A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias da Evolução META OBJETIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias da Evolução META OBJETIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Apresentar as diferentes ideias evolucionistas destacando os princípios da teoria darwinista, bem como relacioná-la ao neodarwinismo e ao processo de especiação para que o aluno compreenda as proposições da ciência sobre a origem e a evolução da vida na Terra. OBJETIVOS Reconhecer ideias lamarckistas e diferenciá-las da teoria darwinista de evolução; Diferenciar o darwinismo clássico do neodarwinismo ou teoria sintética da evolução; Dominar a noção clássica do mecanismo de especiação a partir do isolamento geográfico inicial, seguido de isolamento reprodutivo.

2 Teorias da Evolução Ideias sobre evolução (histórico)
Tales de Mileto (séc. VI a.C.) – água como princípio unificador dos seres vivos; Xenófanes (séc. V a.C.) – os fósseis eram restos de animais mortos há muito tempo; Aristóteles (séc. IV a.C.) – substâncias orgânicas surgiam do meio inorgânico p/ metamorfose; Fim da Idade Média e início do Renascimento – prevaleciam as idéias da igreja;

3 “O nº de espécies era fixo e imutável”
Teorias da Evolução Ideias sobre evolução (histórico) Até o final do séc. XVII – fixismo: ideia sobre a origem dos seres vivos: “O nº de espécies era fixo e imutável” As espécies biológicas teriam surgido com todas as características, por um ato da criação divina. Início do séc. XVIII – Cuvier – defensor do fixismo, explicou a existência dos fósseis pelo catastrofismo;

4 Teorias da Evolução Ideias sobre evolução (histórico)
Séc. XIX – cientistas combateram o catastrofismo com o transformismo: “As espécies poderiam sofrer transformações contínuas ao longo do tempo (evolução), o que explicaria a existência de espécies diferentes”. Início do séc. XIX – Lamarck – 1ª tentativa de explicar a evolução (baseada no transformismo).

5 Teorias da Evolução IMPORTANTE
“A transformação das espécies biológicas ao longo do tempo é uma ideia amplamente aceita na atualidade. Essas mudanças, que são pequenas e muito lentas, não são percebidas por nós. Sua soma resultaria em diferenças significativas somente após centenas de milhares de anos”.

6 A evolução segundo Lamarck Livro: Filosofia Zoológica (1809):
“As espécies sofriam modificações ao longo do tempo, o que possibilitava a evolução”. Lamarck destacou: A adaptação e sua relação com a evolução; Mudanças do meio trariam a necessidade de adaptação; Alterações nos indivíduos p/ permitir a adaptação; Evolução causada pela resposta dos organismos às condições ambientais; Catástrofes provocariam mudanças adaptativas p/ possibilitar a sobrevivência.

7 LEI DA HERANÇA DOS CARACTERES ADQUIRIDOS
A evolução segundo Lamarck Mudanças ambientais Necessidade de adaptação Modificações nos indivíduos Evolução Explicação p/ os mecanismos que causavam modificações adaptativas “Um caráter que o indivíduo adquire durante a vida pode ser transferido aos seus descendentes”. “Um órgão muito usado desenvolve-se, enquanto um órgão sem uso atrofia-se; a função faz o órgão”. LEI DA HERANÇA DOS CARACTERES ADQUIRIDOS LEI DO USO E DESUSO

8 Resumos da teoria de Lamarck
“O meio provoca mudanças dirigidas nos organismos, visando à adaptação”. “As mudanças adaptativas eram provocadas pela lei do Uso e Desuso e transmitidas aos descendentes pela lei da Herança dos Caracteres Adquiridos”. Erro da teoria de Lamarck As características somáticas adquiridas em vida não podem ser transmitidas aos descendentes.

9 Teorias da Evolução Ideias de Charles Darwin (1809-1882)
Viagem: 5 anos – navio Beagle; Ponto alto da viagem: Ilhas Galápagos – diversidade de habitats; Obs: Embora vindas do continente, as espécies da ilha tinham características próprias (Ex: Tentilhões). Principal observação: “as espécies não são imutáveis, pois podem apresentar variações, que estão relacionadas c/ as necessidades de adaptação dos indivíduos”.

10 Teorias da Evolução Pontos básicos da teoria de Darwin
As espécies tendem a crescer em progressão geométrica, isto é, o nº de filhos é muito maior que o nº de pais; O nº de indivíduos adultos em cada geração é praticamente constante; Ocorre uma grande mortalidade, c/ a sobrevivência dos mais aptos; Os organismos podem apresentar variações, modificações casuais que nascem c/ o indivíduo, e que não são obrigatoriamente adaptativas, e podem ser hereditárias;

11 Teorias da Evolução Pontos básicos da teoria de Darwin
Existe um mecanismo que seleciona as variações, mantendo as favoráveis e eliminando as desvantajosas. Esse mecanismo, representado pelas condições do meio, é a seleção natural; “Os organismos com as variações mais favoráveis têm maiores chances de sobreviver e de transmitir suas características a seus descendentes, tornando as gerações futuras cada vez mais adaptadas”.

12 “O ambiente e a evolução” “O papel do ambiente sobre a evolução”
Melanismo industrial (ex. de seleção natural) Vale do Ruhr alemão (região central da Inglaterra); Mariposas (Biston betularia); Comparação das teorias (Lamarck e Darwin) Teóricos Idéias Interpretação “O tempo e a evolução” “O ambiente e a evolução” “O papel do ambiente sobre a evolução” Lamarck “As espécies evoluem ao longo do tempo, tornando-se mais adaptadas” “O ambiente tem um papel fundamental no processo evolutivo” “O ambiente é o causador direto da adaptação individual, que é transmitida à prole, resultando, aos poucos, na adaptação da população como um todo” Darwin “O ambiente tem papel de selecionar, dentro de um grupo, os portadores das variações mais adequadas p/ aquele ambiente. Os escolhidos pelo ambiente têm maior chance de sobreviver e se reproduzir”. Falha da teoria de Darwin: “Ele não conseguiu explicar como as variações surgiam e como eram transmitidas aos descendentes”.


Carregar ppt "Teorias da Evolução META OBJETIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google