EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Bandeiras no Brasil Colônia
Advertisements

Brasil Colônia I.
Expansão Marítima e Comercial Européia.
Os Primeiros Anos Aula 02.
Colonização do Império português
A Ocupação do Território Brasileiro.
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
O Período Pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA PORTUGUESA
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Descobrimento e Administração Colonial
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Estrutura político-administrativa da Colônia
Período pré-colonial e antigo sistema colonial
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
Frente: História do Brasil 1° Semestre de 2013 Professora: Franciely – Fran-
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
AULA 2 os primeiros anos.
A Colonização do Brasil
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
PERÍODO PRÉ-COLONIAL 1500 A 1530
COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
Extração de pau-brasil e o escambo
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
História do Brasil.
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
História do Brasil.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Nela não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro. (...) Terra maravilhosa, com habitantes amistosos e bonitos “O.
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
A conquista da América Portuguesa
A Riqueza e a miséria do açúcar
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
Pré – História Brasileira
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
Cap. 2 - A conquista e a exploração da América Portuguesa
Revisão História – 7º Ano
Fundamentos da Administração Colonial
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL :
Educação Ambiental Estado do Meio Ambiente I e II
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
NAVEGADOR, PROVAVELMETE NASCEU EM GENOVA VIAJOU A SERVIÇO DA ESPANHA NAVEGADOR FLORENTINO REALIZOU VARIAS VIAGENS A SERVIÇO DE DIFERENTES GOVERNOS EUROPEUS.
Brasil Colônia Estrutura Político-administrativa
Como colonizar? Tratado de Tordesilhas e Divisão em Capitanias Hereditárias.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
A colonização brasileira
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICAR O DESINTERESSE PORTUGUÊS NO PERÍODO LOCALIZAR AS EXPEDIÇÕES EXPLORADORAS E GUARDA- COSTAS ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA EXPEDIÇÃO DE MARTIM AFONSO DE SOUSA PARA O INÍCIO DA COLONIZAÇÃO ANALISAR A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, RELACIONANDO-O À INSTALAÇÃO DO GOVERNO GERAL INTRODUÇÃO: A BULA INTERCOETERA X O TRATADO DE TORDESILHAS

Além da conquista territorial, a posse do Brasil era importante por possibilitar o acesso à rota do Cabo da Boa Esperança e o apoio às frotas no comércio com o oriente Aliás, os enormes lucros que Portugal tinha com este comércio e a população muito pequena explicam o seu desinteresse pelo Brasil, que só tinha até então o pau-brasil Portugal precisava conhecer o território e buscar minérios; eis porque foram organizadas várias expedições exploradoras e, mais tarde, expedições guarda-costas para guardar o litoral e impedir a pirataria Expedições exploradoras (1501 – Gaspar de Lemos; 1503 – Gonçalo Coelho) Expedições guarda-costas (1516 e 1526 – Cristóvão Jacques) As expedições fizeram o mapeamento, o patrulhamento e a defesa do litoral brasileiro Foi o Mercantilismo que atribuiu ao Estado português o controle e a exploração da colônia brasileira Com a chegada às Índias de franceses e holandeses, o controle português sobre aquele comércio começou a declinar, e os gastos com a construção de navios e fortes, pagamento das tripulações e compras de armas endividaram a Coroa Para explorar economicamente a colônia era necessário povoar, organizar a economia e então, produzir a riqueza, a cana-de-açúcar, escolhida pelos altos preços na Europa

A expedição de Martim Afonso de Sousa reconheceu o litoral norte a partir do Cabo de Santo Agostinho, o litoral sul até o estuário do Rio da Prata, combateu os corsários franceses, instalou núcleos populacionais e procurou ouro e prata no interior Martim Afonso de Sousa também fundou São Vicente, a primeira vila do Brasil, distribuiu sesmarias e iniciou o cultivo da cana-de-açúcar Diferentemente da Espanha, Portugal não teve lucros imediatos aqui Durante seu longo reinado de mais de três décadas, Dom João III ocupou e colonizou o Brasil, e instituiu as capitanias hereditárias e o governo geral Orientado pelo sucesso que tivera nos Açores e na Madeira, o sistema de capitanias hereditárias foi implantado no Brasil, visando tirar da Coroa o ônus de novos gastos Dois documentos regularam o funcionamento das quinze capitanias hereditárias: a Carta de doação (administração e título de propriedade) e o Foral (direitos e deveres) As dificuldades encontradas foram muito além do esperado, a ponto de vários dos donatários não chegarem mesmo a tomar posse das mesmas Ainda assim, o sistema teve sucesso em São Vicente e Pernambuco, devido ao plantio bem sucedido da cana-de-açúcar CONCLUSÃO: Era necessária a presença do Estado português na colonização, daí a instalação do sistema de governo geral

TORDESILHAS x INTERCOETERA

TORDESILHAS

CHEGADA DE CABRAL

BRASIL

PAU-BRASIL

EXPEDIÇÕES EXPLORADORAS

EXPEDIÇÕES GUARDA-COSTAS

MARTIM AFONSO DE SOUSA

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

CARTA DE DOAÇÃO E FORAL