A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Visão latino-americana do processo ISO 26000
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Plano Nacional de Cultura
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Fabiano André Vergani
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
Mecanismos de financiamento da atividade cultural
Abracom Missão e valores
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Ministério da Cultura.
Talentos para Inovação
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
Estratégia e Plano de Negócio Social
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Premissas Dados das Microrregiões.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
PROGNÓSTICO.
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
Sistemática de Importação e Exportação
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
A seleção pública de projetos e iniciativas culturais é uma prática cada vez mais adotada pelo Ministério da Cultura, por empresas públicas e privadas,
Rede Interamericana De Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Transcrição da apresentação:

A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe A rede de promotores culturais da América latina e do caribe- La Red-, é uma organização sem fins lucrativos, criada em maio de 1991, em Paraty (Brasil), com objetivo de gerar um espaço de trabalho conjunto entre produtores de dança contemporânea, teatro e música na América latina, que contribuísse para romper o tradicional isolamento cultural existente na região.

VISÃO A rede é uma organização líder nas Américas na geração e reconhecimento de espaços culturais para a integração e construção de uma comunidade cultural que seja protagonista de seu desenvolvimento social integral, e que propicie a circulação, distribuição e intercâmbio de informação, idéias, bens, espetáculos e serviços culturais.

Missão A Rede gera espaços de trabalho conjunto e sistemático entre promotores culturais das Américas, interatuando com organizações sociais, artísticas e culturais, através da comunicação, divulgação, qualificação, circulação e distribuição dos bens e serviços culturais dos criadores e trabalhadores culturais do continente.

OBJETIVOS Promover estratégias que fomentem o respeito à diversidade cultural; Incrementar a circulação e intercâmbio dos produtos e serviços culturais da América Latina e do Caribe;

OBJETIVOS Consolidar um sistema de informação e comunicação acessível às comunidades culturais; Contribuir para a capacitação e profissionalização dos criadores e gestores envolvidos com o trabalho cultural;

OBJETIVOS Promover a formação de novos públicos; Criar mecanismos de interlocução e interação, com organismos responsáveis pelo planejamento e execução de políticas culturais nacionais e internacionais.

A Rede em cifras Países que tiveram eventos apoiados pela Rede Brasil : 25%; Argentina :10%; Chile : 7%; Colômbia : 7%; México: 6%; Outros : 45%.

Eventos apoiados pela Rede (por disciplinas) Teatro: 38%; Dança:29%; Música:22%; Eventos teóricos:11%. La Red em cifras (1992-2002)

Espectadores em eventos apoiados pela Rede Brasil: 32%; Colômbia: 10%; Costa Rica: 8%; Guatemala: 7%; Argentina:7%; Outros:36%. La Red em cifras (1992-2002)

Artistas locais beneficiados com os intercâmbios: 18813 artistas Brasil: 24%; Argentina: 16%; Colômbia: 11%; Chile: 6%; Cuba: 4%; Outros: 39%. La Red em cifras (1992-2002)

Países de origem dos artistas que circularam Argentina: 20%; Brasil:14.07%; Venezuela:8%; México:8%; Chile:8%; Peru:6%; Colômbia:6%; Outros:30%. La Red em cifras (1992-2002)

Origem das contribuições (patrocínios) Fundações (Rockefeller); Gestão local; Outras contribuições (governos, marketing cultural). La Red em cifras (1992-2002)

Festivais Número de festivais consolidados em 1991: 8; em 2001: 49. A rede apoiou a criação e consolidação de diversos festivais na América Latina e no Caribe: Número de festivais consolidados em 1991: 8; em 2001: 49.

Região caribenha; Região central; Região Andina; Região Sul. Regiões Região caribenha; Região central; Região Andina; Região Sul.

Projetos O Fundo da Rede para a Cultura e as Artes da América Latina e do Caribe Fundamentado em contribuições provenientes de fundos públicos e privados, este fundo, passível de concurso, busca promover e apoiar projetos de excelência no desenvolvimento das artes cênicas e musicais da América Latina e do Caribe, tanto na criação, como na produção, distribuição e circulação de nossa produção cultural.

Incubadora de empresas culturais É uma proposta dirigida a disseminar os elementos básicos do espírito empresarial entre os trabalhadores da arte e da cultura, apoiar as iniciativas empresariais mediante o acompanhamento nas etapas de criação e de desligamento, prover assistência técnica e capacitação e contribuir para a visibilidade no mercado dos empresários e dos bens e serviços do setor cultural.

www.Redlat.org Um portal especializado É dirigido a oferecer informação sobre as artes e a cultura na América Latina e no Caribe, onde confluirão as diversas alternativas culturais que oferece esta região para o mundo. Um local em constante transformação e evolução que gere e oriente uma comunidade virtual cultural nas múltiplas possibilidades que se dão nos campos criativos, de produção, gestão e promoção das artes e da cultura dos diversos países e cidades da América Latina e do Caribe.

O projeto das Américas Em associação com Arts International e National Performance Network, e com apoio da Doris Duke Foundation, o projeto das Américas busca promover o intercâmbio de artistas e espetáculos das diferentes regiões da América, através da circulação de suas propostas e o intercâmbio e encontro com as comunidades artísticas locais.

Circulação Em associação com Ministérios de Cultura, e com as instituições regentes da cultura de nossos países, buscamos gerar convênios que propiciem a circulação da produção cultural contemporânea destes países pelas diversas regiões da América Latina e do Caribe.

O Mercado Cultural Latino americano É uma iniciativa que busca dar visão aos talentos, ampliar a inserção do movimento cultural da América Latina nos mercado mundiais, promover seus trabalhos artísticos e dar visibilidade à cultura, possibilitando a distribuição de trabalhos de alta qualidade e oferecendo oportunidades para o desenvolvimento profissional e a criação de redes e circuitos de negócios.

Comunicações e intercâmbios de textos A diversidade de línguas em nossa região tem sido um fator determinante para o isolamento cultural e o desconhecimento dos trabalhos de nossos criadores literários, dramaturgos e gestores culturais.

Comunicações e intercâmbios de textos Buscamos gerar uma alternativa aos processos formais de comunicação, baseados em suportes convencionais, através da tradução e edição em meios novos, de autores latino americanos e caribenhos, na geração de canais de distribuição e circulação de livros e dos diversos textos e publicações editados nesta área geográfica.

Fórum Cultural Mundial O Fórum Cultural Mundial é uma plataforma de ação coletiva que promove a mudança das discussões sobre arte e cultura para o centro das reflexões sobre políticas públicas, apresentando-a em uma dimensão vital para o desenvolvimento econômico, social e humano.