Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Amintas engenharia.
Sistemas Distribuídos
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
O Paradigma Cliente/Servidor Prof. Carlos A. Maziero, PhD PPGIA PUCPR.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Noções de Sistemas Operacionais
Sistemas operacionais
Engenharia de Software
Sistemas Distribuídos:Definições e Caracteristicas
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Metodologia Científica e Tecnológica
William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8a Edição
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Introdução à Informática
Computação Distribuída
Arquiteturas Diferentes
Sistemas Operacionais
Informática Industrial
Avaliação de Sistemas Operacionais
Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais
Avaliação de Desempenho de Sistemas Operacionais
Sistemas Distribuídos, Programação Concorrente e Redes de Computadores SSC/ICMC/USP Grupo de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente Paulo Sérgio.
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Administração Organizacional
Sistemas Operacionais
Curso Sistemas de Informação I Disciplina: Arquitetura de Software
Sistemas Operacionais
Implementação de Sistemas
09/03/10 20:13 Claudio de Oliveira – 1/21.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Sistemas Distribuídos
Professora Vanessa Fonseca
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores
Tópicos em redes e sistemas distribuídos
Sistemas Distribuídos
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Arquitetura de computadores
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
Sistemas Distribuídos
BD Distribuído Conceitos Iniciais.
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Augusto Martins e José Luís Zem Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Utilização de Cluster de Computadores.
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Single-Chip Cloud Computer (SCC) Um processador many-core experimental desenvolvido pela Intel Labs.
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Introdução aos Sistemas Distribuídos Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote –Aumentar a capacidade de processamento de programas –Usuário ia ao computador.
Sistemas Distribuídos
Introdução aos Sistemas Operacionais
Conceitos básicos Professor Esp. Diego André Sant’Ana
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Sistemas Distribuídos Programa da disciplina
Transcrição da apresentação:

Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores SSC/ICMC/USP Grupo de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente

Grande área A área de Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores é responsável por fornecer aos alunos os conceitos que vão desde a operação e funcionamento do computador até o desenvolvimento de aplicações distribuídas

Sistemas Distribuídos Não existe definição única. Lamport  É um sistema que impede você de obter qualquer serviço quando uma máquina que você nem imagina que exista falhe!

Sistemas Distribuídos Tanenbaum + van Renesse  Aparenta ser um sistema centralizado mas na realidade o S.O. executa em UCPs múltiplas e não dependentes. Conceito Chave  Transparência  o uso de múltiplos processadores deve ser invisível ao usuário.

Sistemas Distribuídos Grupo de computadores com capacidade de processamento autônomo, interconectado por uma rede, tolerantes e falha.

Sistemas Distribuídos http://www.salesforce.com/br/cloudcomputi ng/ http://www.locaweb.com.br/solucoes/cloud- computing.html?gclid=CJnh07qG7KECFReenA odRBKALQ

Programação Concorrente Máquinas “von Neumann” Programação Seqüencial  Um processo por vez; Gargalo de von Neumann  Baixo desempenho; Serialização de problemas paralelos. Solução: Computação Paralela Arquiteturas Paralelas: vários processadores/memórias trabalhando em uma mesma aplicação; Programação Concorrente: inciar/finalizar, coordenar e comunicar Diversas instruções executadas em paralelo para resolver problemas complexos mais eficientemente;

Programação Concorrente Execução Seqüencial: Várias instruções sendo executadas uma após a outra. Execução Concorrente: Várias instruções sendo executadas concorrentemente; Único processador: há um pseudo-paralelismo; Execução Paralela: na computação paralela há vários processos executando em diferentes processadores e trabalhando juntos em um único problema.

Redes de Computadores interligação de máquinas em diversas localidades; compartilhamento de informações; correio eletrônico; aproveitamento de potência computacional; entre outros.

Avaliação de Desempenho Haverá uma apresentação específica.

Disciplinas Relacionadas Sistemas Distribuídos: Lógica Digital Organização de Computadores Sistemas Operacionais Arquitetura Sistemas Computacionais Distribuídos Computação Distribuída Sistemas Comp. de Tempo Real Sistemas Comp. Tolerantes Falhas Redes Arquitetura de computadores Redes de Computadores Redes móveis Engenharia de Segurança Redes de Alto Desempenho Administração e Gerenciamento de Redes

Disciplinas Relacionadas Programação Concorrente Introdução a Ciência da Computação I e II Algoritmos e Estruturas de Dados I e II Computação Distribuída Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Utilizada em todas as outras (haverá uma apresentação individual – Aguardem!!)

Importância para Eng. Computação As disciplinas fornecem uma base sólida para a formação do Engenheiro de Computação É essencial saber o funcionamento do computador, como o sistema operacional gerencia o hardware, as tecnologias e protocolos das redes de computadores e como elas fornecem a base para o desenvolvimento de aplicações distribuídas

Oportunidades

Durante a Graduação Iniciação Científica Trabalho de Final de Curso

Grupo de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente Integrantes: Marcos José Santana – PhD Univ. Southampton Regina Helena Carlucci Santana – PhD Univ. Southampton Edson dos Santos Moreira – PhD Univ. Manchester Sarita Mazzini Bruschi – Dr. ICMC-USP Francisco José Mônaco – Dr. EESC-USP Paulo Sérgio Lopes de Souza – Dr. IFSC-USP Kalinka Regina L. J. Castelo BrancoDr. - ICMC-USP Jó Ueyama – PhD Lancaster University

Áreas de Pesquisa Avaliação de Desempenho Programação Concorrente Sistemas Distribuídos Redes de Computadores Sistemas de Tempo Real Ferramentas de Ensino Testes de Programas Concorrentes (em parceria com o Labes)

Áreas de Pesquisa (1) Avaliação de Desempenho Provisão de Qualidade de Serviço em Servidores Web SWDS (Servidor Web com Diferenciação de Serviço) Definição de um modelo e utilização de simulação Implementação de protótipo (auxílio FAPESP) Web Services WSArch (Web Service Architecture) Arquitetura para desenvovimento de Web Services com qualidade de serviço

Áreas de Pesquisa (2) Ferramentas de Ensino ASiA (Ambiente de Simulação Automático) e ASDA (Ambiente de Simulação Distribuída Automático) Auxílio no desenvolvimento de projetos de avaliação de desempenho utilizando simulação Amnésia Simulador de hierarquia de memória

Área de Pesquisa (3) Redes de Computadores Sohand – Service Oriented Handover Management System Segurança Redes de sensores

Site do LaSDPC lasdpc.icmc.usp.br

Mercado de Trabalho Desenvolvimento de aplicações Sistemas Distribuídos Web Services Aplicações Distribuídas Gerenciamento de Redes de Computadores

Mercado de Trabalho O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para ser utilizados em diversos setores, de acordo com as necessidades do mercado. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Pode, ainda, planejar e implementar redes de computadores e seus componentes,como roteadores e cabeamentos. 

Mercado de Trabalho Gerente de Redes Gerente de TI Gerente de Confiabilidade Projetista de Análise de Risco Avaliação de Risco Auditoria de Sistemas de Comunicação Certificação!!

Mercado de Trabalho Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Desempenho Avaliação de Desempenho Gerenciamento de Servidores Dimensionamento de Web Service