Redes de computadores Prof. Nelson Fonseca 2: Camada de Aplicação.

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Redes de computadores Prof. Nelson Fonseca 2: Camada de Aplicação

DNS: Domain Name System Pessoas: muitos identificadores: CPF, nome, no. da Identidade hospedeiros, roteadores Internet : endereço IP (32 bit) - usado p/ endereçar datagramas “nome”, ex., jambo.ic.uff.br - usado por gente P: como mapear entre nome e endereço IP? Domain Name System: base de dados distribuída implementada na hierarquia de muitos servidores de nomes protocolo de camada de aplicação permite que hospedeiros, roteadores, servidores de nomes se comuniquem para resolver nomes (tradução endereço/nome) note: função imprescindível da Internet implementada como protocolo de camada de aplicação complexidade na borda da rede 2: Camada de Aplicação

DNS Roda sobre UDP e usa a porta 53 Especificado nas RFCs 1034 e 1035 e atualizado em outras RFCs. Outros serviços: apelidos para hospedeiros (aliasing) apelido para o servidor de mails distribuição da carga Servidores de nome rodam usualmente o Berkeley Internet Domain (BIND). Sites populares podem ser implementados por um conjunto de servidores replicados. O banco de dados do DNS contém o conjunto de endereços IP. Quando é solicitado ao servidor DNS a resolução de um site, o grupo de endereços IP’s é fornecido porém a ordem dos endereços é rotacionada. Como o HTTP utiliza tipicamente o primeiro endereço, a carga é balanceada entre os servidores do site. 2: Camada de Aplicação

Servidores de nomes DNS Por que não centralizar o DNS? ponto único de falha volume de tráfego base de dados centralizada e distante manutenção (da BD) Não é escalável! Nenhum servidor mantém todos os mapeamento nome-para-endereço IP servidor de nomes local: cada provedor, empresa tem servidor de nomes local (default) pedido DNS de hospedeiro vai primeiro ao servidor de nomes local servidor de nomes oficial: p/ hospedeiro: guarda nome, endereço IP dele pode realizar tradução nome/endereço para este nome 2: Camada de Aplicação

DNS: Servidores raiz procurado por servidor local que não consegue resolver o nome servidor raiz: procura servidor oficial se mapeamento desconhecido obtém tradução devolve mapeamento ao servidor local ~ uma dúzia de servidores raiz no mundo 2: Camada de Aplicação

Exemplo simples do DNS servidor de nomes raiz hospedeiro manga.ic.uff.br requer endereço IP de www.cs.columbia.edu 1. Contata servidor DNS local, pitomba.ic.uff.br 2. pitomba.ic.uff.br contata servidor raiz, se necessário 3. Servidor raiz contata servidor oficial cs.columbia.edu, se necessário 2 4 3 5 servidor local pitomba.ic.uff.br servidor oficial cs.columbia.edu 1 6 solicitante manga.ic.uff.br www.cs.columbia.edu 2: Camada de Aplicação

servidor intermediário Exemplo de DNS servidor de nomes raiz Servidor raiz: pode não conhecer o servidor de nomes oficial pode conhecer servidor de nomes intermediário: a quem contatar para descobrir o servidor de nomes oficial 2 6 7 3 servidor local pitomba.ic.uff.br servidor intermediário saell.cc.columbia.edu 4 5 1 8 servidor oficial cs.columbia.edu solicitante manga.ic.uff.br www.cs.columbia.edu 2: Camada de Aplicação

DNS: consultas interativas servidor de nomes raíz consulta recursiva: transfere a responsabilidade de resolução do nome para o servidor de nomes contatado carga pesada? consulta interativa: servidor consultado responde com o nome de um servidor de contato “Não conheço este nome, mas pergunte para esse servidor” consulta interativa 2 3 4 7 servidor local pitomba.ic.uff.br servidor intermediário saell.cc.columbia.edu 5 6 1 8 servidor oficial cs.columbia.edu solicitante manga.ic.uff.br www.cs.columbia.edu 2: Camada de Aplicação

