Geografia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Advertisements

O RELEVO DA TERRA E SUA GÊNESE
A Dinâmica da Crosta Terrestre
A EVOLUÇÃO TERRESTRE E SUAS ERAS GEOLOGICAS
Os Vulcões.
Agentes modificadores do relevo
Colégio Marista Patos de Minas
Ciências da Vida e da Terra 10ºano
VULCANOLOGIA O PLANETA TERRA, ESTÁ EM CONS-TANTE ATIVIDADE TECTÔNICA, COM MUITOS VULCÕES ATIVOS. VAMOS ENTÃO ESTUDAR O VULCANISMO TERRESTRE, E SUAS.
A formação das rochas As rochas se dividem em 3 grandes grupos
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
RELEVO.
MINERAIS E ROCHAS.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
A Dinâmica da Litosfera:
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Nome: Nathalia Nº26 4ª ano A
A superfície e o interior da Terra
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Revista Eletrônica N° 5 Nome: Felipe Rittes 6° ano B.
Revista Eletrônica Evair 6ºano B.
Revista Eletrônica Vulcão Vesúvio,Tsunamis, Rochas e pedras
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Trabalho de geografia Equipe01
Vulcões Rochas Revista Eletrônica Nome: Lethicia Santos Nº 13
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Relembrando a litosfera
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
Giovanna Arêdes Machado Ileck
Vulcanismo Ana Karina Maduro N°04.
Vulcanismo: Terremotos e tsunamis.
CAPÍTULO 04 – O PLANETA POR DENTRO E POR FORA
Professora: Alexsandra Ribeiro
Raphael e Gabriel Professores: Ailton Barbosa (geografia),Arthur Costa (história),Gisele (ciências)
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Vulcões.
Patric Santana Silva nº 16
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Tsunamis vs Terremotos
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
Revista Eletrônica Emily _ n° 03 _ 6° B Vulcões Tsunamis.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
Erik dos Santos Fernandes
Escola estadual de ensino Fundamental e Médio São Sebastião
Catástrofes Naturais - Vulcões
Geografia.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
Revista eletrônica Nome: Gabriela n° 7 6BF Índice.
Revista eletrônica.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Dinâmica interna VideoVersion=290
Estrutura geológica no Brasil
TIPOS DE ROCHAS.
Estrutura da Terra. Profº. Carlos Viana.
Transcrição da apresentação:

Geografia

vulcanismo Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície terrestre . Eles ejetam altas quantidades de poeira, gases e aerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São freqüentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.

Como ocorre a tsunami Tsunami É uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados. Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. Como ocorre a tsunami Tsunami

Placas tectonicas Na teoria da tectonica de placas a parte mais exterior da Terra está composta de duas camadas: a litosfera, que inclui a crosta e a zona solidificada na parte mais externa do manto, e a astenosfera, que inclui a parte mais interior e viscosa do manto. Numa escala temporal de milhões de anos, o manto parece comportar-se como um líquido superaquecido, mas em resposta a forças repentinas, como os terremotos, comporta-se como um sólido rígido. A litosfera encontra-se fragmentada em várias placas tectonicas e estas deslocam-se sobre a astenosfera.

Camadas da terra

terremoto Os grandes sismos são popularmente designados também pelo termo . No entanto, este último termo aplica-se apenas a esses grandes sismos, sendo que para os pequenos se costuma usar abalo sísmico ou tremor de terra.

Ciências

Tipos de rochas rochas magmáticas A formação das rochas ígneas vêm do resultado da consolidação devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas). Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil. Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.

Història

Vulcão vesúvio O Vesúvio entrou em erupção diversas vezes. A mais famosa, em 79, foi precedida por inúmeras outras na pré-história, incluindo pelo menos três de significante impacto, a mais célebre delas sendo a erupção de Avelino por volta de 1800 a.C., que engolfou diversos povoados da Idade do Bronze. Desde 79, o vulcão entrou em erupção em 172, 203, 222, provavelmente em 303, 379, 472, 512, 536, 685, 787, por volta de 860, por volta de 900, 968, 991, 999, 1006, 1037, 1049, por volta de 1073, 1139, 1150, e provavelmente em 1270, 1347 e 1500. Voltou a ficar ativo novamente em 1631, por seis vezes no século XVIII, oito vezes no século XIX (notavelmente em 1872), e em 1906, 1929 e 1944. Não houve mais erupções desde 1944, e nenhuma das ocorridas após 79 foram comparativamente tão intensas ou destrutivas.

Cidade de pompéia As erupções vulcânicas raramente matam muita gente, porque as pessoas fogem ao ver a lava chegando. O que então aconteceu em Pompéia? Por que as pessoas não fugiram? Estudos científicos comprovam que essa erupção foi de um tipo muito incomum. Não houve rios de lavas descendo a montanha num primeiro momento e as pessoas simplesmente não tiveram noção do perigo. O que aconteceu em Pompéia no início da erupção foi uma chuva de pedras pomes, inicialmente relativamente pequenas e leves e de pó dessa mesma pedra.

Professores geografia:Ailton Ciências:Gisele Historia:Arthur Aluno:Gustavo de Souza Rodrigues FIM