O que é um cortiço? “Habitação coletiva das classes mais pobres".

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O caçador de borboletas
Advertisements

Descalça vai pera a fonte
As Funções da Literatura
Parnasianismo no Brasil
Rotina....
“DIANTE DOS ATOS DO SENHOR, SEGUE-SE O LOUVOR”
3º BIMESTRE 2º ANO PROFESSORA JULIENE
Parnasianismo Simbolismo
AH! SE EU PUDESSE... Ah! Se eu pudesse... JANE
O GUARDADOR DE REBANHOS
SIMBOLISMO.
Prof.ª Marcelle Pimentel
Ouvi dizer que um rei anda pelas cidades curando as pessoas,
Aula: Parnasianismo Profª: Paulo Monteiro Data: 03/08/2005
Petições de Natal Maria Dolores Imagens da Internet.
em ‘Memorial do Convento’
Melhor que riquezas e posições
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Como te fazer um poema? Texto: Assuero Gomes Imagens: Web Música: Vinicius e Tom Jobim.
Desconhecemos o autor Desconhecemos o autor Há mulheres que são especiais. Há mulheres que são especiais. Em dadas circunstâncias, parecem princesas.
Click para mudar de slide
HAMILTON “ Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso.
“Rosa roxa” Gabriel Novis Neves.
QUE SEJA DOCE! FELIZ ANIVERSÁRIO! Inês Vieira Automático.
A Cor da Lágrima.
“DIANTE DOS ATOS DO SENHOR, SEGUE-SE O LOUVOR”
Prof.ª Patrícia Tavares
Simbolismo.
Profissão de Fé Olavo Bilac.
Grupo: Bruno, Claudia, Felipe B., João Lucas, Lyara. Série: 2B
O CHORO DAS ESTRELAS Estava Deus, a caminhar, sossegadamente, pelo universo... Contemplava sua criação, e, aproveitando o passeio, verificava se tudo.
Prof.ª Patrícia tavares
Difícil achar palavras novas… Quase impossível dizer mais do que já foi dito… E não faz sentido reprisar poemas.
Parnasianismo.
ATITUDES DE JESUS.
Amigos mantendo contato!
Parnasianismo final do século XIX origem - França
Como conquistei a sua amizade!.
Frases Carmesim 131ª Semana Extraídas do Site:
A Voz do Coração Automático c/som Se meu coração falasse Diria da ventura suprema de estar envolto em amor.
Longe, sob o sol, estão as minhas aspirações. Talvez não as alcance, mas posso ver sua beleza e seguir seu rumo. Louise M. Alcool.
By Búzios Slides Vale A Pena Dizer... EU TE GOSTO.
Simbolismo.
Parnasianismo: A forma pela forma
Rosas Azuis Salpicadas de Amor. Edição: Inês Vieira.
Otimismo. Edição: Inês Vieira. Automático..
A T I U D E S.
6 6 POEMAS E 1 CANÇÃO.
Pois é isso que me acontece quando estou a teu lado,
DIA DA MÃES... SER MÃE... NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
Poema Da Dor. Música: Daniela Mercury É só pensar em você
Ouvi dizer que um rei anda pelas cidades curando pessoas,
Vale a pena dizer "eu gosto de você"
POR QUE TE AMO ?? Amo porque te amo !! Teu olhar de ternura A poesia magistral Tua pele, teu cheiro Meu desejo carnal Amo porque te amo !! Teu jeito calmo.
Parnasianismo.
(poeta da paz / Rogério Miranda e Cleide Yamamoto)
Que tem uma alma simples, por isso não me constranjo em lhe oferecer uma flor. Se você entende a linguagem das flores, o olhar da criança e o gesto.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
A poesia Parnasiana.
LIGUE O SOM Tecle espaço ou clic com o MOUSE para mudar de SLIDE REINALDO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Marjory. O DOMÍNIO DA FORMA SOBRE O CONTEÚDO.
MEU ESTIL0 DE SER NO MUNDO CIRCUNDANTE (Norma Aparecida Silveira de Moraes) “No palco da vida, cada um escreve a sua história e sua subjetividade, representando.
Parnasianismo Turma: ADM3AM Prof. Chico Arruda.
SIMBOLISMO – 1893 “MISSAL “ “BROQUÉIS” - CRUZ E SOUSA CONTEXTO HISTÓRICO: .Consolidação da República .Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul palco.
HOJE QUERO DIZER QUE TE AMO QUE TE AMO (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13 AUTORIA :Norma Aparecida Silveira de Moraes (NOSSA HISTÓRIA DE AMOR) 09/10/13.
Parnasianismo final do século XIX origem - França
PROFESSORA ERENICE CARVALHO
Transcrição da apresentação:

O que é um cortiço? “Habitação coletiva das classes mais pobres".

São moradias das pessoas pobres ao redor das cidades industrializadas. O que são Favelas? São moradias das pessoas pobres ao redor das cidades industrializadas.

Cortiço e Favela = miséria?

Miséria x zoomorfização

Temas do naturalismo

Vaso grego – Alberto de Oliveira Esta de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que o suspendia Então, e, ora repleta ora esvasada, A taça amiga aos dedos seus tinia, Toda de roxas pétalas colmada. Depois... Mas, o lavor da taça admira, Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas Finas hás de lhe ouvir, canora e doce, Ignota voz, qual se da antiga lira Fosse a encantada música das cordas, Qual se essa voz de Anacreonte fosse.

Parnasianismo Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor Com que ele, em ouro, o alto-relevo Faz de uma flor. Imito-o. E, pois, nem de Carrara A pedra firo: O alvo cristal, a pedra rara, O ônix prefiro. Por isso, corre, por servir-me, Sobre o papel A pena, como em prata firme

Corre o cinzel. Corre; desenha, enfeita a imagem, Torce, aprimora, alteia, lima A frase; e, enfim, No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim. Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito: E horas sem conta passo, mudo, O olhar atento, A trabalhar, longe de tudo

O pensamento. Porque o escrever - tanta perícia, Tanta requer, Que ofício tal.., nem há notícia De outro qualquer. Assim procedo. Minha pena Segue esta norma, Por te servir, Deusa serena, Serena Forma! Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac

Simbolismo

Características “Os parnasianos tomam os objetos em sua integridade e mostram-nos. Por isso carecem de mistério. Descrever um objeto é suprimir três quartas partes do prazer de um poema, que é feito da felicidade de adivinhar-se pouco a pouco. Sugerir, eis o sonho. E o uso perfeito deste mistério é o que constitui o símbolo: evocar o objeto para expressar um estado de alma através de uma série de decifrações.” Mallarmé

Características "Nós não estamos no mundo", brada Rimbaud, o mundo concreto se esvaiu, perdeu sua inteligibilidade. Agora é puro mistério: atrás da ordem aparente das coisas estão o caos, a névoa, a bruma, a neblina, o incorpóreo, o fantasmagórico, o estranho, o inefável*. “Infinitos, espíritos dispersos, Inefável, edênicos*, aéreos, Fecundai o Mistério destes versos Com a chama ideal de todos os mistérios.” Cruz e sousa

Características 'Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.' Cruz e sousa 'Nos estrelados, límpidos caminhos Dos céus, que um luar criava de prata e de ouro, Abrem-se róseos e cheirosos ninhos, E há muitas messes do bom trigo louro...' Cruz e sousa