Estudando o perispírito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
Advertisements

ESTUDO SOBRE O PASSE: O PASSE NAS REUNIÕES MEDIÚNICAS
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Existência e Sobrevivência do Espírito
ESPÍRITO E MATÉRIA Clicar para avançar.
Absorção Acelerada de Fluidos e Energias
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
O LIVRO DOS MÉDIUNS ALLAN KARDEC 15/01/1861.
Fundamental II - Noturno
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Programa III Roteiro 07.
Programa V Roteiro 21.
Programa V Roteiro 13.
Programa II Roteiro 10.
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Manifestação Mediúnica dos Espíritos
Estudando a Fluidoterapia
Célula do corpo humano.
Departamento de Orientação Mediúnica Todos somos médiuns?
Pai criador, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
Bases da Doação Energética na Irradiação e no Passe
PERISPÍRITO E SUA NATUREZA
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER E WALDO VIEIRA DITADO PELO ESPÍRITO ANDRE LUIZ Escrevendo acerca do corpo espiritual, que Allan Kardec.
CORPO E PERISPÍRITO; FLUÍDOS
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
Curso de Educação Mediúnica
CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º. ANO
Terra - escola dos Espíritos
3ª AULA TEÓRICA -3/9 Perispírito Conceito Classificação Propriedades
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;
LIVRO DOS ESPIRITOS Perg O que é a alma. É um espírito encarnado. Antes de vir ao corpo é espírito. Antes de se unir ao corpo a alma é um dos seres.
O PERISPÍRITO *Conclusão *Formação e Funções *Particularidades
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA
Os Espíritos e Sua Morada
Aprender a ser, é educação transdisciplinar.
Existência e Sobrevivência do Espírito
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Resumo da Doutrina dos Espíritos
RELEMBRANDO “O espírito propriamente dito tem alguma cobertura ou está, como pretende alguns, envolvido numa substância qualquer? – O Espírito está revestido.
O LIVRO DOS MÉDIUNS ALLAN KARDEC 15/01/1861.
As influenciações espirituais
Equipe de Atendimento Espiritual Federação Espírita do Paraná
CORPO ESPIRITUAL Paulo e Estevão – 2ª parte - Cap. III - Lutas e humilhações Observações de Emmanuel em relação ao encontro de Paulo, Estêvão e Abigail.
PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO ROTEIRO PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO POROSIDADE CORPOREIDADE PERENIDADE PLASTICIDADE TANGIBILIDADE.
8 DE AGOSTO ROSANA CARDOSO.  Milagre: (mirari=admirar) admirável, coisa extraordinária, surpreendente  Um ato do poder Divino contrário às.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Roteiro Generalidades Conceito Constituição Natureza.
O processo reencarnatório
CICLO II OS MILAGRES NO EVANGELHO
Estrutura da Alma A alma é um espírito encarnado. (LE Q.134) Atanásio Rocha – 03/07/2014.
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
O processo de DESENCARNAÇÃO
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC
VIVER VALE A PENA Suicídio nunca!
Lei de Destruição e Lei de Conservação
POROSIDADECORPOREIDADEPERENIDADE PLASTICIDADETANGIBILIDADEMUTABILIDADE DENSIDADESENSIBILIDADE GLOBALCAPACIDADE PONDERABILIDADESENSIB. MAGNÉTICA REFLETORA.
PERISPÍRITO.
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
O mundo que habitamos é um mundo onde tudo é manifestação da mente, ou seja, concretização das idéias por nós elaboradas.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
Clicar para avançar os slides. Panteísmo do grego pantós+ teísmo-Doutrina pela qual só Deus é real e o mundo é um conjunto de manifestações ou emanações.
Fluidos Capítulo XIV - Génese.
O ser humano e seus corpos
Perispírito: conceito
Transcrição da apresentação:

