Agência de Inovação da UNICAMP INOVA e Energia Agência de Inovação da UNICAMP Roberto A. Lotufo http://www.inova.unicamp.br Forum Permanente de Energia e Ambiente: P&D e Eficiência Energética 9 de nov 2004
P&D no Brasil P&D na academia P&D na empresa Artigos e formação P&D na empresa Produtos e patentes Distorção no Sistema Brasileiro de Inovação Pouca P&D na empresa Limites da interação universidade – empresa Mais P&D na empresa
Brasil Pesquisa Acadêmica
Presença mundial em C&T Artigos e Patentes
Brasil e Coréia: Cientistas e Engenheiros Fontes: Br 1996: Anpei, INEP; Br 2000: MCT, Inep; Coréia: http://www.most.go.kr/
Distorção no Sistema Brasileiro de C&T Poucos C&E nas empresas 23% dos cientistas brasileiros trabalham em empresas Brasil: < 29.000, < 23% do total no país Coréia: 94.000, 54% do total no país EUA: 790.000, 80% do total no país Limitada conversão de conhecimento em desenvolvimento empresas é que geram riqueza o contribuinte não entende porque deve pagar por Ciência a Ciência avança mais, a Competitividade menos
Distribuição institucional da atividade de P&D
Investimento em P&D pela indústria, 2001 Fonte: OECD Science, Technology and Industry Scoreboard 2002 e Site MCT
Investimento em P&D pelo governo, 2001 Fonte: OECD Science, Technology and Industry Scoreboard 2002 e Site MCT
Investimento do Governo x Investimento Empresarial Nos paises desenvolvidos: US$ 1,00 governo => US$ 9,00 empresa Necessidade de desenvolver políticas tecnológicas que catalizem o investimento empresarial em P&D
Onde trabalham tantos C&E Coreanos? Fonte: Korean Industrial Technology Association (KITA), via Celso Barbosa, ANPEI
Limites da interação universidade-indústria Nos EUA: indústria financia menos de 8% da pesquisa na universidade Diferentes culturas e missões sigilo tempo disponível pesquisar ensinando x pesquisar rápido natureza da pesquisa desenvolvimento, pq. aplicada e pq básica
O mito do investimento privado na universidade (fonte:NSF/SRS: Survey of Sci and Eng Expenditures at Universities, FY 1999
EUA: investimento empresarial em P&D, 2000 Fonte: Science and Engineering Indicators 2002
Unicamp, 2003 Criada em 1967 29.741 Alunos 15.001 Alunos de graduação 1.864 Alunos de graduação formados 14.740 Alunos de pós-graduação 1.297 dissertações de mestrado 743 teses de doutorado 20 Unidades de ensino e pesquisa 53 Cursos de graduação 111 Cursos de pos-graduação 1.694 Professores – 94,6% Doutorado Parcial: 43 (2,4%) Completo: 187 (10,4%) Integral: 1.559 (87,2%)
Publicações Indexadas desde 1974 Dedicação integral com doutorado: 1989: 40% 2003: 87%
INPI, Principais patenteadores 1997-2000
Patentes Requeridas na UNICAMP 35 agraciadas com “Prêmio Governador do Estado – Invento Brasileiro”
Indicadores Academicos da UNICAMP Por professor, por ano 1 artigo internacional 1.2 aluno de graduação formado 1 aluno de mestrado formado 0.5 aluno de doutorado formado Propriedade intelectual (global) 4 patentes depositadas por mes 1 contrato de licenciamento por mes
Orçamento R$ 847 milhões em 2001 Autonomia com Vinculação Orçamentária Gov. ESP 2,59% ICMS, SPaulo Cursos de Extensão R$ 21 milhões SUS – Saúde Pública R$ 80 milhões Investigação R$ 174 milhões
Recursos para Pesquisa e Educação Continuada 3,5% Obs: Os recursos provenientes da FAPESP incluem bolsas, auxílios à pesquisa, apoio à infra-estrutura e taxas acadêmicas; os recursos da CAPES incluem bolsas e taxas acadêmicas; já os recursos do CNPq referem-se a bolsas e fomento à pesquisa.
Agência de Inovação da UNICAMP Entrou em operação em ago/set 2003 Órgão da Reitoria Missão: Fortalecer as parcerias da Unicamp com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País.
Diretorias na Agência Diretoria de Parcerias e Projetos Colaborativos Workshops de Parceria Diretoria de Propriedade Intelectual Política de PI na UNICAMP Banco de Patentes na Internet Programa Diligência da Inovação Diretoria de Incubadoras e Parques Tecnológico Estudo de implantação do Parque Tecnológico (Polo II) Incubadora de EBT: Incamp Projeto “Filhas da UNICAMP”
Importância da Interação Universidade – Empresa Na UNICAMP, representa aprox. 3,5% do orçamento total Contribuição para a universidade: Melhoria do ensino e da pesquisa Contribuição para a empresa: Acesso a tecnologia de ponta Identificação de talentos
Diretoria de Propriedade Intelectual 276 patentes depositadas, 49 concedidas no Brasil, 7 licenciadas (~ 1 milhão reais em 8 anos) Banco de patentes (organização e seleção) publicado na Internet (jan04) Média de mais de 4 patentes por mes Licenciamento de 1 contrato por mes
http://www.wipo.int/sme/en/best_practices/unicamp.htm
Diretoria de Parcerias Workshops de Parcerias Especializações: Lei de Informática Política de P&D Setor Energético (ANEEL) Biotecnologia Nanotecnologia Etc.
