Ismael Andrade Pimentel Departamento da Eng. Mec

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processamento de Imagens Biométricas
Advertisements

BITS ++ E A CORREÇÃO GAMA
Operações envolvendo imagens
Reconhecimento de Padrões Métodos, Técnicas e Ferramentas para Aprendizado e Classificação de Dados Módulo II Introdução ao Processamento de Imagens.
Computação Gráfica Processamento de Imagem
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA.
10º CAPÍTULO Segmentação de imagem.
Chapter 2 Fundamentals (a) (b) Convenções de coordenadas:
CÓDIGO DE BARRAS.
Filtros de Convolução (Processamento de Imagens)
Formação da imagem digital
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Visão Computacional Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Segmentação por limiarização (thesholding)
Segmentação de imagens
Fundamentos e Aquisição de Imagens Digitais
Fundamentos e Aquisição de Imagens Digitais
Reconhecimento de Padrões Extração de Características
Iana Alexandra Alves Rufino
Equipamentos 3/25/2017 Equipamentos Computação Gráfica - Gattass.
Quantização de cores em Imagens: o caso do K-means
Trabalho 1 CONHECENDO O EQUIPAMENTO Gabriel Tavares Malizia Alves Manuel.
Segmentação de Imagens
Iana Alexandra Alves Rufino
Acompanhamento de Cenas com Calibração Automática de Câmeras
Trabalho 2 de FCG Leitura de QR Codes
Quick Response Code Tópicos Etapa 1
Análise de Histograma para segmentação de fundo de imagens
Apresentação de uma metodologia de detecção e correção de falhas presentes na estrutura física de formulários de tipo Tabela. Estas falhas são oriundas.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Características das Imagens de Sensoriamento Remoto.
Características das Imagens de Sensoriamento Remoto.
Tratamento de Imagens I Prof. Felipe Broering
Fundamentação Teórica
Filtragem Espacial É baseado na aplicação de máscaras na imagem.
Filtros I: o domínio espacial. FILTROS I: o domínio espacial.
Filtro Linear-Máscaras
Nome: Rafael Baeta Orientador: Dr. David Menotti
Formatos de Imagem - PNG
Processamento Digital de Imagens
Equalização dos Histogramas em Imagens
Reconhecimento de códigos QR
Carlos Oliveira Descrição e Objetivo Considerações Etapas consideradas Resultados obtidos Melhoramentos.
Computação Gráfica aula 01
Fernando Carvalho, João Manuel R. S. Tavares
Computação Gráfica Aula 2 – Conceito de Resolução
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
Processamento de Imagens
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Clayton de Medeiros Vasconcelos Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas CAT- Out
Ademir Rafael Marques Guedes
Revisão Geral Técnicas de Realce Histogramas
Processamento de Imagens Digitais
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 4 Itens fundamentais para Desenvolvimento de algoritmos.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens
Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto
Best Combination of Binarization Methods for License Plate Character Segmentation (2013) - Resumo Vinicius Queiroz e Vinicius M. de Almeida.
Segmentação de Fundo Marcelo Gonella
Aluno: Rómulo Marlon Ramos Avalos Gil Santos, Edmundo Hoyle.
Sistemas de Rastreamento de Baixo Custo para Desktops Tecgraf (Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica) Depto. de Informática, PUC-Rio Alberto Raposo,
JPEG, GIF e Manipulação de Imagens
Digital Image Processing, 2nd ed. © 2002 R. C. Gonzalez & R. E. Woods 3 Representação da Imagem Digital O espectro eletromagnético.
Prof. Marcelo Gattass Gustavo Lopes Mourad.
Segmentação de imagens segmentação Pré-processamento descrição / análise Não existe uma única e definitiva abordagem ao problema da segmentação A descrição.
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
Processamento de Imagens e Computação Gráfica
Universidade de Passo Fundo Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis QR CODE Acadêmicos: Everton Konrad, Fabio Crestani, André Morais,
SENSORIAMENTO REMOTO CONTRASTE
FCG QR-CODE Aluno: Jeronimo Sirotheau de Almeida Eichler.
Fundamentos da Computação Gráfica PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro DI – Departamento de Informática Mestrado em Informática.
1 Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :38 Prof. João Ricardo Anrêo O TAG - que será usado dentro dos tags, e servirá apenas.
Introdução ao Processamento Digital de Imagens Gerson Leiria Nunes.
Transcrição da apresentação:

Ismael Andrade Pimentel Departamento da Eng. Mec Fundamentos de Computacao Gráfica Trabalho-2 - Fazer um programa que, através de uma webcam, leia um código QR. Primeira etapa: Binarizacao da Imagem. Ismael Andrade Pimentel Departamento da Eng. Mec

QR Code Capacidade de armazenamento Capacidade de correção de erros O QR Code (ou Código de Barras em 2D), é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-wave, em 1994. O QR vem de Quick Response, pois o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como as de celulares. O QR Code é muito usado no Japão. Capacidade de armazenamento Numérica - Max. 7.089 caracteres Alfanumérica - Max. 4.296 caracteres Binário (8 bits) - Max. 2.953 bytes Kanji/Kana - Max. 1.817 caracteres Capacidade de correção de erros Nível L 7% Nível M 15% Nível Q 25% Nível H 30%

Método de Otsu - Binarização O histograma de nível de cinza é normalizada e considerada como uma probabilidade de distribuição e é dada por Onde que os pixels da imagem dada são representados pelo “L” (1, 2, ...L) e o numero de pixels com nível “i”, é denotado por “ni” e o numero total de pixels N = n1 + n2 +n3+....nL.

Supondo agora que o pixel tem duas classes C0 e C1 (fundo e objetos) por um limiar de nível k: C0 denota pixels com níveis [0, ... k] e C1 denota pixels com níveis [k +1, ..., L ]. As probabilidades de ocorrência classe e da classe média níveis, respectivamente, são dadas por

Objetivo: Primeira etapa: Binarizacao de Imagem. O objetivo do trabalho consiste em fazer um programa que, através de uma webcam, leia um código QR.  Primeira etapa: Binarizacao de Imagem. Fazer um programa que leia as imagens fornecidas e produza uma    matriz binária (1=preto e 0 branco) que corresponda a imagem do    código QR. Para isto é preciso fazer a leitura, segmentação, identificação e decodificação da imagem. Calcular o histograma (quantas vezes a cor cinza aparece). Achar os marcadores dos cantos e fazer uma correção (homografia). Processar a imagem de forma a identificar onde estão os pontos do padrão. Gerar uma matriz de pontos através da imagem que corresponda ao código de segmentação que transforme a imagem RGB numa imagem binária (pixels com valor zero e um). Calculo para achar o thresrold (melhor nível de cinza).

Resultados Rodando o Otsu3 que corresponde somente ao OtsuBinarization teve melhores resultados do que os outros testes que transformavam a imagem para cinza ou passava o filtro de Gauss.