Estudando o perispírito O termo perispírito foi cunhado por Allan Kardec, e encontra seu primeiro uso no comentário que segue o item 93 de O Livro dos Espíritos: O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer? “Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”

  O perispírito, formado por substâncias químicas que transcendem a série_estequiogenética conhecida até agora pela ciência terrena, é aparelhagem de matéria_rarefeita, alterando-se, de acordo com o padrão vibratório do campo interno. Organismo delicado, com extremo poder_plástico, modifica-se sob o comando do pensamento. É necessário, porém, acentuar que o poder apenas existe onde prevaleçam a agilidade e a habilitação que só a experiência consegue conferir. Nas mentes primitivas, ignorantes e ociosas, semelhante vestidura se caracteriza pela feição pastosa, verdadeira continuação do corpo_físico, ainda animalizado ou enfermiço. O progresso mental é o grande doador de renovação ao equipamento do espírito em qualquer plano de evolução. [10 - página 31] - Emmanuel 1952

O corpo espiritual não retém somente a prerrogativa de constituir a fonte da misteriosa força plástica da vida, a qual opera a oxidação orgânica; é também ele a sede das faculdades, dos sentimentos, da inteligência  e, sobretudo, o santuário da memória, em que o ser encontra os elementos comprobatórios da sua identidade, através de todas as mutações e transformações da matéria. [71 - página 133]  - Emmanuel - 1938

Atingindo a maioridade moral pelo raciocínio, cabe a nós aprimorar as manifestações do nosso perispírito e enriquecer-lhe os atributos, porque todos os nossos sentimentos e pensamentos, palavras e obras, nele se refletem, gerando conseqüências felizes ou infelizes, pelas quais entramos na intimidade da luz ou da sombra, da alegria ou do sofrimento. Emmanuel  (21 de Julho de 1958) [56 - página 15]

LIVRO DOS MEDIUNS SEGUNDA PARTE, CAPÍTULO 1 . As manifestações espíritas . DA AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA . 53 O Espírito encarnado no corpo constitui a alma. Quando o deixa, por ocasião da morte, não sai dele despido de todo o envoltório. Para nos servirmos de uma comparação material, diremos que é o fio elétrico condutor, que serve para a recepção e a transmissão do pensamento; é, em suma, esse agente misterioso, imperceptível, conhecido pelo nome de fluido nervoso, que desempenha tão grande papel na economia orgânica e que ainda não se leva muito em conta nos fenômenos fisiológicos e patológicos. Não cabe, aqui, porém, o exame desta questão. Somente faremos notar que no conhecimento do perispírito está a chave de inúmeros problemas até hoje insolúveis.

O perispírito não constitui uma dessas hipóteses de que a ciência costuma valer-se, para a explicação de um fato. Sua existência não foi apenas revelada pelos Espíritos, resulta de observações, como teremos ocasião de demonstrar. Por ora e por nos não anteciparmos, no tocante aos fatos que havemos de relatar, limitar-nos-emos a dizer que, quer durante a sua união com o corpo, quer depois de separar-se deste, a alma nunca está desligada do seu perispírito.

55. Hão dito que o Espírito é uma chama, uma centelha 55. Hão dito que o Espírito é uma chama, uma centelha. Isto se deve entender com relação ao Espírito propriamente dito, como princípio intelectual e moral, a que se não poderia atribuir forma determinada. Mas, qualquer que seja o grau em que se encontre, o Espírito está sempre revestido de um envoltório, ou perispírito, cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e eleva na hierarquia

DA AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA De sorte que, para nós, a idéia de forma é inseparável da de Espírito e não concebemos uma sem a outra. O perispírito faz, portanto, parte integrante do Espírito, como o corpo o faz do homem. Porém, o perispírito, só por sí, não é o Espírito, do mesmo modo que só o corpo não constitui o homem, porquanto o perispírito não pensa. Ele é para o Espírito o que o corpo é para o homem: o agente ou instrumento de sua ação. P P S. J C FONSECA