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AUDIÇÃO.

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Apresentação em tema: "AUDIÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 AUDIÇÃO

2 ACÚSTICA É o ramo da Física que estuda as ondas sonoras. Esse estudo pode ser dividido em três partes: produção, transmissão e detecção do som. Acústica Física -é a parte que trata das ondas mecânicas; Psicoacústica - é a parte que estuda a sensação que o som produz nos indivíduos É o ramo da Física que estuda as ondas sonoras. Esse estudo pode ser dividido em três partes: produção, transmissão e detecção do som. Para a Fonoaudiologia, a Acústica pode ser vista sob dois aspectos: Acústica Física -é a parte que trata das ondas mecânicas; Psicoacústica - é a parte que estuda a sensação que o som produz nos indivíduos

3 Fontes Sonoras São os instrumentos que geram as ondas sonoras.
Características comuns: vibração em um meio. Exemplos: Corda de um violão Apito etc São os instrumentos que geram as ondas sonoras. Muitos corpos podem servir como fontes sonoras, todavia, há um pré-requisito indispensável para que ele funcione como tal: precisa ser capaz de vibrar. Para que um corpo seja posto em movimento vibratório, é imprescindível que exista uma relação bem definida entre duas características importantes da matéria que o compõe: densidade e rigidez

4 Ondas Sonoras Mecânicas, longitudinais e tridimensionais.
Longitudinais: são ondas de pressão. Meios de propagação: meios elásticos. São ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais. Por serem longitudinais, são ondas de pressão, e caminham no meio de propagação através de sucessivas compressões e rarefações das partículas do meio. As compressões e rarefações referem-se às pressões máximas e mínimas da propagação sonora, respectivamente. Os meios de propagação são denominados meios elásticos por serem capazes de se deformarem à passagem das ondas sonoras e restaurarem sua forma original após a passagem das mesmas.

5 Ondas Sonoras ESPECTRO DE AUDIOFREQUÊNCIAS:
Aparelho auditivo humano de 20 Hz à 20 kHz. O aparelho auditivo humano é sensível a sons cujas freqüências estão compreendidas na região de 20 Hz à 20 kHz, conhecida como ESPECTRO DE AUDIOFREQUÊNCIAS. O s cães ficam apavorados diante de alarmes de joalheria(acionados mas, não disparados); spray para carrapatos e mesmo ar condicionados.

6 Qualidades do Som Intensidade Sonora (I ) Está relacionada com a amplitude da onda sonora. I = (A22v)/2 Altura do Som É a qualidade relacionada com a freqüência sonora. Alto e baixo, referem-se a ondas sonoras de alta e baixa freqüência respectivamente, sendo portanto, equivalentes aos termos agudo (som alto) e grave (som baixo). Timbre do Som Este não é uma qualidade do som, mas sim da fonte sonora. Intensidade Sonora (I ) Está relacionada com a amplitude da onda sonora, ou seja, com a quantidade de energia transportada por ela. Dessa forma, quanto maior for a amplitude da onda, maior será sua intensidade e consequentemente, maior volume terá o som. Altura do Som É a qualidade relacionada com a frequência sonora. Dessa forma, podemos classificar a altura de um som, dentro de uma escala que varia de grave à agudo. Os termos alto e baixo, referem-se a ondas sonoras de alta e baixa frequência respectivamente, sendo portanto, equivalentes aos termos agudo (som alto) e grave (som baixo), nada tendo a ver com a intensidade sonora. O timbre de um som é função do conjunto de harmônicos que compõem a onda sonora gerada. Através desse conjunto de harmônicos fornecidos pela fonte sonora, obtemos ondas de formato diferente e, dessa forma, é possível diferenciar a mesma nota musical emitida por dois instrumentos diferentes, graças às várias componentes harmônicas que cada instrumento (fonte sonora) possui.

7 Oscilações Mecânicas Audíveis
c) Ruído É o fenômeno audível, cujas freqüências não podem ser discriminadas, porque diferem entre si por valores inferiores aos detectáveis pelo aparelho auditivo. Como exemplo temos: o ruído da chuva, o amassar do papel celofane, etc. d) Barulho Reserva-se o nome de barulho, em geral, a todo som indesejável. Difere do ruído por apresentar um espectro de freqüências, passível de ser analisado, o que permite os tratamentos acústicos adequados a cada caso. c) Ruído É o fenômeno audível, cujas frequências não podem ser discriminadas, porque diferem entre si por valores inferiores aos detectáveis pelo aparelho auditivo. Aparece em um analisador espectral como um espectro largo, quase contínuo em frequências. Como exemplo temos: o ruído da chuva, o amassar do papel celofane, etc. d) Barulho Reserva-se o nome de barulho, em geral, a todo som indesejável. Difere-se do ruído por apresentar um espectro de frequências, passível de ser analisado, o que permite os tratamentos acústicos adequados a cada caso.

8 Grandezas Físicas da Acústica
a) Energia Acústica É a energia mecânica transportada pela onda sonora. b) Potência Acústica É o fluxo de energia acústica por unidade de tempo. Medida em watts (W). c) Intensidade Sonora (I) É a potência acústica por unidade de área. Medida em W/m2. d) Pressão Sonora (p) Força exercida pelas partículas do meio elástico sobre uma unidade de área. Medida em pascal (Pa).

