Rastreamento de Raios Estocástico Iluminação Global Rastreamento de Raios Estocástico
“Those Were the Days” “In trying to improve the quality of the synthetic images, we do not expect to be able to display the object exactly as it would appear in reality, with texture, overcast shadows, etc. We hope only to display an image that approximates the real object closely enough to provide a certain degree of realism.” – Bui Tuong Phong, 1975
Novas demandas
Física da luz Modelo de ondas Modelo quântico Energia de um photon: Óptica geométrica Modelo quântico Energia de um photon: h = constante de Planck (6.62610-34 J.s) f = freqüência (Hz) [ c = f m/s] c = velocidade da luz (2.997925108 m/s)
Energia e Fluxo Radiante 1 fótom com comprimento de onda : n fótons com comprimento de onda : [J/nm] Energia radiante: [J] Fluxo radiante: [J/s=Watts]
Revisão: Três conceitos básicos importantes área aparente ângulo sólido luminosidade vs. radiação
Área aparente (foreshortening) Uma área A vista de um ângulo é equivalente a uma área menor, A cos, tanto para emitir quanto para receber radiação luminosa. n θ A
Ângulo sólido esfera a r l α r círculo (esfero radianos)
Ângulo sólido em coordenadas polares
Ângulo sólido em coordenadas polares r sin d r d r d
Ângulos de elementos infinitesimais dl cos dl n r (esfero radiano)
Luminosidade vs. Radiação: sensibilidade dos cones do olho humano olho humano: cones (SML) e bastonetes (cegos para cor) .20 .18 .16 .14 .12 fração de luz absorvida por cada cone .10 .08 .06 .04 .02 400 440 480 520 560 600 640 680 l comprimento de onda (nm) 380 nm 780 nm
Luminosidade vs radiação 100% Fração da luz absorvida pelo olho sensibilidade relativa 50% 0% l (nm) 380 430 480 530 580 630 680 730 780 Luminous efficacy – the efficiency of a light source in producing visible light, expressed in lumens per Watt. Note – the Watts can be measured as a radiometric quantity or at the electrical source. The distinction is generally specified.
Radiometria “Newcomers to light measurement are often bewildered by the galaxy of arcane terms which surround it. To make matters worse, some of these terms (the worst offender is probably “intensity”) are common words that often carry different meanings in other, even closely related, fields .” Sunrise Instruments, LLC
http://www.sunriseinstruments.com/radiometry.html
Potência Radiante Energia total emitida por/que atravessa/incide em uma superfície por unidade de tempo. Unidade: Watt (W) = Joules/segundo (J/s) Exemplos: Sol: Corpo negro:
Irradiancia (irradiação?) ou iluminação Irradiance – flux per unit area impinging onto a surface. The radiometric unit is “watts per square meter; ” the photopic unit is “lumens per square meter” or, equivalently, “lux”. Note – the term “irradiance says nothing about the direction at which light strikes the surface. Illuminance – photopic irradiance. The unit is “lumens per square meter”, or, equivalently, “lux”. fluxo [ Watts ou Lumens] ou p
Radiosidade Potência radiante emitida por uma superfície, por unidade de área fluxo [ Watts ou Lumens] p
Radiancia ou Luminância
Radiancia ou Luminância Radiance – the amount of flux radiated by a projected area of surface per steradian of solid angle. The radiometric unit is “watts per square meter per steradian”; Luminance – photopic radiance. The unit is “lumens per square meter per steradian” or, equivalently, “candela per square meter”.
Radiancia ou luminosidade numa superfície
Radiosidade Radiancia
Radiosidade de refletores lambertianos Na radiosidade clássica, a reflexão é perfeitamente lambertiana, isto é, espalha luz incidente uniformemente em todas as direções A radiância L (p, θ, ) de um ponto p não depende da direção e pode ser escrita mais simplesmente como L(p) A radiosidade B(p) pode ser então ser escrita como: Esperança e Cavalcanti UFRJ
Fluxo Radianate de um Emissor Difuso Uniforme
Radiância do sol supondo uniforme
Irradiação do Sol na Terra e em Marte 149,600,000 km vácuo Marte 227,940,000 km Sol 12:00 h
Ângulos sólidos na Terra e no Sol
Que medida física da luz corresponde a “intensidade rgb”?
Modelo de câmera pinhole dAc dAp radiância dos pontos visíveis na direção da câmera irradiação sobre o pixel Câmeras e olhos humanos são sensíveis a radiância
Câmeras reais scene image plane lens Image Irradiance: Scene Radiance:
Câmeras com lentes dAc c α O dAp (área correspondente a dAc) p
Radiancia emitida por c na direção de p dAc c d Ω α O dAp p
Ângulo sólido dAc c d Ω r α O
Relação entre as áreas dAc c Ωo α O Ωi dAp p
Irradiação sobre o sensor dAc P d α quando foco no ∞ O dAp p
Irradiação (irradiância) no sensor da câmera é proporcional a: radiância do objeto da cena; área da lente; variação do cos4
Equipamento utilizado Creative WebCam Pro 640x480 (VGA) color CMOS Sensor USB 1.1 Interface
= arc tg (0,9/2,0) = 24o cos4 = 0,7 1,8m 2,0m Calculou-se, segundo as proporções de captura sobre as quais foram geradas as imagens da tela, o ângulo . Foi possível verificar que a iluminação nos pontos da tela decresce proporcionalmente a cos4.
