Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Atende oração de teu servo, ó Senhor”
Advertisements

os sinais, mas a nossa conversão
Comunidade Evangélica Shekinah do Morro Grande
Livros Proféticos JONAS
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
O ESTUDO INDUTIVO.
Jesus ensina-nos o caminho do Céu Evangelho quer dizer “boa nova”
no Evangelho de S. Marcos
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
Os profetas menores (I) - Oséias
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
A persistência na oração batei, e abrir-se-vos-á”
A Restauração de Israel A restauração material
Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado
Que é discipulado cristão
Jonas – A Misericórdia Divina
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
1 Reis 17,7-16 Naqueles dias, secou a torrente do lugar onde Elias estava escondido, porque não tinha chovido no país. Então a palavra do Senhor.
Imagem que transforma.
Profetiza Ez. 37.
Em busca da ovelha perdida. Jo
VIDA ESPIRITUAL DA IGREJA
A MISSÃO DE JONAS UMA CHAMADA DE DEUS
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
Expondo a Palavra IPJG 1 O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo Expondo a Palavra.
O que procuro? Onde procuro?
NÃO ACREDITE QUE VOCE SABE TUDO SOBRE DEUS
OS CAMINHOS DE DEUS.
JONAS: EM PÉ Jonas JONAS: EM PÉ Jonas
A batalha que é de Deus 2º Crônicas Lição 10 – EBD
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
Existem hoje na igreja três males que afetam o crescimento sadio e santificado. Esses três males tem sido um empecilho para muitos ministérios de romperem.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
JONAS: DE COSTAS Jonas JONAS: DE COSTAS Jonas
Quem obedece é....
“Como eu posso ser bênção na minha família?”
Permanecer na Consagração de Vida
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
JONAS: DE COSTAS Jonas JONAS: DE COSTAS Jonas
2 Reis 5: Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera.

A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Compreendo o chamado divino
Uma série de mensagens baseadas no Evangelho de João
Conhecer a Jesus Cristo
Simplesmente Igreja.
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
A vitória em Cristo nos traz a paz...
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A verdadeira conversão
1- O que está causando as discussões e as lutas entre vocês? Não é porque existe um exército inteiro de maus desejos dentro de vocês Não é porque existe.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
"Vai, a tua fé te salvou".
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
SINAIS DA ESPERANÇA.
Os oito passos da rainha Ester para a vitória
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
TENHA UMA VIDA CONTAGIANTE
JONAS: DE JOELHOS Jonas 2. JONAS: DE JOELHOS Jonas 2.
Jesus cura um mudo Lucas 11:
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
16 DE ABRIL DE 2016 As credenciais do Filho do Homem Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados,
Salmos Poesias Inspiradas Salmo 2 – Salmo messiânico – “Tu és meu Filho” 3.
Neste segundo domingo do Advento, a Voz profética de ISAÍAS e JOÃO BAPTISTA ressoa animando a nossa vida para a chegada de Cristo que vem. As Leituras.
Transcrição da apresentação:

Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas Estudo 12 – “Proclama a mensagem” A pregação do Evangelho no AT Texto bíblico – Jonas 3.1-10 Texto áureo: Jonas 3.10

Depois do livramento o novo chamado Introdução (I) Depois do livramento o novo chamado O que aconteceu a Jonas pode estar acontecendo hoje com muitos de nós. Estamos sendo livres de problemas e situações adversas pela mão do Senhor para que ouçamos a sua voz e atendamos ao seu chamado. Foi isto que aconteceu com Jonas, como veremos.

O atendimento à chamada de Deus Introdução (II) O atendimento à chamada de Deus Jonas deve ter sido jogado à terra em alguma parte do norte da Palestina, em regiões da Síria ou Líbano moderno (Local). Diante da ordem do Senhor, ele sabe que tem que se dirigir para o leste e não para oeste (Tarsis), onde situava-se a cidade de Nínive (Missão - Vejam no mapa).

MISSÃO TARSIS LOCAL

A extensão da jornada e da missão Introdução (III) A extensão da jornada e da missão Pelo mapa pode-se ver que a extensão da jornada de Jonas era longa. Mais ou menos 4.000 quilômetros. Além do mais a cidade era grande: As suas muralhas tinham 15 mts. de espessura e 30 mts. de altura. Estendia-se ela por cerca de 13 quilômetros.

