A vírgula nas orações adjetivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dificuldades da Língua Portuguesa
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Orações Subordinadas Adjetivas 8ª Série.
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
O modelo morfossintático -
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
O uso da pontuação pode fazer a diferença.
Os padrões frasais e o uso da vírgula
Cinemática Caderno de exercícios.
Uso da vírgula no período composto e casos gerais
Relembrando o uso de outros sinais de pontuação
CADERNO DE LÓGICA Nome.
APOSTO.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
NOÇÕES SEMÂNTICAS TRADUZIDAS POR CONJUNÇÕES
Professora Lúcia Brasil
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Uma linda idéia a ser imitada......
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
A mensagem é linda e profunda.
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
O valor de uma cédula de 100 reais
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
Orações Subordinadas Adjetivas
APREDENDO A ORAR.
Tabela periódica Caderno de exercícios Nome: Produção:
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Estatística Descritiva: Medidas
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
Testes de Hipóteses Caderno de Exercícios Nome
Exponenciais e Logarítmicas
Soluções Caderno de exercícios Nome: Produção:
FUNÇÃO INVERSA Conteúdo: Profª Maria Cristina Kessler
Orações subordinadas adjetivas
A visita.
A tigela de madeira.
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
Pronomes Relativos.
Pronomes.
Conjuntos numéricos A A∩B B Caderno de Exercícios 1ª aula Nome
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Nome: Produção: Profa. Cláudia Kuplich Barcellos Prof. Claudio Gilberto de Paula.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
As intervenções verbais do terapeuta
Por : Suzete Beppu CRASE.
Orações subordinadas adjetivas
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Transcrição da apresentação:

A vírgula nas orações adjetivas Aula 4 Nome

DICAS PARA USAR ESTE CADERNO Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5. Consulte também o material disponível em CD-Rom sobre o emprego dos pronomes relativos e das orações adjetivas explicativas e restritivas. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ). 2 – Salvar.

Neste caderno, você vai observar a importância do uso correto dos pronomes relativos para evitar ambiguidade e como o uso da pontuação interfere no sentido que se deseja atribuir a um enunciado.

Em cada umas das frases abaixo, acrescente uma oração subordinada adjetiva iniciada pelo pronome QUE. Se houver necessidade de usar vírgula, não se esqueça dela. (Lembrem o pronome substitui um nome na oração antecedente) 3.O famoso piloto emprestou o capacete ao companheiro. 1.Vários alunos estudaram Matemática com auxílio de monitores. 4.O último calouro da noite cantou um samba. 2. O macaco roubou o lanche da onça. 5.O pistoleiro colocou o rifle e a munição sobre a mesa.

Insira a oração subordinada adjetiva na frase que a antecede Insira a oração subordinada adjetiva na frase que a antecede. Preste atenção para colocá-la na posição adequada: 3.Todas as convidadas tomaram o chá. Que a mãe de Camila havia feito. 1. A menina tirou o croquete do prato do irmão. Que estava distraído. 4.O zagueiro central deu a camiseta ao repórter. Que estava rasgada. 2. A professora pôs o livro na estante. Que tinha acabado de fechar. 5.Todas as senhoras tomaram chá. Que se reuniram ontem à tarde.

Transforme a oração entre parênteses em uma subordinada adjetiva Transforme a oração entre parênteses em uma subordinada adjetiva. Observe o termo que será substituído pelo pronome e se há necessidade de pôr uma preposição antes dele: 3. Paula foi elogiada pelos professores (Paula é uma ótima aluna). 1. O menino relatou à polícia o assassinato (O menino presenciou o assassinato). 4. O comandante trouxe a encomenda (Vovó preparou uma surpresa para o comandante). 2. Os alunos deverão estudar muito para a difícil prova final (Os alunos pretendem ser aprovados). 5. A tia do diretor do museu recebeu os repórteres no hotel (O diretor do museu estava doente).

