O que é Biologia? Bio = vida + logia = estudo = Estudo da vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ORIGEM DA VIDA Parte II
Advertisements

A ORIGEM DA VIDA.
BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS.
BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
Características gerais dos seres vivos
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Evolução Biológica Idéias:
Evolução Seleção Natural.
Introdução ao Estudo de Biologia
O que é a vida? aula 2 Prof Raul
A interdependência da vida
Biologia Celular Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
ECOLOGIA Conceitos Fundamentais.
Organização da Biologia
BIOLOGIA PROFª SIRLENE
DARWINISMO E LAMARKISMO
A Biologia como Ciência Origem da Vida
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
INTRODUÇÃO A CITOLOGIA
LIVRO BIO PÁG. 10 A 15 PROF.MAGRÃO
03/03/2010 A NATUREZA DA VIDA Claudio Paris – Magrão
CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação
Organização curricular e conteúdos de biologia
Bioquímica.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Cap. 2 – Características dos seres vivos
Características dos seres vivos:
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
A origem da vida.
Profª Lucia Helena Amim
Organização da Biologia
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Características dos Seres Vivos (aula 02)
Unidade da vida A vida surgiu, na Terra, há mais de 3,5 milhões de anos. Apesar da diversidade de seres vivos todos apresentam muitas semelhanças.
O corpo humano Níveis de organização
Evolução Profa. Daniela.
Características dos seres vivos
Professor: Cícero Matos
Características gerais dos seres vivos
Revisão Avaliação Mensal de Ciências
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Genética: início do século XX.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
Introdução à Biologia Aula 1/1 Introdução
Biologia e ciência.
O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha
ECOLOGIA Conceitos Fundamentais.
CIÊNCIAS Amanda 7º ano 1) Célula e reprodução 2) Classificação
Profº Alexsandra Ribeiro
REVISÃO 1º ENSINO MÉDIO.
BIOLOGIA -Introdução-
Introdução à Biologia.
A célula Faculdade IBGM Curso de Medicina Veterinária
PROFª. CRISTINA DE SOUZA
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
Revisão de Ciências UT1 e UT Ano Internacional da Biodiversidade Utilizar a biodiversidade de maneira sustentável→ dar condições para o meio.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Características gerais dos seres vivos
Aula 1 Os seres vivos.
Material Genético: P odemos dizer que ser vivo é aquele que possui ácido nucléico (DNA ou RNA), de fato essa é uma das características encontradas em.
BIOLOGIA -Introdução-
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Prof. Pablo Paim Biologia
CARACTERÍSTICAS E CONSTITUIÇÃO
Ser Vivo É aquele que tem material genético( Dna ou Rna)
Transcrição da apresentação:

O que é Biologia? Bio = vida + logia = estudo = Estudo da vida Surgiu como ciência em 1778, com o naturalista francês LAMARCK que propôs: Seres INorgânicos - sem organização, pertencentes ao grupo dos minerais. Seres ORGÂNICOS - com organização corporal. Ex.: animais e vegetais. É composta por outras diversas áreas. Ex.: Citologia – estudo das células Bioquímica – estudo das substâncias químicas e os seres Genética – estudo da transmissão de características para outros seres Evolução – estudo das modificações das características transmitidas Anatomia – estudo das formas (formatos e composições) dos seres Fisiologia – estudo do funcionamento dos seres Ecologia – estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente Embriologia – estudo do desenvolvimento dos embriões ... Dentre outros....

Metodologia Científica Racionalismo Surgiu entre os séculos VII e IV a.C. Processo de valorização das explicações naturais tendo como base a observação de fatos e o pensamento racional não se conformando, apenas, com as inspirações divinas. Deu origem à ciência moderna cerca de 2.000 anos depois do seu aparecimento. Método hipotético-dedutivo Acontece na seguinte ordem: (observe a pg 25 do seu livro) Identificação do problema 5. Conclusões válidas ou não Formulação de uma hipótese Levantamento de soluções para a hipótese Teste da soluções por meio de observações ou experimentações

O que é um ser vivo? Composição Química Teoria – após REPETIDAS confirmações da validade das hipóteses, de forma EXAUSTIVA, a hipótese passa a se chamar em uma teoria Lei Científica – se forma quando um acontecimento acontece com regularidade e é aceito como uma verdade universal O que é um ser vivo? Composição Química Deve conter, principalmente: Carbono Hidrogênio Oxigênio Nitrogênio (C) (H) (O) (N) Organização da matéria: É composto por células - Multicelular Unicelular

Metabolismo: É o conjunto de reações químicas de um organismo Anabolismo Catabolismo Reação e movimento: Possuem reações aos estímulos

Crescimento e reprodução: Todo ser vivo cresce e se reproduz Assexuada Sexuada Autofecundação Fecundação cruzada Hereditariedade: Todo ser vivo passa suas características para seus descendentes Variabilidade Genética, Seleção natural e Adaptação: diferentes tipos de genes, sobrevivência dos seres e condições de sobrevivências.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA

ATIVIDADES Caderno Portifólio Atividade 01 Resumo do Cap. 01 Exercícios pg 40 nº 3, 5, 6 e 8 pg 41 nº 2 e 3 Resumo do Cap. 02 Portifólio Atividade 01 Escreva um texto, de palavras próprias, utilizando de forma coerente, as palavras-chaves indicadas a seguir que contenha no mínimo 20 linhas. Escreva utilizando lápis preto, caneta azul ou preta. As palavras-chaves devem ser escritas com caneta VERMELHA! Biologia, racionalismo, seres inorgânicos, seres orgânicos, Método hipotético-dedutivo, dedução ou solução, experimentação, teoria, Lei científica átomo, molécula, organela celular, sistema de órgãos, organismo, população biológica, biótipo, biosfera, substância orgânica, célula, unicelular, multicelular, tecido, órgão, metabolismo, anabolismo, catabolismo, reprodução assexuada, fecundação, hereditariedade, variabilidade genética, seleção natural, ecossistema.