ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
Advertisements

Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Introdução a Revolução Francesa Profº Marcelo Dias
Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
REVOLUÇÃO FRANCESA ( )
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Professor: Webster Pinheiro
Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social.
Revolução Francesa Antigo Regime
Professor Bruno Barreira
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
Revolução Francesa Aula de Revisão.
HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA REVOLUÇÃO FRANCESA
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
REVOLUÇÃO FRANCESA “O rei não era mais Luís, pela Graça de Deus, Rei de França e Navarra, mas Luís, pela Graça de Deus e do direito constitucional.
Revolução Francesa O azul representa o poder legislativo, o branco o poder executivo e o vermelho o povo, os três "dividindo" igualmente o poder. Lembrando.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
Professor Bruno Barreira
A França às vésperas da revolução
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Além da transição histórica, inspirou movimentos emancipacionistas na América Latina. 1. Situação da França pré-revolucionária (Fatores da Revolução) A.
REVOLUÇÃO FRANCESA História Prof. Milton.
Revolução Francesa.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
A REVOLUÇÃO FRANCESA ( )
REVOLUÇÃO FRANCESA ( 1789 – 1799 )
REVISÃO RECUPERAÇÃO TERAPÊUTICA
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A Revolução Francesa – A Revolução Francesa: Foi uma Revolução Burguesa. Apesar da intensa participação popular, foi a burguesia que liderou.
 O crescimento econômico ligado ao Colbertismo.  Os gastos exagerados da monarquia.  A revogação do Edito de Nantes.  As guerras e a estagnação da.
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Revolução francesa: o fim da Idade Moderna
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
CAPÍTULOS 1 E 2 2º ANO PROF. FERNANDO GONDIM
A Revolução Francesa (1789 – 1799)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Revolução francesa
A Liberdade guia o povo.
Antecedentes/causas:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
2º ano - História - Ruy.
Revolução Francesa.
REVOLUÇAO FRANCESA
Revolução Francesa Por que a Revolução Francesa foi considerada um marco divisório? Pilares do liberalismo e das instituições democráticas ? Eric Hobsbawn:
REVOLUÇÃO FRANCESA Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
Prof. Elaine Angela Bogo Pavani.  A França era basicamente agrária e semifeudal, assolada por catástrofes naturais. O comércio e as manufaturas estavam.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
Transcrição da apresentação:

ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO A REVOLUÇÃO FRANCESA ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO

ANTECEDENTES – FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA Burguesia – crescimento e exploração. Despotismo dos Bourbon. Mercantilismo. Privilégios feudais. Crise financeira. Sociedade estamental – Clero, Nobreza e Terceiro Estado.

AS FASES DA REVOLUÇÃO FRANCESA A REVOLTA ARISTOCRÁTICA 1786 – Crise financeira/econômica – convocação da Assembléia dos Notáveis – Revolta da Aristocracia.

OS ESTADOS GERAIS 1789 – agravamento da crise – convocação da Assembléia dos estados Gerais. Palácio de Versalhes Necker – déficit que a Nação deveria pagar. Conflitos – privilegiados X Terceiro Estado = Mundo dos Privilégios X Mundo dos Talentos. Estados Gerais  burguesia – fim dos privilégios e do voto por estados.

A ASSEMBLÉIA NACIONAL 17 de junho – Abade de Sieyès – Assembléia Nacional – apoio de nobres e membros do clero – ineficiência de Luís XVI. 20 de junho – dissolução da Assembléia – sala do jogo de pela – Conde de Mirabeau – Assembléia Constituinte (09/07) – início do fim do Absolutismo. 14 de julho – TOMADA DA BASTILHA – revolução.

ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – 17 artigos básicos da modernidade e o desejo de autonomia da burguesia. Abolição dos privilégios – pressão do “Grande Medo”. Fim do monopólio católico. Liberdade de imprensa. 1791 – disputa de forças – Coroa, Assembléia e Rua. A aristocracia, a burguesia e os sans-culottes. CONSTITUIÇÃO DE 1791 – garantia dos interesses da Alta Burguesia francesa. Junho de 1791 – tentativa de fuga de Luís XVI e Maria Antonieta.

A CONVENÇÃO Fase popular – República Jacobina. Jacobinos, girondinos, sans-culottes e montanheses. 1792 – guerra contra a Áustria. Federados  milícias francesas  A Marselhesa. Agosto de 1792 – A Convenção – proclamação da República, girondinos x jacobinos. 1793 – execução de Luís XVI e Maria Antonieta  vitória dos jacobinos  criação do Comitê de Salvação Pública.

COMITÊ DE SALVAÇÃO PÚBLICA PRINCIPAIS MUDANÇAS: Abolição da escravidão nas colônias francesas. Fim de todos os privilégios. Ensino primário gratuito e obrigatório. Estabelecimento de preços máximos para artigos de primeira necessidade. Divisão das grandes propriedades. Assistência aos indigentes.

CRISE DA REPÚBLICA JACOBINA – O TERROR Forte reação dos girondinos em relação as decisões dos jacobinos  onda de crimes, assassinatos e conspirações. Resposta dos jacobinos  O TERROR. Isolamento de Robespierre. Junho de 1794 – Alta Burguesia no poder. Robespierre é guilhotinado.

O DIRETÓRIO Os Girondinos no poder. Objetivo – implantação de uma República Moderada. Constituição de 1795. Agravamento – crise econômica, corrupção, escassez de alimentos, nova coligação contra a França. 1799 – 18 DE BRUMÁRIO DE NAPOLEÃO BONAPARTE.