numa constrição entre o embrião e o saco vitelino. Durante a flexão, a parte dorsal do saco vitelino é incorporada ao embrião, e dá origem ao intestino primitivo.

4 semanas

DA QUARTA A OITAVA SEMANA DOBRAMENTO DO EMBRIÃO DOBRAMENTO DO EMBRIÃO NO PLANO MEDIANO Forma as pregas cefálica e caudal PREGA CEFÁLICA Encéfalo cresce em sentido cefálico Coração primitivo, celoma e a memb. Orofaríngea se deslocam ventralmente Parte do saco vitelino é incorporado - forma o intestino anterior PREGA CAUDAL Resulta do dobramento da extremidade caudal do tubo neural Parte do saco vitelino é incorporado - forma o intestino posterior

DOBRAMENTO DO EMBRIÃO NO PLANO MEDIANO

DA QUARTA A OITAVA SEMANA DOBRAMENTO DO EMBRIÃO DOBRAMENTO DO EMBRIÃO NO PLANO HORIZONTAL Forma as pregas laterais O primórdio de cada parede do corpo dobra-se em plano mediano Forma-se um embrião cilíndrico Parte do saco vitelino é incorporado - forma o intestino médio

DOBRAMENTO DO EMBRIÃO NO PLANO HORIZONTAL

DOBRAMENTO DO EMBRIÃO NO PLANO HORIZONTAL

DOBRAMENTO DO EMBRIÃO NO PLANO HORIZONTAL

DERIVADOS DAS CAMADAS GERMINATIVAS ECTODERMA SNC, SNP, retina, ouvido, nariz, epiderme, glândulas mamárias MESODERMA Tec. Conjuntivo, cartilagem, ossos, músculos, sist. Circulatório, rins, ovários, testículos, ductos genitais, baço ENTODERMA Epitélio de revestimento do digestório e respiratório, tireóide, paratireóides, timo, fígado, pâncreas.

DA QUARTA A OITAVA SEMANA QUARTA SEMANA Embrião é quase reto Somitos produzem elevações superficiais Tubo neural se forma entre os somitos Aos 24 dias os arcos branquiais começam a se tornar visíveis Aos 26 dias os brotos dos membros superiores tornam-se reconhecíveis Os brotos dos membros inferiores tornam-se visíveis ao final da quarta semana

QUINTA SEMANA O crescimento da cabeça excede o de outras regiões Desenvolvimento das placas das mãos Aos 33 dias surgem os primórdios dos dedos SEXTA SEMANA Rápida diferenciação dos membros superiores Regiões do cotovelo e do pulso tornam-se identificáveis O olho torna-se mais óbvio Tronco e o pescoço tornam-se retos

OITAVA SEMANA (Última semana do período embrionário) SÉTIMA SEMANA Os intestinos penetram no celoma extra-embrionário-hérnia umbilical fisiológica Surgem chanfraduras entre os raios digitais nas placas das mãos, indicando os futuros dedos OITAVA SEMANA (Última semana do período embrionário) A cauda curta e grossa permanece visível - desaparece no fim Os dedos se alongam e separam Cabeça constitui quase a metade do embrião Pálpebras são óbvias Pescoço formado Genitálias externas não estão perfeitamente definidas Olhos estão abertos Primeiros movimentos dos membros

O aspecto externo do embrião é muito afetado pela formação do encéfalo, coração, fígado, somitos, membros, ouvidos, nariz e olhos. Com o desenvolvimento das estruturas, a aparência do embrião vai-se alterando, e estas peculiaridades caracterizam o embrião humano.