O uso da pontuação pode fazer a diferença. Aula 1 Nome
Consulte também o material disponível em CD-Rom no Ensino Propulsor. DICAS PARA USAR ESTE CADERNO Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5. Consulte também o material disponível em CD-Rom no Ensino Propulsor. Bom trabalho! Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Para salvar o que escreveu, você deve: 1 - sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – salvar.
Neste Caderno, você vai observar a importância do uso correto dos sinais de pontuação, cuja finalidade é refletir a clareza do pensamento, a sua precisão e a distinção das ideias, possibilitando que as mensagens atinjam os objetivos a que se propõem.
Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) Vírgula pode ser uma pausa… ou não. *Não, espere. Não espere.* Ela pode sumir com seu dinheiro. *23,4. 2,34. * Pode ser autoritária. *Aceito, obrigado. Aceito obrigado. *Pode criar heróis. *Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve. * E vilões. *Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto. *Ela pode ser a solução. *Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. *A vírgula muda uma opinião. *Não queremos saber. Não, queremos saber. *Uma vírgula muda tudo. ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação. ,
“A herança” 1. O sobrinho fez a seguinte pontuação: Um homem rico, estando muito mal de saúde, pediu que lhe trouxessem papel e tinta. Escreveu o seguinte: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados. No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia. 2. A irmã chegou em seguida e o pontuou assim: 3. O padeiro pediu cópia do original e o deixou desta forma: 4. Um homem esperto, representando os pobres, deixou o texto deste jeito: Na página ao lado, reescreva o texto pontuando-o da forma como cada um pontuaria:
Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. Foi estranho o olhar que recebi, numa viagem, de meu filho. Foi estranho o olhar que recebi numa viagem de meu filho. Mariane, a professora, está doente. Mariane, a professora está doente.
Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. Não queremos participar desse evento. Não, queremos participar desse evento. As meninas andavam pelas ruas, tranquilas. As meninas andavam pelas ruas tranquilas.
Marcos é muito divertido. O campo está alagado. Crie um texto a partir das informações embaralhadas. Use os sinais de pontuação que julgar necessário. Empregue também elementos de ligação entre as idéias: conjunções, pronomes relativos, termos de transição. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Marcos é muito divertido. O campo está alagado. O pneu do carro fura. Marcos entra num campo. Marcos está fazendo um passeio. Marcos fica admirado. Marcos tem um carro. A jovem oferece ajuda. Para bem à sua frente. Ela conserta o carro. Marcos descobre a força feminina. O lugar é isolado. Marcos é jovem. Aproxima-se outro carro. Marcos pega o estepe. A jovem é delicada e gentil. Uma jovem sai do outro carro. O estepe está furado. A jovem é mecânica. A jovem acha Marcos atraente. Chove.