Parcerias Unicamp com Setor Elétrico CPFL, CHESF, AES Tietê, DUKE, ELEKTRO, CEMIG, CTEEP, ANEEL, Min. Minas e Energia, LIGHT
Parcerias Unicamp com Setor Elétrico CICLO 2001/2002
CICLO 2002/2003
CICLO 2003/2004
O POTENCIAL DO SETOR DE ENERGIA 64 Distribuidoras próxima
O POTENCIAL DO SETOR DE ENERGIA 34 Geradoras 23 Transmissoras próxima
INVESTIMENTOS EM P&D MILHÕES R$ /ANO Empresas com investimento R$ 0,500 / ano próxima
INVESTIMENTOS EM P&D MILHÕES R$ /ANO Total ANEEL : 102 empresas -> R$180,85 Estado SP : 6 empresas -> 35,68 (21%) Total FNDCT : 102 empresas -> R$180,85 próxima
INOVA - APOIO ESTRUTURAL Melhor relacionamento da UNICAMP com as concessionárias maior conhecimento das empresas detecção de oportunidades - conhecimento das necessidades fortalecimento do relacionamento com as empresas maior controle sobre os prazos de inscrição de trabalhos por empresa Representatividade da universidade de forma mais integrada inclusão de um número maior de departamento, núcleos e faculdades no setor de energia capacidade de gestão em projetos de características multidiciplinares próxima
INOVA - APOIO ESTRUTURAL Agente de fomento e desenvolvimento do mercado colaboração dos projetos de pesquisa com empresas de desenvolvimento viabilização de financiamentos e utilização da incubadora de empresas Agente facilitador estrutura de prospecção/ negociação /venda com as empresas estrutura administrativa / tramitação de contratos estrutura para montagem dos projetos (normas e padrões da ANEEL) triagem e cadastramento de empresas parceiras dentro dos projetos profissionais com experiência prática no setor de energia repositório das informações do setor de energia próxima
ESTRATÉGIA DE REDE DE PARCEIROS Como transformar pesquisa em tecnologia ? Como internalizar o conhecimento ? Como garantir que os produtos da pesquisa sejam incorporados dentro dos processos internos das concessionárias ? ESTRATÉGIA CONCESSIONÁRIAS Equipe reduzida Conhecimento das necessidades Terceirização de serviços dentro do P&D UNICAMP Linhas de pesquisa Conhecimento Estrutura laboratorial e acadêmica Integradora EMPRESAS (TECNOLÓGICAS) força de internalização : implantação, manutenção e documentação dos produtos Desenvolvimento do produto/processo
PARCERIAS Incentivo a pesquisa na empresa CONCESSIONÁRIA NECESSIDADE UNICAMP PESQUISA EMPRESAS DESENVOLVIMENTO Incentivo a pesquisa na empresa Geração de Empresas de Base Tecnológica Melhor relacionamento Universidade-Empresa
Diretoria de Parques e Incubadoras Incubadora Incamp (10 empresas) Implantação da incubadora de produtos naturais Implantação de incubadora virtual com ênfase em software Projeto “filhas da UNICAMP” Parque Tecnológico de Campinas
Pólo Tecnológico de Campinas: 8 milhões de m2 Estudo de implantação: - Finep, MCT; Governo ESP; Prefeitura Campinas Unicamp Lab. Síncrotron CPqD Ericsson Ci&T Via D. Pedro I Rod. Campinas – Mogi Mirim PUC Nortel Positron XTal Fiber TBS Pharma Lucent SONAE Parceria: Federal Estadual Municipal
Projeto: “Filhas da Unicamp” > 90 companies R$700 mi IT: 40 Biotech: 10 Lasers & optics: 13 Eng, Food, Cons.: 27 fibras ópticas
MIT – Impacto da Inovação 4.000 empresas (ex-alunos e professores) 150 novas empresas/ano 1,1 milhão de pessoas empregadas Faturamento anual: US $ 232 bilhões 24a maior economia do mundo Fonte: MIT- The Impact of Innovation, Bank Boston 1997
Universidade e a Inovação Formação de pessoal capaz de criar conhecimento na empresa e na academia Pesquisa cooperativa com empresas Melhor educação na universidade Apoio à P&D na empresa Berço de empresas TI, Engenharias, Biologia, Física, Proposição e debate de políticas públicas
Aliança do Conhecimento Papel das instituições Academia Educação Fronteiras do conhecimento Empresa Conhecimento associado ao mercado Geração de riqueza Estado Mobilizar Viabilizar Social