TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

SISTEMA NERVOSO / POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO
Tecido Nervoso - Origem: Ectodérmica
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
SISTEMA NERVOSO.
Introdução ao Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO Neurociência Aula 02
Sistema Nervoso.
Profª Marília Scopel Andrighetti
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
A comunicação entre Neurônios
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
SISTEMA NERVOSO.
O SISTEMA NERVOSO Centro de controle.
Tecido Nervoso.
Tecido Nervoso.
FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO HUMANO
TECIDO MUSCULAR.
SISTEMA NERVOSO Divisões SNCentral – cérebro e medula espinhal
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
Tecido nervoso Jorge Clarêncio Andrade
Potenciais de Membrana Sinapse
SISTEMA NERVOSO.
Prof. Regis Romero.
Sistema Nervoso Prof. Regis Romero.
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
Professor: Gurgel Filho
SISTEMA NERVOSO.
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
TECIDO NERVOSO NEURÔNIO: célula nervosa especializada na condução dos impulsos nervosos. ORIGEM: ectodérmica.
Histologia 1 - Junqueira e Carneiro - Histologia Básica 10ed 2 - Atlas de Histologia - Sobotta.
Sistema nervoso.
Como se denomina a alteração brusca na carga elétrica das superfícies interna e externa da membrana plasmática, causada por um estímulo de natureza.
Morfofuncional V.
Neurônios - condução dos impulsos nervosos
Neurônios e células da glia
TECIDO NERVOSO.
Classificação e Características do Tecido Nervoso
Sistema Nervoso.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
CARACTERÍSTICAS GERAIS
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
SISTEMA NERVOSO.
SINAPSES.
TECIDO NERVOSO.
TECIDO NERVOSO Prof. Me. Leandro Parussolo
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
S I T E M A N R V O.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO INTRODUÇÃO.
Tecido Nervoso.
Prof. Claudinei Sousa Lima
Sistema Nervoso.
TECIDO NERVOSO Origem: _ ectodérmica Funções: _ forma o sistema nervoso que juntamente com o sistema endócrino comanda e coordena todas as funções orgânicas.
Tecido Nervoso.
Tecido Nervoso Cristiane Barroso. Origem ectodérmica; Forma do sistema nervoso e com o sistema endócrino, coordena as funções orgânicas; Composta por.
Sistema nervoso e coordenação. Coordenação nervosa  envolve neurônios e seus efeitos são rápidos e temporários. Coordenação hormonal  envolve hormônios.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema Nervoso BALA 2011.
SISTEMA NERVOSO.
Tecido Nervoso. Coordena a função de vários órgãos especializados Acha-se distribuído pelo organismo formando uma rede de comunicações, que constitui.
Transcrição da apresentação:

TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS Origem ectodérmica; Constitui órgãos do Sistema Nervoso, o qual coordena as funções dos demais órgãos; Substância intercelular praticamente inexiste e componentes celulares: neurônios e células da glia. Anatomia do Sistema Nervoso: 1. Sistema Nervoso Central: Encéfalo e Medula Espinhal. 2.Sistema Nervoso Periférico: Nervos Cranianos, Nervos Espinhais e Gânglios Nervosos.

2. Neurônios células nervosas que recebem e transmitem estímulos; diferentes tipos morfológicos; apresentam basicamente três regiões: corpo celular ou pericário, dendritos e axônio; em geral são células grandes, o corpo celular chega a medir 150 μm e o axônio até mais de 1 m de comprimento.

Bipolar – um dendrito e um axônio partindo do corpo celular. Unipolar – apenas um prolongamento parte do corpo celular e divide-se em dendrito e axônio. Multipolar – muitos dendritos; são os mais comuns. Piramidal – corpo celular pequeno com muitos dendritos.

As células nervosas, em geral, recebem as informações pelos dendritos ou pelo corpo celular e as transmitem pelo axônio. Classificação funcional dos neurônios: Neurônios sensoriais - recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do organismo; Neurônios motores - atuam sobre órgãos efetores como células musculares e glandulares. Neurônios associativos ou interneurônios - estabelecem conexão entre outros neurônios.

FIBRAS NERVOSAS

3. CÉLULAS DA GLIA OU NEURÓGLIA

Células ependimárias Células da glia

4. TRANSMISSÃO DO IMPULSO NERVOSO

Os impulsos são gerados por despolarização da membrana plasmática dos neurônios, a partir da alteração da permeabilidade da membrana plasmática aos íons Sódio. O sentido da transmissão do impulso nervoso é: dendrito → axônio. Transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro: mediado por neurotransmissores nas sinapses nervosas.

ABERTURA DOS CANAIS DE ÍONS SÓDIO

CONDUÇÃO SALTATÓRIA NAS FIBRAS MIELÍNICAS

Qualquer estímulo acima de um valor crítico gera um potencial de ação e o impulso nervoso é desencadeado. Estímulos mais fortes não causam impulsos nervosos mais fortes. Os neurônios obedecem à lei do “tudo ou nada”, ou seja, um estímulo tem que ser forte o suficiente para desencadear o impulso nervoso. E estímulos mais fortes não desencadeiam impulsos mais fortes. A intensidade das sensações depende do nº de neurônios despolarizados e da frequência dos estímulos.

5. SINAPSE – os neurônios conectam-se entre si e com células musculares ou glandulares por meio de uma região especializada, a sinapse. sinapse química; fenda sináptica; neurônios pré-sináptico e pós-sináptico. neurotransmissores: dopamina, acetilcolina, serotonina, noradrenalina.

Tecido nervoso = neurônios + células da glia; e substância intercelular quase inexistente; Células da glia: oligodendrócitos, astrócitos, micróglias e células ependimárias; Corpo celular, dendritos e axônio são as partes de um neurônio, célula especializada na recepção e transmissão de impulsos nervosos; Estrato mielínico está relacionado à transmissão mais rápida dos impulsos nervosos;

Disposição dos Neurônios no SNC

Disposição dos Neurônios no SNP No SNP os axônios dos neurônios formam os nervos e os corpos celulares ficam na substância cinzenta ou nos gânglios nervosos; Epineuro, Perineuro e Endoneuro; Nervos sensitivos levam informações do meio e do interior do corpo para os centros nervosos; Nervos motores levam informações dos centros nervosos para órgãos efetores (músculos e glândulas).

ARCO REFLEXO