Introdução (IV) A realização da tarefa Através da leitura que se fará agora, versículo a versículo, poderemos vislumbrar como Jonas, depois da lição que aprendeu se dedicou de maneira integral à realização da tarefa que o Senhor lhe tinha designado antes do início de sua viagem.

”Pela segunda vez veio a palavra Do Senhor a Jonas, dizendo:” Vale a pena verificar que o Senhor dá sempre uma nova oportunidade ao crente: ”Pela segunda vez veio a palavra Do Senhor a Jonas, dizendo:” Você pode estar sendo convocado por Deus, mesmo que tenha falhado numa primeira vez.

A lembrança de Deus em nosso viver: Jonas 3.2 A lembrança de Deus em nosso viver: “Levanta-te e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno”. A ordem do Senhor repetida. A mensagem é imperativa. Compete ao crente obedecer. Não se preocupe com o que falar. O Senhor fala.

Depois da lição a diferença da reação: Jonas 3.3a Depois da lição a diferença da reação: “Levantou-se, pois, Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor...” Destaque-se: Em primeiro lugar, a presteza de Jonas... Em segundo lugar a sua obediência… Como estamos respondendo a Deus?

Jonas 3.3b,4 O tamanho da missão: “Ora, Nínive era uma grande cidade, de três dias de jornada. E começou Jonas a entrar pela cidade, fazendo a jornada de um dia, e clamava dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.” A cidade tinha 15 portões espalhados pelos seus 13 Km de muros. O “caminho de um dia” equivaleria +/- a 12 quilômetros a pé. Ou seja, apenas para circundá-la Jonas levava 3 dias, fora as jornadas N/S, L/O.

Jonas 3.5 A reação do povo à mensagem de Deus “E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de sacos, desde o maior deles até o menor.” O poder do Evangelho transforma… A mensagem inspirada muda o ser humano. Foi isto que aconteceu em Nínive. Homens pagãos adotaram as práticas de contrição e confissão do povo de Deus.

As autoridades também são atingidas Jonas 3.6 As autoridades também são atingidas “A notícia chegou também ao rei de Nínive; e ele se levantou do seu trono e, despindo-se do seu manto e cobrindo-se de saco, sentou-se sobre cinzas.” A reação real foi idêntica ao do povo. Ele sentiu-se pecador também. Tal como Davi, ele se humilha diante de Deus e do povo, vestindo-se de saco.

A iniciativa real. O poder humano se submete a Deus Jonas 3.7 A iniciativa real. O poder humano se submete a Deus “E fez uma proclamação, e a publicou em Nínive, por decreto do rei e dos seus nobres, dizendo: Não provem coisa alguma nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas; não comam, nem bebam água.” Uma ordem de jejum absoluto, atingindo até os animais. Prova de submissão a Deus.

Jonas 3.8 A demonstração da contrição e confissão “… mas sejam cobertos de saco, tanto os homens como os animais, e clamem fortemente a Deus e, convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.” Como estamos nós reagindo à conversão em nossa vida. Estamos mudando o nosso ser, como aconteceu em Nínive? O exemplo deles nos ensina.

Jonas 3.9 A busca pelo perdão do Senhor “Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?” Eis a demonstração de extrema dependência de Deus? Ou seja, mudamos a nossa vida aguardando assim a misericórdia de Deus para os nossos dias.

Deus responde a oração do crente. Jonas 3.10 Deus responde a oração do crente. “Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.” Sabendo como sabemos o que é o “arrependimento de Deus”, podemos afirmar que o Senhor sabia que pela pregação de seu servo, o perdão chegaria!

Conclusões O que a história de Jonas nos leva a pensar? 1) Como você vê a pregação do Evangelho hoje no Brasil? 2) Vale a pena pregar ao aborígene da Austrália? 3) Ou ao índio pagão no Brasil? E na Índia? 4) E na África, diante da magia em que vivem? 5) E na Ásia e no Oriente, com o islamismo e o budismo? Como superar essas barreiras? Jonas conseguiu!