ACÚSTICA Prof. Renato Nunes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PME Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Advertisements

Acústica.
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
ONDAS.
Detecção do som pelo ouvido humano
CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8ºANO
REFLEXÃO DE ONDAS Reflexão dum pulso na extremidade fixa de uma corda esticada  Reflexão dum pulso na extremidade livre de uma corda esticada 
ONDAS SONORAS São ondas longitudinais  as partículas do meio realizam deslocamentos paralelos ao sentido do movimento da onda. As ondas sonoras no ar.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA PROPRIEDADES FISIOLÓGICAS do SOM
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
SOM.
Ondas: definição.
O que você deve saber sobre
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
Acústica.
Acústica.
ACÚSTICA.
Som Matéria do 8ºano.
ACÚSTICA.
Uma análise do fenômeno acústico
Ondas sonoras (1) Prof. Cesário.
Acústica: Sistema Auditivo
ACÚSTICA.
Acústica Professor André.
Prof. Diones Charles Física 2
ACÚSTICA.
Trabalho Realizado: Paulo Cruz 11ºD Nº2 Ricardo Moreira 11ºD Nº5
AUDIÇÃO E VESTIBULAR Lent – caps 6 e 8
ONDAS SONORAS ACÚSTICA
AS ONDAS PROFESSOR HUMBERTO.
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
ACÚSTICA Ondas sonoras (Capítulo 19)
SOM [COMUNICAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS ]
ACÚSTICA.
Propriedades Físicas do Som
SOM PARÂMETROS.
ACÚSTICA.
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
MEIO MATERIAL – Sólido, Líquido e Gasoso
Mecânica Ondulatória Prof. Raphael Carvalho.
ACÚSTICA.
Transfere energia sem o transporte de matéria
Ondas.
Acústica – Ondas Sonoras
CARACTERÍSTICAS DO SOM
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
PROFESSOR: ADELÍCIO.
AUDIÇÃO.
Ondulatória Prof. : ERVAL OLIVEIRA.
ACÚSTICA.
ONDAS.
Física Ondulatória.
Ondas sonoras.
Ondulatória.
Nossa relação com o mundo: os órgãos sensoriais.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Turma: 2ªSérie do Ensino Médio Professor: Fábio Raimundo
Ondas Sonoras Vimos que elas são: Tridimensionais Mecânicas
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
FISIOLOGIA DO SOM.
PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
Ondulatória.
SISTEMA SENSORIAL.
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
O QUE É SOM? Onda mecânica longitudinal (propaga-se em meios materiais).
Ondas sonoras Obs.: Ondas sonoras se propagam mais rapidamente em meios mais densos devido aos choques com as partículas.
ACÚSTICA Prof. Leonardo. INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios.
Transcrição da apresentação:

ACÚSTICA Prof. Renato Nunes

INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal e tridimensional.

Aviões supersônicos: possuem velocidade maior que o som no ar. VELOCIDADE DO SOM A velocidade do som depende das condições do meio em que ele se propaga. Meio Temperatura V (m/s) Ar 20º C 340 Água 0º C 1500 Ferro 0º C 4480 Aviões supersônicos: possuem velocidade maior que o som no ar.

FISIOLOGIA DA AUDIÇÃO Ouvido externo: capta o som. Tímpano leva o som para o ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) Quando o som chega no ouvido interno ele é amplificado de 30 a 60 vezes pela janela oval no inicio do labirinto e caracol. No ouvido interno estão as terminações nervosas que se comunicam com o cérebro) .

ALTURA DO SOM Qualidade que permite diferenciar som grave e som agudo. A altura de um som depende apenas de sua freqüência.

ALTURA DO SOM Infra – Som Som Audível Ultra – Som Alto: AGUDO 20 Hz 20 kHz Alto: AGUDO (Alta freqüência) Som Audível Baixo: GRAVE (baixa freqüência)

INTERVALO ACÚSTICO O Intervalo entre dois sons é a razão entre as freqüências destes sons. Se I = 2; dizemos que o intervalo entre os dois sons é uma oitava. Intervalo Acústico Razão de freqüência Unissono 1:1 Oitava 2:1 Tom maior 10:9 Tom menor 16:15

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE! ESCALAS MUSICAIS Seqüência de notas musicais dispostas em ordem crescente de freqüências. GAMA: Conjunto de notas dentro de 1 oitava. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE! Duas Notas musicais iguais possuem mesma freqüência, ou seja, mesma altura.

INTENSIDADE SONORA DEFINIÇÃO: É a quantidade de energia sonora que atravessa a unidade área de uma superfície disposta perpendicularmente à direção de propagação, na unidade de tempo.

Potência da fonte (Watts) INTENSIDADE SONORA Potência da fonte (Watts) Área atravessada pelo som (m2) SILENCIO ABSOLUTO POLUIÇÃO SONORA SOM FISIOLÓGICO I (W/m2) 10-12 1 LIMIAR DE AUDIBILIDADE

INTENSIDADE SONORA SOM FORTE SOM FRACO Intensidade Alta Baixa Intensidade Onda Sonora com amplitude Alta Onda Sonora com amplitude baixa

NÍVEL SONORO DEFINIÇÃO MATEMÁTICA: É a intensidade sonora percebida ou detectada pelo sistema auditivo humano. DEFINIÇÃO MATEMÁTICA: SILÊNCIO ABSOLUTO SOM FISIOLÓGICO POLUIÇÃO SONORA 120 decibel Limiar de audibilidade Limiar de dor

TIMBRE Está relacionado à forma da onda. Permite distinguir dois sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas.

REFLEXÃO DO SOM Quando as ondas sonoras atingem um obstáculo fixo, como uma parede, elas sofrem reflexão com inversão de fase. Persistência auditiva: tempo que leva para deixarmos de perceber um som (0,1s). Eco: ocorre quando a pessoa percebe o som por ela emitido duas vezes distintas.

FONTES DE ONDAS SONORAS Cordas Sonoras 1º HARMÔNICO Som fundamental 2º HARMÔNICO 3º HARMÔNICO

CORDAS SONORAS

FONTES DE ONDAS SONORAS Tubos Sonoros Abertos 1º HARMÔNICO Som fundamental 2º HARMÔNICO

FONTES DE ONDAS SONORAS Tubos Sonoros fechados 1º HARMÔNICO Som fundamental 2º HARMÔNICO

EFEITO DOPPLER É o fenômeno pelo qual um observador percebe uma freqüência diferente daquela emitida por uma fonte, devido ao movimento relativo entre eles. Aproximação Som percebido é mais alto. Afastamento Som percebido é mais baixo.