Internet Interplanetária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

Aplicações Distribuídas
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
Redes de computadores I
Administração e Projeto de Redes
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
Introdução Ligações inter-redes.
Como a Internet Funciona por Walfredo Cirne. As Três Grandes Camadas Conexão física –Possibilita a transmissão de bits entre máquinas conectadas diretamente.
Sistemas Distribuídos Walfredo Cirne & Fubica Brasileiro
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Open Systems Interconnection
Elementos da Arquitetura P2P
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
3 – Projeto Lógico da Rede
Internet Principais conceitos.
TCP/IP básico e outros protocolos
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
REDES DE COMPUTADORES II
Software de Rede Willamys Araújo.
Modelo de referência OSI
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Leonardo Antunes Redes 2 – UFRJ -2010/2.
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
Segurança de Redes Wayne Palmeira.
Camada de Transporte OSI
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Uma descrição detalhada da rede
Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Endereçamento de Rede IPv4
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Componentes redes de computadores
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Equipamentos de Redes Aula 4
ARQUITECTURA TCP/IP.
Intercloud Cauê R P Moresi.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
X.400 Liane Tarouco. Sistemas de mensagens Sistemas e serviços de tratamento de mensagens habilitam os usuários a trocar mensagens na base do armazena-e-envia.
REDE DE COMPUTADORES.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
TCP/IP.
Prof.°: João Henrique Disciplina: SOR II
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
UNIFEI REDES DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES Luiz Lenarth Gabriel Vermaas Capítulo 04 Arquiteturas de Redes.
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Arquitetura de redes ISSO/OSI Liane Tarouco UFRGS.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
1) A camada de transporte provê comunicação lógica entre hosts.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Rede de Computadores MATA59 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
TCP/IP.
XDSL Gustavo Fernandes.
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
PROTOCOLOS DE REDE Endereço Real e Reservado
Informática Industrial N8INF
SERVIDORES E SERVIÇOS Leandro Escobar 2009 SERVIDORES E SERVIÇOS.
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
COMUNICAÇÃO ENTRE OS MÓDULOS PROCESSADORES
Redes de Computadores Prof. Msc. Moisés Pereira Bastos.
Transcrição da apresentação:

Internet Interplanetária Redes II – Pedro Henrique Nunes

Índice Introdução Arquitetura Diálogos Inter-internet Nodos IPN Segurança Backbone Design Internets Implantadas Perguntas

Introdução A próxima fase da Internet nos leva para longe em nosso sistema solar Obstáculos ainda a serem vencidos O projeto IPN possui hoje um crescente número de proponentes, incluindo Vint Cerf (co-designer do protocolo TCP/IP, também conhecido como “pai da Internet”, atual vice-presidente da Google).

Arquitetura Pode-se considerar cinco amplas áreas que representam as áreas de pesquisa na arquitetura IPN: Diálogos Inter-internet, Nodos IPN, Segurança, Backbone design, Internets Implantadas

Diálogos Inter-internet Nomear tuplas consistindo de partes administrativas e roteadas são os meios de referência A Parte roteada de uma Tupla IPN identifica uma Internet

Diálogos Inter-internet A camada “Bundle” elimina protocolos de transporte local e opera fim-a-fim Informação Transportada pela camada “bundle” Confiabilidade na camada “bundle”

Diálogos Inter-internet

Nodos IPN Nodos dentro do IPN tem uma série de responsabilidades Alocação dos recursos para apoiar transferências de “bundle” Executar efetivamente a transferência “bundle” Os nodos IPN são responsáveis por usar quaisquer mecanismos de confiabilidade existentes nas camadas inferiores (Transporte e abaixo),

Nodos IPN São responsáveis pelo roteamento “bundles” entre domínios IPN. Nodos IPN podem depender dos serviços da internet local (ou o backbone IPN) para roteamento intra - domínio.

Segurança Não existem existem atualmente quaisquer usuários da IPN Recursos da banda da internet interplanetária serão preciosos Alvo Valorizado

Segurança Há dois aspectos para segurança na  IPN: protecção da infra-estrutura IPN e a protecção dos dados atravessando a IPN

Backbone Por Backbone queremos dizer um conjunto de alta capacidade, alta disponibilidade ligações entre os pontos de acesso à alta atividade em subredes. Backbone IPN se difere do terrestre em vários aspectos importantes.

Backbone Ligações de Fio de Cobre e Fibra ótica VS radiação, Radiação deve ser orientada para nodos preparadas para detectá-la, Custos de implantação, reparação, modernização e infra-estrutura mais elevados As distâncias entre os nodos da backbone IPN será muito maior do que as distâncias entre nodos de backbone terrestre.

Internets Implantadas Tem conectividade a uma passagem interplanetárias, e através dessa possa chegar à backbone interplanetárias ou outras redes implantadas. Tem uma comunicação ambiente que não intrinsecamente Impede a utilização de protocolos Internet.

Internets Implantadas Exemplos: Um único aterrisador que hospeda um gateway interplanetário e um (reais ou virtuais) aterrisador na rede interna; Um pequeno número de robôs colaborando em uma superfície planetária, tais como um único explorador e um único rover; Um veículo, um explorador, e uma veículo de retorno de amostras se comunicarem entre si através de gateways interplanetários hospedado no veículo e / ou no explorador;

Perguntas 1) O que conota o termo “Bundle”?

Perguntas 1) O que conota o termo “Bundle”? O termo “Bundle” é usado para conotar o aspecto de armazenar-e-encaminhar de comunicações onde o máximo de interatividade foi destilada fora da comunicação.

Perguntas 2) Cite uma responsabilidade do Nodo IPN:

Perguntas 2) Cite uma responsabilidade do Nodo IPN: Como membros de uma cadeia de armazenar-e-encaminhar, possuem a responsabilidade de alocação dos recursos para apoiar transferências de “bundle”. Estes recursos incluem, entre outras coisas, o espaço no buffer e capacidade de transmissão.

Perguntas 3) Quais são os aspectos de segurança na IPN?

Perguntas 3) Quais são os aspectos de segurança na IPN? Há dois aspectos para segurança na  IPN: proteção da infra-estrutura IPN e a protecção dos dados atravessando a IPN.

Perguntas 4) O que significa Backbone?

Perguntas 4) O que significa Backbone? Por Backbone queremos dizer um conjunto de alta capacidade, alta disponibilidade ligações entre os pontos de acesso à alta atividade em subredes.

Perguntas 5) Que características uma rede deve seguir para ser considerada uma Internet Implantada?

Perguntas 5) Que características uma rede deve seguir para ser considerada uma Internet Implantada? Foi designiado uma rede para ser a Internet Implantada se seguisse as seguintes características: Tem conectividade a uma passagem interplanetárias, e através dessa possa chegar à backbone interplanetárias ou outras redes implantadas.

Perguntas 5) Que características uma rede deve seguir para ser considerada uma Internet Implantada? Tem uma comunicação ambiente que não intrinsecamente Impede a utilização de protocolos Internet. Ele usa o DNS como um meio comum de referenciar objetos e sistemas em toda internet implantada

Fim