P1 • 0,7 0,7 R=53 G=67 B=115 P1 P2 R=75 G=95 B=165 R=55 G=70 B=110 P1 – pixel no centro da tela P2 – pixel no canto da tela, na horizontal de P1
Sem correção
Com correção radiométrica
Sem correção
Com correção radiométrica
Sem correção
Com correção radiométrica
Sem correção
Com correção radiométrica
Estudo da Radiância
Propriedades da Radiância Radiância é invariante em uma linha reta A radiância que sai de x em direção a y é igual a radiância que chega em y vindo de x. (se o meio não interfere)
prova: potência emitida de dAx para dAy
prova: (cont.) potência recebida em dAy vinda de dAx
Radiância de uma superfície Fluorescência: freqüência diferente Fosforescência: freqüência diferente e significativamente mais tarde da absorção
Radiância de uma superfície (2)
Images from Jensen et. al, SIGGRAPH 2001 Modelagem de pele Images from Jensen et. al, SIGGRAPH 2001
Simplificação: emite no mesmo ponto, tempo e freqüência dωi p o constante (experimentalmente) (sr -1) BRDF: Bidirectional Reflectance Distribution Function
BRDF – Bidirectional Reflectance Distribution Function (em coordenadas esféricas) Lo Li θi p i dω (sr -1)
Modelos para a BRDF Medidas de modelos reais Images from Marc Levoy
Tipos de efeitos modelados Plastico vs Metal Anisotropia θi i Ei p Lo
Materiais Fisicamente Plausíveis Reciprocidade Conservação de energia
Reciprocidade detector Fonte de luz Fonte de luz detector
Conservação de Energia Tomando
Cálculo da radiância refletida em uma direção p
Radiância que chega no sensor Câmara ye ze eye xe yo xo zo
Equação de renderização
Integração de Monte Carlo xi - variável aleatória uniforme [ p(xi) = 1 ] f(x) x 1
Exemplo de MC 2 1 1
Exemplo de MC 2 1 1 1
Estimativa da reflexão local
Rstreamento de Raios Estocástico x
Probabilidade Uniforme da Semi-Esfera … u1 e u2 são duas variáveis aleatórias em [0,1]
Otávio de Pinho Forin Braga Uma Arquitetura para Síntese de Imagens Fotorrealistas Baseada em Técnicas de Monte Carlo Otávio de Pinho Forin Braga
Reflexão Local Sabemos que Integrando sobre o hemisfério superior BRDF define operador de reflexão
Reflexão Local Formulação por Área é a função de visibilidade
Emissão de Luz Gerada por inúmeros processos: Incandescência Quimiluminescência Fluorescência Fosforescência Etc... Nos interessa apenas a distribuição resultante Definida em
A Equação do Transporte da Luz Emissão independente da reflexão Expandindo o operador de reflexão:
Expansão em Série de Neumann Convergência garantida pela conservação de energia
Integral de Caminhos onde
Integral de Caminhos
Integral de Caminhos
Primeira Aproximação Resta ainda saber como calcular cada termo Integral de dimensão arbitrariamente grande
Primeira Aproximação (Recapitulando...) Resta ainda saber como calcular cada termo Integral de dimensão arbitrariamente grande
Solução para a ETL por Integração de MC Calculamos cada termo por integração de MC Geramos n caminhos Estimador
Amostrando Caminhos Devemos priorizar a escolha dos caminhos mais importantes Fazer isso de maneira global é difícil Construir caminhos com decisões locais
Caminhos como Cadeias de Markov (Kajiiya 86) Construção incremental partindo de Em cada , escolhemos com probabilidade Distribuição dos caminhos
Construindo os Caminhos Dado um vértice , como escolher ?
Transições Internas Caminhos geometricamente impossíveis
Transições Internas Amostrar direção Automaticamente amostramos por importância
Transições Internas Densidade em relação ao ângulo sólido Novo estimador: Transição final Transições internas
Amostrando BRDFs
Transição Final Problema puramente geométrico
Amostrando Uma Fonte Amostragem uniforme por ângulo sólido projetado Amostragem uniforme por área
Amostrando Várias Fontes n fontes de luz Escolhemos uma das fontes com probabilidade qi Ponderamos o estimador i por 1/qi Caso mais simples: qi = 1/n qi igual à fração da potência da fonte i
Roleta Russa Problemas: Gastamos mais tempo nos termos menos importantes Onde truncar a série?
Roleta Russa Evitar aleatoriamente a avaliação do resto da soma Podemos fazer isso a cada passo n pode ser arbitrariamente grande
Consideração sobre Eficiência
Reutilização de Prefixos Introduz correlação entre os termos Aumento na variância Mas calculamos mais caminhos em um dado tempo
O Ciclo de Amostragem do Filme
O Núcleo da Geometria
Estratégias para Calcular a Radiância Implementam uma estratégia em computeRadiance(ray)
BRDF spectrum evaluate(vector wi, vector wo); spectrum sample(vector wo, vector *wi, float *pdf); float pdf(vector wo, vector wi);
Fontes de Luz Toda primitiva pode ser emissora Coleção das primitivas emissoras na cena Permite que amostremos somente as fontes Esforço principal está nas primitivas geométricas: vector sample(point p, float *pdf, ray *r); vector sample(point p, vector n, float *pdf, ray *r);
Resultados Iluminação global Iluminação direta
Resultados 1 amostra por pixel 10 amostras por pixel
Resultados 25 amostras por pixel 81 amostras por pixel 512x512 ~ 5h 30 min
Geometria complexa ~ 900 mil triângulos Resultados Geometria complexa ~ 900 mil triângulos ~ 3 min
Resultados
FIM