EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ OBJETIVOS ANALISAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I GUERRA MUNDIAL
Advertisements

Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
1914 – 1918.
Política das Nacionalidades
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Primeira Guerra Mundial
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
Revoluções Liberais do Século XIX
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
UNIFICAÇÕES ITALIANA E ALEMÃ (1871)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONAIS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONSULADO E O IMPÉRIO NAPÓLEÔNICO.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
Primeira Guerra Mundial
A EUROPA NO SÉCULO XIX.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
EUROPA APÓS NAPOLEÃO DIVISÃO.
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
A 1ª Guerra Mundial
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
I Guerra Mundial.
Unificação Italiana e Alemã
Unificação alemã e italiana
CONGRESSO DE VIENA.
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
PROFº LEANDRO CRESTANI
A UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
As Unificações Italiana e Alemã
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália e Alemanha
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
UNIFICAÇÕES DA ITÁLIA E DA ALEMANHA
UNIFICAÇÕES – ITÁLIA E ALEMANHA
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Unificação da Itália A configuração político- territorial da Itália, no início do séc. XIX, foi alterada pelo Congresso de Viena, que dividiu a Península.
O choque de Imperialismos
UNIFICAÇÃO ITALIANA ( ).
Unificação da Alemanha e Itália e o Neocolonialismo
As unificações ITALIANA e ALEMÃ
A conquista da unidade política
A formação da Alemanha (1834 – 1871)
Conceitos Históricos: Guerra; Neocolonialismo; Imperialismo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Primeira Guerra Mundial
Unificação Italiana.
Unificação Alemã.
Conceitos: Imperialismo, “civilização”
Unificação Italiana. Unificação Italiana As unificações no século XIX: Alemanha e Itália 1. A Unificação Italiana ● Divisão em Vários Reinos ● Sul:
As Revoluções Liberais
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
A Era Napoleônica ( ).
UNIFICAÇÕES ITALIANA E ALEMÃ
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
EUROPA SÉCULO XIX RESISTÊNCIA OPERÁRIA MERCADOS GOVERNO LIBERAL
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
A unificação da Itália e da Alemanha
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 1 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
26/04/2017 apresenta 2. 26/04/2017 apresenta 2.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
A Primeira Guerra Mundial
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
Revoluções Liberais do Século XIX E Unificações da Itália e Alemanha
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ OBJETIVOS ANALISAR OS MOVIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA RELACIONAR A UNIFICAÇÃO ALEMÃ COM A CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO EUROPEU INTRODUÇÃO: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS COM A UNIFICAÇÃO ITALIANA A CONFEDERAÇÃO GERMÂNICA SURGIDA EM VIENA

Ponto de partida da Unificação alemã – A Prússia Era o Estado mais industrializado e com maior poder econômico, com uma forte burguesia, e necessitava da unificação para assegurar mercados no resto do mundo Em 1834 já fôra dado um grande passo para a unificação política – a criação da união aduaneira, conhecida como ZOLLVEREIN, que criou a unidade econômica alemã, integrando os mercados da Confederação Germânica e favorecendo o desenvolvimento da Indústria, do Comércio e das Comunicações A Prússia encontrava-se em plena Revolução industrial e prevendo as futuras guerras em que se envolveria, formou o exército mais forte da Europa na época, tendo além disso, uma grande rede bancária e de sociedades anônimas "À ferro e sangue" Rei Guilherme I e Primeiro-ministro Otto Von Bismarck (1862) Aumentando mais ainda a integração, foi desenvolvida uma rede ferroviária por toda a Confederação Germânica Reinos e ducados germânicos pré-unificação: Prússia, Hesse, Baviera, Baden, Wurtemberg, Holstein, Schleswig, Turíngia, Hannover, etc. Guerra de Áustria e Prússia X Dinamarca, pelos reinos de Schleswig e Holstein (populações predominantemente germânicas) Guerra entre Áustria e Prússia – 1866 (Confederação Germânica do norte)

Baviera, Baden, Wurtemberg e Hesse X França, apoiados pela Prússia (provocação de Bismarck; derrota francesa, com a rendição do Imperador em Paris) A Alemanha, além de receber indenização de guerra da França (seis bilhões de marcos), anexou os territórios franceses da Alsácia e da Lorena (ricos em ferro e carvão) e incorporou os quatro últimos estados fora da Confederação Estava fundado o Império alemão e completada sua unificação (1871) Guilherme I, Rei da Prússia, é coroado Imperador da Alemanha, em Versalhes Unificação dos sistemas de pesos, medidas e moedas (criado o marco) Aceleração do desenvolvimento econômico da Alemanha unificada, pela aliança existente entre bancos e indústrias Surgimento do sentimento nacionalista Entrada do Reich na corrida imperialista, ainda que tardiamente Em 1890, a Alemanha já era a maior potência industrial do mundo (setores mecânico, químico, elétrico, metalúrgico e naval) CONCLUSÃO: A Alemanha tornou-se o maior rival comercial e industrial da Inglaterra, prenunciando a Primeira Guerra Mundial

OTTO VON BISMARCK

A ALEMANHA UNIFICADA

FUNDAÇÃO DO REICH ALEMÃO