DNS: uso de cache, atualização de dados uma vez que um servidor qualquer aprende um mapeamento, ele o coloca numa cache local futuras consultas são resolvidas usando dados da cache entradas na cache são sujeitas a temporização (desaparecem depois de um certo tempo) ttl = time to live (sobrevida) estão sendo projetados pela IETF mecanismos de atualização/notificação dos dados RFC 2136 http://www.ietf.org/html.charters/dnsind-charter.html 2: Camada de Aplicação

formato RR: (nome, valor, tipo, sobrevida) Registros DNS DNS: BD distribuído contendo registros de recursos (RR) formato RR: (nome, valor, tipo, sobrevida) Tipo=A nome é nome de hospedeiro valor é o seu endereço IP Tipo=CNAME nome é nome alternativo (alias) para algum nome “canônico” (verdadeiro) valor é o nome canônico Tipo=NS nome é domínio (p.ex. foo.com.br) valor é endereço IP de servidor oficial de nomes para este domínio Tipo=MX nome é domínio valor é nome do servidor de correio para este domínio 2: Camada de Aplicação

DNS: protocolo e mensagens protocolo DNS: mensagens de pedido e resposta, ambas com o mesmo formato de mensagem cabeçalho de msg identificação: ID de 16 bit para pedido, resposta ao pedido usa mesmo ID flags: pedido ou resposta recursão desejada recursão permitida resposta é oficial 2: Camada de Aplicação

DNS: protocolo e mensagens campos de nome, e de tipo num pedido RRs em resposta ao pedido registros para outros servidores oficiais info adicional “relevante” que pode ser usada 2: Camada de Aplicação

Programação com sockets Meta: aprender a construir aplicações cliente/servidor que se comunicam usando sockets uma interface (uma “porta”), local ao hospedeiro, criada por e pertencente à aplicação, e controlado pelo SO, através da qual um processo de aplicação pode tanto enviar como receber mensagens para/de outro processo de aplicação (remoto ou local) socket API Sockets apareceu no BSD4.1 UNIX em 1981 são explicitamente criados, usados e liberados por apls paradigma cliente/servidor dois tipos de serviço de transporte via API Sockets datagrama não confiável fluxo de bytes, confiável 2: Camada de Aplicação

Programação com sockets usando TCP Socket: uma porta entre o processo de aplicação e um protocolo de transporte fim-a-fim (UDP ou TCP) Serviço TCP: transferência confiável de bytes de um processo para outro controlado pelo programador de aplicação controlado pelo programador de aplicação processo TCP com buffers, variáveis socket processo TCP com buffers, variáveis socket controlado pelo sistema operacional controlado pelo sistema operacional internet estação ou servidor estação ou servidor 2: Camada de Aplicação

Programação com sockets usando TCP Cliente deve contactar servidor processo servidor deve antes estar em execução servidor deve antes ter criado socket (porta) que aguarda contato do cliente Cliente contacta servidor para: criar socket TCP local ao cliente especificar endereço IP, número de porta do processo servidor Quando cliente cria socket: TCP do cliente estabelece conexão com TCP do servidor Quando contatado pelo cliente, o TCP do servidor cria socket novo para que o processo servidor possa se comunicar com o cliente permite que o servidor converse com múltiplos clientes ponto de vista da aplicação TCP provê transferência confiável, ordenada de bytes (“tubo”) entre cliente e servidor 2: Camada de Aplicação

Comunicação entre sockets 2: Camada de Aplicação

Exemplo de aplicação cliente-servidor Fluxo de entrada: seqüência de bytes recebida pelo processo Fluxo de saída: seqüência de bytes transmitida pelo processo cliente lê linha da entrada padrão (fluxo doUsuário), envia para servidor via socket (fluxo paraServidor) servidor lê linha do socket servidor converte linha para letras maiúsculas, devolve para o cliente cliente lê linha modificada do socket (fluxo doServidor), imprime-a pparaServidor doServidor doUsuário socket do cliente 2: Camada de Aplicação

