ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Checkpoint SGBD com alta demanda de transações Checkpoint
Advertisements

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
Sistemas operacionais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistema de Arquivos - PROTEÇÃO DE ARQUIVOS
Processos no Unix e Linux
História do Windows XP Significa Windows “eXperience”.
Amanda Espíndola Elias Mainetti Erick Mandarino Luiza Herback
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Web Caching with Consistent Hashing. Problemas com a Web Redes congestionadas Servidores atolados.
Concepts and Capabilities
Alexandre Parra Site: Linguagem Java Alexandre Parra Site:
REPRESENTAÇÃO DE INSTRUÇÕES
Organização da Memória Principal
Threads.
Prefeitura de Santo André
LINUX.
Sistemas Operacionais I
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
YADFS Yet Another Distributed File System
PROF. PAULO NAJAR
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Arquitectura de Computadores II
Proteção de Memória O sistema operacional deve impedir que um processo tenha acesso ou modifique uma página do sistema sem autorização. Proteção para páginas.
Sistemas Operacionais Gerenciamento de Memória
Concorrência em Java Threads em Java.
EQUIPE: SIDNEI, MAICKON, GUILHERME, FILIPE
Redundant Array of Independent Drives Raid
PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
Linguagem de Programação II Parte IX
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Telecomunicações Sistemas de Computação para Telecomunicações Autores:
My Drivers Lucas Galdino – 24 Raul Augusto Gobbo – 32 Legacy.
Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Ponteiros
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
SISTEMAS OPERACIONAIS I
SISTEMAS OPERACIONAIS I Memória Virtual e Paginação
1 © Copyright 2014 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. Armazenamento Definido por software Convergência. Escalabilidade.Desempenho.Elasticidade.
Computação L1: Infra-Estrutura Básica
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Sistemas NoSQL - Chave-Valor
Processos.
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Sistemas Operacionais: Sistema de Arquivos
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Network Virtualization: Breaking the Performance Barrier Departamento de Eletrônica – Escola Politécnica Programa de Engenharia Elétrica – COPPE Rafael.
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Sistemas Operacionais II Sistemas de Arquivos- Tipo de arquivos – Cap
Ch7b-1 Capítulo Sistemas de Memória - Memória Virtual.
Infra-Estrutura de Software
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Windows Server Versões Sistema de Arquivos Características Domínio
Engenharia de Sistemas Embarcados Aula 5: Um Conjunto Básico de Ferramentas.
Gerenciamento de Memória - Capítulo 7 - Sistemas Operacionais Prof. Dr. José Carlos Becceneri Luciana Sêda Cardoso.
História dos Sistemas Operativos
Bruno Iran Ferreira Maciel
Sistemas de Arquivos- Cap4
Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais Profa. Priscila Facciolli
Sistemas de Arquivos. Alocação em memória – Problemas Quantidade Limitada de Informações Perda de informações quando o processo é terminado Vários processos.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas de Arquivos Capítulo Arquivos 6.2 Diretórios 6.3 Implementação do sistema.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
 Evolução constante das linguagens de programação de alto nível (LAN) desde o Fortran (primeira LAN)  Surgimento de novos paradigmas como a OO, Orientação.
Transcrição da apresentação:

ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro Sun file system ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro

O que é ZFS? ZFS é um sistema de arquivos livre, desenvolvido pela Sun Microsystems para seu sistema operacional Solaris. O significado original era Zettabyte File System, porém agora é um pseudoacrônimo.

Inicio ZFS Anuncio oficial ZFS ZFS destaca-se pôr sua grande capacidade, de integração dos conceitos anteriormente separados de sistema de arquivos e administrador de volumes em um só produto

Um Pouco sobre a tabela de conteúdo do ZFS: Capacidades 128 bits (1,6 × 1019 vezes a capacidade de um sistema de arquivos de 64 bits). Os limites de ZFS estão desenhados para ser tão grandes que não se encontram nunca na pratica.

Plataformas ZFS é parte do Solaris para SPARC e Solaris para x86. Os Pools e seus sistemas de arquivos ZFS associados / zvols podem mover-se entre sistemas que utilizem SPARC e x86. O complexo formato de ponteiros de bloco também proporciona que os metadados do sistema de arquivos se armazenem de maneira adaptada ao Endianness da máquina.

Modelo transacional (Copy-on-write) Todos os ponteiros com blocos de um sistema de arquivos contém um checksum de 256 bits sobre o bloco apontado, que se comprova ao ler o bloco. Os blocos que contém dados ativos não se sobrescrevem nunca; em seu lugar, se reserva um novo bloco, e os dados modificados se escrevem nele, então qualquer bloco de metadados que o referencie é, de modo similar, recuperado e escrito.

Instantâneos (Snapshots) Como ZFS não sobrescreve dados, tomar um instantâneo simplesmente significa não liberar os blocos utilizados por versões antigas de dados. A vantagem é que os instantâneos se tomam rapidamente e também são eficientes desde o ponto de vista do espaço, pois compartilham os dados sem modificar com o sistema de arquivos.

Dynamic striping A medida que se anexem dispositivos ao spool, a largura das bandas se expande de forma automática para inclui-los, de maneira que se utilizam todos os discos no pool para balancear a carga de escritas entre todos os dispositivos.

Tamanhos de bloco variável ZFS utiliza blocos de tamanho variável até 128K. O código disponível atualmente permite ao administrador ajustar o tamanho máximo de blocos utilizados, pois certas cargas não rendem bem com blocos grandes. Também está contemplado um ajuste automático para adequar-se as características da carga de trabalho.

Espaços de armazenamento (Storage pools) A diferença dos sistemas de arquivos tradicionais que residem sobre um só dispositivo subjacente e portanto requerem um gestor de volumes separado quando se precisa um sistema de arquivos maior que o dispositivo, ZFS se apóia em espaços de armazenamento virtuais (virtual storage pools).

Criação de sistemas de arquivos de rápido acesso A criação de um novo sistema de arquivos no interior de um espaço de armazenamento ZFS e extremamente rápida e fácil, muito mais parecida em tempo e esforço a criar um novo diretório em sistema de arquivos tradicional que ao tempo e esforço necessário para criar um novo sistema de arquivos em qualquer outro SO tradicional.

Conclusão ZFS é um sistema de arquivos de alta disponibilidade de aplicações e suporte de hardware. Live CD disponível em: www.opensolaris.org