A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

2 As Teorias evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a teoria denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética às idéias essenciais de Darwin sobre seleção natural.

3 Leis de Lamarck Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais: Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem. Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.

4 Exemplo 1 Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.

5 Exemplo 2 O comprimento do pescoço da girafa é outro exemplo que justifica a teoria. Segundo Lamarck o esforço que a girafa fazia para se alimentar acarretou as transformações.

6 A teoria de Darwin Charles Darwin ( ), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a Teoria da Seleção Natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente.

7 Evolução do Homem

8 A teoria de Mendel Gregor Johan Mendel ( ) foi um monge, botânico e meteorologista. No mosteiro, Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

9 Darwin X Lamarck Embora bastante diferentes em suas formulações, as duas teorias buscam explicar a modificação das espécies e podem ser facilmente diferenciadas quando destacamos a ação do ambiente. Para Lamarck o ambiente é a causa das modificações que ocorrem nos seres vivos. É o ambiente que as provoca. Darwin entende o ambiente como meio de seleção natural de características apresentadas pelos seres vivos.

10 CONCEITOS... Hereditariedade ou Hereditário: característica ou algo que se transmite por reprodução dos pais para os descendentes.

11 Conclusões de Mendel: I – Cada característica de um indivíduo é determinada por um par de fatores hereditários. II – Em cada par de fatores hereditários, um pode se sobrepor ao outro. Esse fator foi chamado de dominante; o outro, que não se manifesta quando está na presença do dominante, é chamado de recessivo. III – No momento da formação dos gametas, os fatores se separam, de modo que cada gameta é portador de apenas um fator hereditário.

12 RESUMINDO... Walter Sutton: cientista americano ( ) formulou e concluiu a teoria cromossômica da hereditariedade. Teoria cromossômica da hereditariedade: I – Os cormossomos se organizam aos pares no momento da formação dos gametas (óvulos e espermatozóides). II – Cada par de cromossomos se separa durante o processo de formação dos gametas. III – Cada gameta formado só contém um cromossomo daqueles que originalmente formavam um par.

13 Cromossomo: Cada um dos filamentos presentes no núcleo das células eucariontes, constituído basicamente por DNA e proteínas; nele situam-se os genes. Gene: (do grego génos, gerar) cada fator hereditário disposto ao longo dos cromossomos, é portanto, unidade fundamental da hereditariedade. DNA: (desoxirribonucleic acid): substância química com propriedades ácidas da qual os cromossomos são constituídos.

14 Os cromossomos (23 pares, formando 46 na espécie humana) são formados por DNA. Ao longo da extensão do DNA, estão dispostos milhares de genes (cerca de 30 mil), que contém a instrução genética para a formação de um organismo completo.

15 Cromossomos homólogos: Os cromossomos (46) podem ser sempre agrupados em pares (23), que são semelhantes, basicamente, em formato e tamanho. Cromossomos não-homólogos: É conhecido como par sexual e são diferentes em tamanho e formato. Esse par é representado pelas letras XY e aparecem nos machos da espécie humana. Obs.: O par de cromossomo sexual das mulheres é homólogo, indicado pelas letras XX.

16 Células somáticas: são as células que formam nosso corpo, compostas de 46 cromossomos, formados através de mitose. Gametas ou células sexuais: são os óvulos e espermatozóides, que são formados por 23 cromossomos, formados através de meiose. Meiose: processo pelo qual são formados os gametas masculino e feminino. Mitose: Processo pelo qual uma célula eucarionte origina, em uma seqüência ordenada de etapas, duas células geneticamente idênticas, com 46 cromossomos.

17 Genótipo: Constituição genética apresentada pelo indivíduo (exemplo: genes que determinam a cor dos olhos). Fenótipo: Característica apresentada exteriormente pelos indivíduos (exemplo: a cor dos olhos).

18 EXERCÍCIOS Um homem, de olhos azuis (aa), casa-se com uma mulher de olhos castanhos (Aa). Quais serão os fenótipos e genótipos possíveis dos futuros filhos desse casal? - Homem: genótipo: aa (homozigoto recessivo) fenótipo: olhos azuis - Mulher: genótipo: Aa (heterozigoto dominante) fenótipo: olhos castanhos - Filhos: Aa x aa = 50% Aa (heterozigoto dominante) – genótipo olhos castanhos - fenótipo 50% aa (homozigoto recessivo) – genótipo olhos azuis - fenótipo aa x Aa A a Aa 25% aa

19 AGORA É COM VOCÊ: Uma mulher de cabelos encaracolados casa-se com um homem de cabelos lisos. Sabendo que, a característica para cabelos encaracolados é dominante sobre a característica para cabelos lisos, determine o genótipo desse casal.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google