Interações cliente/servidor usando o TCP Servidor (executa em nomeHosp) Cliente cria socket, porta=x, para receber pedido: socketRecepção = ServerSocket () TCP setup da conexão fecha socketConexão lê resposta de socketCliente cria socket, abre conexão a nomeHosp, porta=x socketCliente = Socket() aguarda chegada de pedido de conexão socketConexão = socketRecepção.accept() Envia pedido usando socketCliente lê pedido de socketConexão escreve resposta para socketConexão 2: Camada de Aplicação

Exemplo: cliente Java (TCP) import java.io.*; import java.net.*; class ClienteTCP { public static void main(String argv[]) throws Exception { String frase; String fraseModificada; BufferedReader doUsuario = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); Socket socketCliente = new Socket(”nomeHosp", 6789); DataOutputStream paraServidor = new DataOutputStream(socketCliente.getOutputStream()); Cria fluxo de entrada Cria socket de cliente, conexão ao servidor Cria fluxo de saída ligado ao socket 2: Camada de Aplicação

Exemplo: cliente Java (TCP), cont. Cria fluxo de entrada ligado ao socket BufferedReader doServidor = new BufferedReader(new InputStreamReader(socketCliente.getInputStream())); frase = doUsuario.readLine(); paraServidor.writeBytes(frase + '\n'); fraseModificada = doServidor.readLine(); System.out.println(”Do Servidor: " + fraseModificada); socketCliente.close(); } Envia linha ao servidor Lê linha do servidor Para criação do socket é necessário fornecer endereço IP - chamada a serviço DNS. Os dados digitados pelo usuário passam pelo fluxo do usuário (stream) e vão para string frase. Ao executar comando writebytes, o string é repassado do socket do cliente para o tubo (conexão) TCP. Respostas do servidor fluem pelo fluxo do servidor para o string frase_modificada. 2: Camada de Aplicação

Exemplo: servidor Java (TCP) import java.io.*; import java.net.*; class servidorTCP { public static void main(String argv[]) throws Exception { String fraseCliente; StringfFraseMaiusculas; ServerSocket socketRecepcao = new ServerSocket(6789); while(true) { Socket socketConexao = socketRecepcao.accept(); BufferedReader doCliente = new BufferedReader(new InputStreamReader(socketConexao.getInputStream())); Cria socket para recepção na porta 6789 Aguarda, no socket para recepção, o contato do cliente Cria fluxo de entrada, ligado ao socket 2: Camada de Aplicação

Exemplo: servidor Java (TCP), cont DataOutputStream paraCliente = new DataOutputStream(socketConexão.getOutputStream()); fraseCliente= doCliente.readLine(); fraseEmMaiusculas= fraseCliente.toUpperCase() + '\n'; paraClient.writeBytes(fraseEmMaiusculas); } Cria fluxo de saída, ligado ao socket Lê linha do socket Escreve linha ao socket Servidor escuta pedidos dos clientes no socket 6789 e cria um novo socket a cada novo pedido do usuário - pedido de estabelecimento de conexão. Após criar socket para o novo usuário, servidor continua escutando novos pedidos na porta 6789. Note que dados fluem dos fluxos (streams) para os strings. Exemplo: dados fluem do Cliente para fraseCliente Final do elo while, volta ao início e aguarda conexão de outro cliente 2: Camada de Aplicação

Programação com sockets usando UDP UDP: não tem “conexão” entre cliente e servidor não tem “handshaking” remetente coloca explicitamente endereço IP e porta do destino servidor deve extrair endereço IP, porta do remetente do datagrama recebido UDP: dados transmitidos podem ser recebidos fora de ordem, ou perdidos UDP provê transferência não confiável de grupos de bytes (“datagramas”) entre cliente e servidor ponto de vista da aplicação 2: Camada de Aplicação