9 Audição

10 O aparelho auditivo Freqüências sonoras audíveis e limiar da audição:
16 a Hz. A intensidade mínima necessária para que cada freqüência seja escutada é chamada de limiar da audição. O ouvido humano é mais sensível para as freqüências entre e Hz.

11 O Ouvido ouvido médio ouvido externo ouvido interno nervo acústico
centros auditivos cerebrais

12 O Ouvido

13 O Ouvido

14 A geração de sensações auditivas se desenvolve em três etapas básicas:
SISTEMA AUDITIVO A geração de sensações auditivas se desenvolve em três etapas básicas: Captação e processamento Conversão e transmissão Processamento neural da informação

15 0uvido EXTERN0 Conduto auditivo Orelha Tímpano Coleta as ondas sonoras e as encaminha para o ouvido médio Protege as delicadas estruturas do ouvido médio Minimiza a distância do ouvido interno al cérebro.

16 0UVID0 MÉDI0 Transforma a vibração acústica em vibração mecânica e a transmite ao ouvido interno Nele se encontram 3 pequenos ossos: o martelo, a bigorna e o estribo. Transforma a vibração acústica em vibração mecânica e a transmite ao ouvido interno Nele se encontram 3 pequenos ossos: o martelo, a bigotna e el estribo, os quais além de transformar as vibrações protegem quando os sons são muito intensos.

17 Ouvido Médio Serve para realizar duas tarefas.
A primeira, e fazer com que a pressão do lado interno da membrana timpânica seja igual à pressão do lado externo. A segunda, é a de promover um ganho mecânico, a fim de que a energia da onda sonora seja suficiente para promover a vibração das linfas e membranas do ouvido interno. OBS: A força aplicada pelo estribo sobre a janela oval é 1,3 vezes maior (30%) do que aquela que o tímpano aplica sobre o martelo.

18 0UVID0 INTERNO

19 OUVID0 INTERNO

20 0UVID0 INTERNO Cóclea ou caracol - Janela oval - Membrana basilar
- Membrana tectoria Canais semicirculares O utrículo e o sáculo - CELULAS CILIARES

21 Efeitos da audição Efeitos psicológicos: Sons entre 0 e 90dBA
. Temos como exemplos: Um som de música pode acalmar, alegrar, ou até excitar. Um som desagradável pode arrepiar. Estados psicológicos de depressão, solidão, ansiedade, etc, podem ser tratados através da música clássica. Técnicas de relaxamento utilizam-se de um som, repetido mentalmente, que leva a um estado de concentração profunda. Efeitos psicológicos: Sons entre 0 e 90dBA causam no homem principalmente efeitos psicológicos. Temos como exemplos: Um som de música pode acalmar, alegrar, ou até excitar. Um som desagradável pode arrepiar. Estados psicológicos de depressão, solidão, ansiedade, etc, podem ser tratados através da música clássica. Técnicas de relaxamento utilizam-se de um som, repetido mentalmente, que leva a um estado de concentração profunda.

22 Efeitos da audição Efeitos físicas e fisiológicos:
Sons repentinos: produzem uma reação de sobressalto e a complexa resposta do organismo a uma ocasião de emergência; a pressão arterial e a pulsação disparam; os músculos se contraem. Acima de 120 dBA podem começar a serem observados efeitos físicos. Diversas sensações orgânicas desagradáveis podem ocorrer: vibrações dentro da cabeça, dor aguda no ouvido médio, perda de equilíbrio, náuseas. Até mesmo a visão pode ser afetada pelo som muito intenso, devido ‘a vibração, por ressonância, do globo ocular. Efeitos físicas e fisiológicos: Sons repentinos, mesmo em níveis reduzidos, produzem uma reação de sobressalto e a complexa resposta do organismo a uma ocasião de emergência: a pressão arterial e a pulsação disparam; os músculos se contraem. Acima de 120dBA podem começar a serem observados efeitos físicos. Diversas sensações orgânicas desagradáveis podem ocorrer: vibrações dentro da cabeça, dor aguda no ouvido médio, perda de equilíbrio, náuseas. Até mesmo a visão pode ser afetada pelo som muito intenso, devido ‘a vibração, por ressonância, do globo ocular. Por volta dos 140dBA pode ocorrer a ruptura do tímpano. Entre 90 e 120dBA, além dos efeitos psicológicos, podem ocorrer efeitos fisiológicos que alterem temporária ou definitivamente a fisiologia normal do organismo. Experiências realizadas com animais mostraram que sons muito intensos podem provocar queimaduras superficiais através da absorção de energia sonora pela pele e pêlos e sua transformação em energia térmica.

23 Efeitos da audição Por volta dos 140 dBA pode ocorrer a ruptura do tímpano. Entre 90 e 120 dBA, além dos efeitos psicológicos, podem ocorrer efeitos fisiológicos que alterem temporária ou definitivamente a fisiologia normal do organismo. Experiências realizadas com animais mostraram que sons muito intensos podem provocar queimaduras superficiais através da absorção de energia sonora pela pele e pêlos e sua transformação em energia térmica.

24 O que pode afetar a audição?
Perdas condutivas: Acumulação de cera no ouvido, tímpanos perfurados e defeitos ou problemas nos ossículos podem causar perda condutiva fazendo com que o som não possa ser transmitido normalmente através do canal auditivo e/ou do ouvido médio para a cóclea.

25

26 FIM


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