Professora Sirlene Kolb

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Colocação Pronominal Ilustrada
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Adjunto adnominal, aposto, complemento nominal e vocativo
Escola da pontuação.
Sinais de pontuação.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Pontuação.
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Classe Gramatical da palavra QUE
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Prof. Francisco Platão Savioli
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Coesão e coerência textual: o que é isso?
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Sinais de pontuação.
Sujeito Tipos de Sujeito
Aposto e vocativo Aposto e vocativo.
Quatro Meses Clique para avançar.
Profª Monize Diniz Silva
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
Qual é o real motivo das pessoas frequentarem as academias?
Nome: Iris Ventura 2ºPPM
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.
A HISTÓRIA DO SAPINHO A HISTÓRIA DO SAPINHO
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há festa...
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Língua Portuguesa Profª Joelma
Orações subordinadas adjetivas
Pontuação Entoação e Escrita.
Oração Deus...você sabe o que há de acontecer nesse meu dia. As chamadas que eu hei de responder e as situações nunca vividas que enfrentarei.
Sinais de pontuação:.
AÇÚCAR.
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
A c u c a r By Jorge Corrêa.
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
Sinais de pontuação.
Açúcar.
Quatro Meses.
Colocação dos pronomes oblíquos
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Aposto e Vocativo.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Escola da pontuação.
Quatro Meses Clique para avançar.
Português Instrumental REVISÃO
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Os sinais de pontuação . ? ! , ....
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Ensino Fundamental , 7º ano
  É um termo da oração que se refere a um termo anterior, para dar explicações sobre ele, ampliá-lo, resumi-lo ou identificá-lo.  Entre ele e o termo.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

Professora Sirlene Kolb 7as. séries APOSTO E VOCATIVO Professora Sirlene Kolb

APOSTO E VOCATIVO Somos uma boa dupla, você e eu, menina! Comida, comida! É tudo em que ele pensa! Nós combinamos como melado e panquecas! Hagar, o horrível. São Paulo: Dealer, 1990.p.8. Texto retirado da tira de Dik Browne.

APOSTO E VOCATIVO Vocês acabaram de ler uma tira escrita por Dik Browne. No 1º quadrinho, como Hagar chama Helga, sua mulher? Hagar chama Helga, sua mulher, de menina.

APOSTO E VOCATIVO Que expressão Hagar usa para explicar em que consiste a boa dupla? Hagar usou a expressão: você e eu.

APOSTO E VOCATIVO Você deve ter observado que, na frase “Somos uma boa dupla, você e eu, menina!”, o termo você e eu tem a finalidade de identificar ou explicar quem é uma boa dupla. Esse termo da oração chama-se aposto. Aposto é o termo da oração que se junta a um substantivo, a um pronome ou a uma oração para explicá-los, resumi-los ou identificá-los.

APOSTO E VOCATIVO Entre o aposto e o termo a que ele se refere há quase sempre uma pausa, marcada na escrita pela vírgula ou, em casos especiais, por dois-pontos, travessão ou parênteses.

APOSTO E VOCATIVO Você deve ter notado que Hagar, querendo manter o clima romântico do momento, chama Helga de menina, colocando, assim, sua interlocutora em evidência. Esse termo da oração recebe o nome de vocativo. Vocativo é o termo da oração por meio do qual chamamos ou interpelamos nosso interlocutor, real ou imaginário. Na escrita, o vocativo aparece isolado por vírgulas ou seguido de ponto de exclamação e pode vir precedido da interjeição de chamamento ó. Veja: Ó menina, apareça hoje em casa!

Conectividade Conectividade é a relação que se estabelece entre as partes de um texto, criando uma unidade de sentido. Preencha o texto abaixo com palavras adequadas. Atenção ao sentido do texto!

“Meus pais chegaram em casa ________ anoitecer “Meus pais chegaram em casa ________ anoitecer. ________ me viram, perguntaram _______ eu havia chegado tão cedo. Ai, meu Deus! ______ eles descobrirem o que aconteceu, estarei em apuros. _______ preciso agir rápido. Meus pais são compreensivos, _______ ,desta vez eu realmente exagerei...”

“Meus pais chegaram em casa antes do anoitecer “Meus pais chegaram em casa antes do anoitecer. Assim que / Quando me viram, perguntaram por que eu havia chegado tão cedo. Ai, meu Deus! Se eles descobrirem o que aconteceu, estarei em apuros. Por isso / Portanto preciso agir rápido. Meus pais são compreensivos, mas / porém, desta vez eu realmente exagerei...”