Interações cliente/servidor usando o UDP Servidor (executa em nomeHosp) cria socket, socketCliente = DatagramSocket() Cliente cria, endereça (nomeHosp, porta=x, envia pedido em datagrama usando socketCliente cria socket, porta=x, para pedido que chega: socketServidor = DatagramSocket() lê pedido do socketServidor fecha socketCliente lê resposa do socketCliente escreve resposta ao socketServidor especificando endereço IP, número de porta do cliente 2: Camada de Aplicação

Cliente UDP 2: Camada de Aplicação

Exemplo: cliente Java (UDP) import java.io.*; import java.net.*; class clienteUDP { public static void main(String args[]) throws Exception { BufferedReader do Usuario= new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); DatagramSocket socketCliente = new DatagramSocket(); InetAddress IPAddress = InetAddress.getByName(”nomeHosp"); byte[] sendData = new byte[1024]; byte[] receiveData = new byte[1024]; String frase = doUsuario.readLine(); sendData = frase.getBytes(); Cria fluxo de entrada Cria socket de cliente Traduz nome de hospedeiro ao endereço IP usando DNS 2: Camada de Aplicação

Exemplo: cliente Java (UDP) cont. Cria datagrama com dados para enviar, comprimento, endereço IP, porta DatagramPacket pacoteEnviado = new DatagramPacket(dadosEnvio, dadosEnvio.length, IPAddress, 9876); socketCliente.send(pacoteEnviado); DatagramPacket pacoteRecebido = new DatagramPacket(dadosRecebidos, dadosRecebidos.length); socketCliente.receive(pacoteRecebido); String fraseModificada = new String(pacoteRecebido.getData()); System.out.println(”Do Servidor:" + fraseModificada); socketCliente.close(); } Envia datagrama ao servidor Lê datagrama do servidor Dados fluem através do fluxo (stream) porém, ao contrário do TCP, não há fluxo associado ao socket. UDP envia pacotes através do socket. Criação de socket UDP não cria tubo (pipe) entre processos. Arrays sendData e receiveData armazenam os conteúdos dos pacotes enviados e recebidos através dos sockets. O cliente espera (fica parado) até receber resposta socket Cliente.receive (pacote recebido). O fechamento do socket não implica em envio de mensagens (de nível de transporte) ao servidor. 2: Camada de Aplicação

Servidor UDP 2: Camada de Aplicação

Exemplo: servidor Java (UDP) import java.io.*; import java.net.*; class servidorUDP { public static void main(String args[]) throws Exception { DatagramSocket socketServidor = new DatagramSocket(9876); byte[] dadosRecebidos = new byte[1024]; byte[] dadosEnviados = new byte[1024]; while(true) DatagramPacket pacoteRecebido = new DatagramPacket(dadosRecebidos, dadosRecebidos.length); socketServidor.receive(pacoteRecebido); Cria socket para datagramas na porta 9876 Aloca memória para receber datagrama Recebe datagrama 2: Camada de Aplicação

Exemplo: servidor Java (UDP), cont String frase = new String(pacoteRecebido.getData()); InetAddress IPAddress = pacoteRecebido.getAddress(); int porta = pacoteRecebido.getPort(); String fraseEmMaiusculas = frase.toUpperCase(); dadosEnviados = fraseEmMaiusculas.getBytes(); DatagramPacket pacoteEnviado = new DatagramPacket(dadosEnviados, dadosEnviados.length, IPAddress, porta); socketServidor.send(pacoteEnviado); } Obtém endereço IP, no. de porta do remetente Cria datagrama p/ enviar ao cliente Como UDP não é orientado a conexão, não se cria um socket para cada cliente. Todos os cliente enviam dados através de um único socket. O endereço IP e a porta do cliente têm que ser armazenados para se construir um pacote com a resposta do servidor Escreve datagrama no socket Fim do elo while, volta ao início e aguarda chegar outro datagrama 2: Camada de Aplicação