Continuação... Atenção ao uso do pronome relativo adequado e à necessidade de uma preposição antes dele! 8.A grande mesa de ferro começou a sair do chão (O seu olhar pousava, distraído, na mesa). 6. Na fazenda, as galinhas botam ovos de ouro (Meus pais moram na fazenda). 9. Apesar de sua falta de experiência, assumiu tranquilamente o cargo (Ele julgava estar preparado para aquele cargo). 7. A dona da casa convidou as visitas a dirigirem-se ao jardim (O jantar seria servido no jardim). 10. Este é o grande deserto (Teremos de passar através do deserto).

5. Explique o sentido de cada frase abaixo, conforme o uso ou não da vírgula: 1. O país, que não trata a educação como prioridade, não pode fazer parte do rol das nações civilizadas. 3. A equipe, que não treina, não consegue vencer uma partida. 4. A equipe que não treina não consegue vencer uma partida. 2. O país que não trata a educação como prioridade não pode fazer parte do rol das nações civilizadas. 5. Os jogadores da seleção, de quem se esperava no mínimo amor à camisa, simplesmente andaram em campo.

7. Algumas das frases abaixo contêm orações adjetivas explicativas 7. Algumas das frases abaixo contêm orações adjetivas explicativas. Use a vírgula para identificá-las.

Leia atentamente o texto e observe o emprego dos sinais de pontuação Leia atentamente o texto e observe o emprego dos sinais de pontuação. Lembre o que você estudou até agora sobre vírgula. Quando a oração for adjetiva, veja se há necessidade ou não de vírgula para o sentido da frase. Vitória da natureza O vazamento de petróleo no mar é um dos mais frequentes - e também um dos piores – desastres ambientais de nossos dias.Na relação das tragédias dos anos 80, o derramamento de óleo no Alasca pelo petroleiro Exxon Valdez é equiparado à explosão do reator nuclear de Chernobyl. O acidente matou 250.000 aves e mamíferos, segundo uma estimativa que não inclui peixes nem outras criaturas das profundezas. Quando o petróleo se espalha pela superfície da água, 30% dele se evapora naturalmente em dois dias. Nesse meio-tempo, o material restante inicia uma cadeia calamitosa de eventos. Na superfície, a massa negra inibe a fotossíntese dos fitoplânctons, organismos microscópicos que são a base da cadeia alimentar marinha. Quando afunda, vai matando algas, peixes, moluscos e corais até cobrir o leito do oceano com uma camada impermeável. O efeito é igualmente devastador se o óleo atinge áreas de mangue, que são os berçários da vida no mar. Quando o petroleiro Aegean Sea espalhou 72 milhões de litros de petróleo no norte da Espanha, a pesca na costa mais rica em frutos do mar do país ficou suspensa por uma ano. Os estragos, felizmente, não são permanentes. Em dez ou quinze anos, a natureza encarrega-se de restabelecer o equilíbrio ecológico perturbado pelo vazamento. Os primeiros organismo a proliferar são bactérias que vivem da decomposição do petróleo. À medida que esses microrganismos limpam a água, a cadeia alimentar é refeita. Retornam os fitoplânctons, os peixes, as aves e, por fim, os mamíferos, como botos e baleias. Vestígios de 40 milhões de litros de petróleo derramados pelo acidente do Exxon Valdez no mar do Alasca, em 1989, só podem hoje ser detectados em análises com aparelhos científicos. No fim, a vida triunfou. (VEJA, 2 de junho de 2010, p.184-185, escrito por Laura Ming. )

Agora, analise as orações adjetivas destacadas do texto e relacione as colunas, de acordo com a função de cada uma. Limita o sentido do termo que a antecede, individualiza-o; estamos especificando apenas alguns elementos de um conjunto. Esclarece um termo da oração antecedente, acrescentando-lhe informação; refere-se a todos os elementos de um conjunto. que não inclui peixes nem outras criaturas das profundezas. que são a base da cadeia alimentar marinha. que são os berçários da vida no mar. que vivem da decomposição do petróleo.

AVALIAÇÃO Após realizar as atividades deste Caderno, o que você julga importante destacar?