FILO DOS ARTRÓPODES
CARACTERÍSTICAS DO FILO: Apêndices articulados Exoesqueleto de quitina Corpo segmentado
CRESCIMENTO: Ecdise ou Muda
Características comuns a todas os artrópodos Simetria bilateral, triblásticos, protostômios e celomados Sistema digestório completo Sistema nervoso com gânglio cerebral dorsal e cadeia ganglionar ventral Sistema circulatório aberto, com hemolinfa
O filo é dividido em 5 classes principais: Classe dos Insetos Classe dos Crustáceos Classe dos Aracnídeos Classe dos Diplópodos Classe dos Quilópodos Os critérios usados para caracterização das classes são: número de antenas, número de apêndices e segmentação do corpo.
Classe dos Insetos Exemplos: barata, abelha, piolho, pulga, borboleta, gafanhoto, barbeiro, etc. 1 par de antenas 3 pares de patas (hexápodes) cabeça, tórax e abdome 1 par ou 2 pares de asas, ou ausentes
Digestão Tubo digestório completo ( boca e ânus ) Digestão extracelular Hábitos alimentares variados, vários tipos de aparelho bucal (mastigador, sugador, lambedor e picador) Circulação Sistema circulatório aberto ou lacunoso Hemolinfa (sangue) incolor: a ausência de pigmento respiratório
Respiração: traqueal Muito eficiente porque faz trocas diretamente com as células São revestidas e reforçadas por quitina Possuem “bolsas” para armazenar ar
Excreção Túbulos de Malpighi Excreta: ácido úrico, que precisa de pouca água para ser eliminado (adaptação ao ambiente aeroterrestre) Órgãos dos sentidos Antenas (quimiorreceptores ) Olhos Compostos
REPRODUÇÃO 1. Reprodução Assexuada Partenogênese: desenvolvimento do óvulo sem ser fecundado. Zangões. 2. Reprodução Sexuada Dióicos Fecundação cruzada e interna maioria Ovíparos Desenvolvimento dos ovos se dá de várias formas:
Desenvolvimento 1. Desenvolvimento Direto (Ametábolos) Sem metamorfose. Ex: traça
2. Desenvolvimento Indireto ( Metábolos) 2.1 Desenvolvimento Indireto com metamorfose completa (Holometábolos) ovo larva pupa adulto crisálida (imago) (casulo) 2.2 Desenv. Indireto com metamorfose incompleta (Hemimetábolos) ovo ninfa adulto
Larvas de vespa (dentro de larvas de borboleta)
Outros Insetos
Classe dos crustáceos 2 pares de antenas no mínimo 5 pares de apêndices articulados cefalotórax e abdome maioria aquática ex.: siris, lagosta, craca, camarão, baratinha da praia, tatuzinho de jardim.
Respiração branquial Excreção por glândulas antenais (glândulas verdes) Sistema Circulatório Aberto e sangue com hemocianina Dióicos, fec.cruzada e interna, des.. Indireto (maioria)
CLASSE DOS ARACNÍDEOS Não possuem antenas 4 pares de patas 1 par de quelíceras 1 par de palpos cefalotórax e abdome ex.: escorpiões, aranhas e ácaros
Todos aracnídeos possuem: Respiração filotraqueal e/ou traqueal Excreção por glândulas coxais e/ou túbulos de Malpighi Sistema Circulatório Aberto e sangue com hemocianina
ARANHAS T.D.C. , DIGESTÃO EXTRA-CORPÓREA (veneno é proteolítico) E EXTRACELULAR QUELÍCERAS SÃO INOCULADORAS DE VENENO PALPOS SERVEM PARA MANUSEAR ALIMENTO
Aranha armadeira Phoneutria
Aranha marrom Laxosceles
Viúva negra Latrodectus mactans
Escorpiões Quelíceras servem à mastigação palpos servem para manusear alimento no télson(último segmento do abdome) fica o aguilhão inoculador de veneno abdome é dividido em pré e pós abdome(cauda) vivíparos ou ovovivíparos
Escorpião marrom Escorpião amarelo
Ácaros Quelíceras e palpos perfuram ou escavam a pele cefalotórax pode estar fundido com abdome formando um corpo globoso larvas podem ter 3 pares de patas, mas os adultos sempre tem 4 pares
Classe dos quilópodos Ex.: lacraia 1 par de patas por segmento corporal 1 par de antenas longas cabeça e vários segmentos corporais carnívoros predadores
Classe dos diplópodos Ex: piolho de cobra 2 pares de patas por segmento do corpo 1 par de antenas curtas cabeça e vários segmentos corporais herbívoros enrolam em espiral quando molestados