Bancos de Dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BANCO DE DADOS I Prof. Ricardo Santos.
Advertisements

Modelo Relacional e Transformação DER x Relacional
FABAN- UNIESP 2009 Prof. Carlos Alberto Seixas
Ana Paula B. Barboza Ivana Xavier Rodrigues
dbConsult Informática
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Banco de Dados I Aula 20.
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Banco de Dados Microsoft ACCESS Básico
Funcionalidades de um SGBD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Maurício Edgar Stivanello
Motor de Armazenamento
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Modelo Relacional parte 1
Profa. Aline Vasconcelos
Prof. Carlos H. Marcondes
Material III-Bimestre Wagner Santos C. de Jesus
Professor Victor Sotero
Gerenciamento dos Recursos de Dados
Bancos de Dados – SQL – parte 1
Prof.: Alessandro S.Campos
Prof. Alfredo Parteli Gomes
Introdução a Banco de Dados com exercícios de aplicação
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Usando Microsoft Access 2010
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
ACESSO A BASE DE DADOS.
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Banco de dados.
IFNMG – Campus Araçuaí Banco de Dados Professor: Marcelo West
Curso Técnico em Mineração
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Objetivos Apresentar de forma breve a Metodologia de Modelagem Orientada a Objetos (OMT). A partir de um modelo de objetos de um sistema de informação.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Teste.
TECNOLOGIAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS I
1 15/4/ :36 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Projeto de Banco de Dados Marcelo da Silveira Siedler.
1 24/4/ :29 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Objetos em Bancos de Dados Relacionais Alcides Calsavara.
Daniel Paulo Banco de dados: é uma coleção/conjunto de registros relacionados.  Exemplo: O banco de dados de uma Universidade.
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
Introdução a Banco de Dados e Access
Daniel Paulo Introdução Neste capítulo trataremos a relação entre tabelas e FILEGROUPS, bem como a alocação interna de dados.
Sistema de controle de Sindicato
UCSal – Bacharelado em Informática
Banco de dados e tipos de programação
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Students to Business – 2011/1 Fase 2. aGENDA O que é um banco de dados? Onde aplicamos o banco de dados? Laboratório: Navegando no SQL Server Management.
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas BANCO DE DADOS I.
Bancos de Dados Sistema de Banco de dados – sistema de manutenção de registros por computador. É considerado como uma sala.
Modelo Relacional, Chaves e Relacionamentos
Acesso a Banco de Dados com o JDBC Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal.
Aula 1.  O que é?  Porque usar?  Onde é usado?  Como funciona?  SGBD  Linguagem SQL  Alguns Exemplos de tecnologias conhecidas.
Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008.
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Modelo Relacional Introduzido por Ted Codd, da IBM Research, em Utiliza o conceito de relação matemática. Possui base teórica na teoria dos conjuntos.
BANCO DE DADOS Prof. Marcelo West
 Trabalho realizado por:  Francisco de Assis Marinho Lanza;  Simone Martins Rodrigues;  Tânia Moraes Nascimento da Fonseca.
Persistência de dados e padrão DAO
Modelagem de Dados Aula 3.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
BANCO DE DADOS BASE DE DADOS – É UMA COLEÇÃO DE DADOS INTER- RELACIONADOS, REPRESENTANDO INFORMAÇÕES SOBRE UM DOMÍNIO ESPECÍFICO. EX.: LISTA TELEFONICA,
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Universidade de Passo Fundo Tecnologia em Sistemas de Informação TSI109- Fundamentos de Banco de Dados (Restrições de Integridade) Prof. Alexandre Tagliari.
Transcrição da apresentação:

Bancos de Dados

Banco de Dados Conceito: Um banco de dados é uma coleção de dados interrelacionados sobre um domínio específico Exemplos Fichas do acervo de uma biblioteca Fichas de consultas médicas de uma clínica Dados de correntista de um banco Dados dos contribuintes pessoa física Dados da operação de uma empresa

Sistema de Banco de Dados Conceito: Banco de dados + conjunto de programas para prover de modo eficiente a inclusão, a manutenção e o acesso aos dados armazenados Exemplo ERP’s (Enterprise Resource Planning) Sistema de informações de uma biblioteca Sistema de emissão de passagens aéreas Sistema de RH

Sistema Gerenciador de Banco de Dados Conceito: Conjunto de programas responsáveis pela controle de acesso aos dados de uma base de dados Objetivo: retirar da aplicação cliente a responsabilidade de controlar o aceso aos dados Principais módulos: inclusão, alteração, exclusão, consulta, relatórios Exemplos: Oracle, Informix, DB2, PostgreSQL, Firebird, MySQL, Sybase, SQL Server, MS Access, dBase,

Características dos SGDB Integridade referencial: assegura a consistência dos dados nas diversas áreas de armazenamento Segurança e privacidade: garante o acesso aos dados apenas aos usuários que possuem autorização por meio de conta e senha Restrições: limita a inclusão de dados a um conjunto de valores considerados válidos Backup e restauração: possui ferramentas para criação de cópias de segurança, e a posterior recuperação dos mesmos em caso de problemas Reorganização dos dados: permite a expansão do modelo de dados sem que haja perda dos dados já cadastrados Eficiência: asseguram rapidez de acesso e economia de espaço de armazenamento dos dados

Componentes de um Banco de Dados Tabelas: local de armazenamento dos dados, organizados em linhas (registros) e colunas (atributos) Visões: coleção virtual de dados selecionados a partir de um subconjunto de tabelas Índices Performance: usado para acelerar a seleção de dados Primary Key: identifica de modo único cada registro Alternate Key: índice alternativo para melhoria de performance da busca Foreign Key: relaciona o campo de um registro com a primary key de outra tabela para fins de manutenção da integridade Procedimentos: conjunto de comandos armazenados na base de dados que pode ser chamado pelo usuário a qualquer instante para realizar tarefas repetitivas Gatilhos: é um procedimento disparado automaticamente em circunstâncias especiais de inclusão, exclusão ou modificação de registros

Tabelas Registros (linhas) correspondem a uma ocorrência do dado Campos (colunas) correspondem a um atributo do dado Exemplo: Tabela de Clientes CPF NomeCliente Cidade Fone 123423123-09 João dos Santos Joinville 9934-6543 136432156-98 Mário Damasceno Florianópolis 8723-8923 137834876-92 Jorge Guimarães Caçador 8902-1234 145325986-03 Martha Rodriguez Curitiba 9898-5676 ... Registro 01 Registro 02 Registro 03 Registro 04 Campo 01 Chave Primária Campo 02 Campo 03 Campo 04

Exercício Definir a estrutura de uma base de dados para uma locadora de veículos Entidades Clientes (CPF, CNH, nome, endereço, data de nascimento) Veículos (placa, marca, modelo, ano, cor, opcionais) Relacionamentos Locação (CPF, placa, Inicio e término da locação, custo unitário)

Banco de Dados da Locadora