Servidor Web Simples Funções do servidor Web: Trata apenas um pedido HTTP por vez Aceita e examina o pedido HTTP Recupera o arquivo pedido do sistema de arquivos do servidor Cria uma mensagem de resposta HTTP consistindo do arquivo solicitado precedido por linhas de cabeçalho Envia a resposta diretamente ao cliente. 2: Camada de Aplicação

Servidor Web Simples Contém a classe StringTokenizer que é usada para examinar o pedido import java.io.*; import java.net.*; import java.util.*; class WebServer {    public static void main(String argv[]) throws Exception    {       String requestMessageLine;       String fileName;       ServerSocket listenSocket = new ServerSocket(6789);       Socket connectionSocket = listenSocket.accept(); BufferedReader inFromClient =          new BufferedReader(new InputStreamReader(                connectionSocket.getInputStream()));       DataOutputStream outToClient =          new DataOutputStream(                connectionSocket.getOutputStream()); Primeira linha da mensagem de pedido HTTP e Nome do arquivo solicitado Aguarda conexão do cliente Cria fluxo de Entrada Cria fluxo de Saída 2: Camada de Aplicação

Servidor Web Simples, cont Lê a primeira linha do pedido HTTP que deveria ter o seguinte formato: GET file_name HTTP/1.0       requestMessageLine = inFromClient.readLine();       StringTokenizer tokenizedLine =          new StringTokenizer(requestMessageLine);       if (tokenizedLine.nextToken().equals("GET")){          fileName = tokenizedLine.nextToken();          if (fileName.startsWith("/") == true )                fileName = fileName.substring(1);          File file = new File(fileName);          int numOfBytes = (int) file.length();          FileInputStream inFile = new FileInputStream (                fileName);          byte[] fileInBytes = new byte[];          inFile.read(fileInBytes); Examina a primeira linha da mensagem para extrair o nome do arquivo O socket listen.Socket é criado para receber pedidos do usuário e a cada pedido é criado um novo socket (accept()) em conectiom.Socket. Os fluxos em inFromClient e outToClient respectivamente recebem fluxos de dados da rede e por ele passa fluxo de dados que vai para rede Associa o fluxo inFile ao arquivo fileName Determina o tamanho do arquivo e constrói um vetor de bytes do mesmo tamanho 2: Camada de Aplicação

Servidor Web Simples, cont Inicia a construção da mensagem de resposta outToClient.writeBytes( "HTTP/1.0 200 Document Follows\r\n"); if (fileName.endsWith(".jpg"))          outToClient.writeBytes("Content-Type: image/jpeg\r\n"); if (fileName.endsWith(".gif"))          outToClient.writeBytes("Content-Type:          image/gif\r\n"); outToClient.writeBytes("Content-Length: " + numOfBytes +         "\r\n"); outToClient.writeBytes("\r\n"); outToClient.write(fileInBytes, 0, numOfBytes); connectionSocket.close(); } else System.out.println("Bad Request Message"); Transmissão do cabeçalho da resposta HTTP. O comando outToClient.write envia o arquivo registrado para o buffer TCP de envio. TCP irá concatenar o arquivo como cabeálho da mensagem recem criada, segmentar se necessário e enviar o segmento TCP. 2: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Resumo Terminamos nosso estudo de aplicações de rede! Requisitos do serviço de aplicação: confiabilidade, banda, retardo paradigma cliente-servidor modelo de serviço do transporte orientado a conexão, confiável da Internet: TCP não confiável, datagramas: UDP Protocolos específicos: http ftp smtp, pop3 dns programação c/ sockets implementação cliente/servidor usando sockets tcp, udp 2: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Resumo Mais importante: aprendemos sobre protocolos troca típica de mensagens pedido/resposta: cliente solicita info ou serviço servidor responde com dados, código de status formatos de mensagens: cabeçalhos: campos com info sobre dados (metadados) dados: info sendo comunicada msgs de controle X dados na banda, fora da banda centralizado X descentralizado s/ estado X c/ estado transferência de msgs confiável X não confiável “complexidade na borda da rede” segurança: autenticação 2: Camada de Aplicação