Maria de Lourdes Teixeira Jardim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo sobre População
Advertisements

Diagnóstico da Violência no Trânsito
Epidemiologia do Envelhecimento I ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DO IDOSO Porto Alegre, 26 de setembro de 2006 SES/DAS/S.S.IDOSO Elaboração : Airton Fischmann.
Desafios Atuais decorrência do Envelhecimento Populacional
Analfabetismo no Brasil: Tendências, Perfil e Efetividade dos Programas de Alfabetização de Adultos Reynaldo Fernandes Inep/MEC e FEA-RP/USP.
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
A Pirâmide Etária do Brasil
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
Estudo sobre População PIRÂMIDES ETÁRIAS
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves Maio de 2007
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Simone Wajnman/ Cedeplar UFMG
ESTATÍSTICAS DE MORTES EM ACIDENTES DE TRÂNSITO
PIB Municipal FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 10 de Dezembro de 2010.
PIB Municipal 2010 FEE / Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contas Regionais Porto Alegre, 12 de dezembro de 2012.
Psicologia do Envelhecimento
Revisão.
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
65 + Quantos somos, quem somos e como estamos?
DESTAQUES DO IDESE 2009 Centro de Informações Estatísticas
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
Estrutura da População Crescimento Vegetativo Estrutura Etária PEA IDH
II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais -Rio de Janeiro - 21 a 25 de agosto de 2006 Mesa Redonda.
População e Crescimento Econômico
,8‰ 9,8‰ (‰) Evolução das taxas de natalidade e mortalidade nos países desenvolvidos Tx. Natalidade Tx. Mortalidade.
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 28 de Dezembro de 2010 Desempenho do RS.
FEE - Centro de Informações Estatísticas Porto Alegre, 07 de Outubro de 2010 Destaques do Idese 2007
Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais Porto Alegre, 19 de Abril de 2011.
FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 23 de Dezembro de 2008 Desempenho do RS.
FEE/ Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contabilidade Social Porto Alegre, 28 de junho de 2011 ITAP 1º trimestre de 2011.
Centro de Informações Estatísticas/ Núcleo de Contas Regionais 25 de agosto de 2011 ITAP 2º trimestre de 2011.
Produto Interno Bruto Rio Grande do Sul
Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contas Regionais 17 de novembro de 2011 ITAP 3º trimestre de 2011.
POPULAÇÃO RESIDENTE POR FAIXA ETÁRIA, SEGUNDO SER E SEXO, FORTALEZA, 2012 Fonte: IBGE(2010); Célula de Vigilância Epidemiológica/Centro de Informações.
Rio Grande do Sul: diagnóstico
Marcio Pochmann Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Porto Alegre, 31 de janeiro de Rio Grande Sul.
MIGRAÇÕES.
Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Estado da Saúde GEPDI Gerência Estratégica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional NASTS Núcleo.
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
elaborado em mar/2007 ESTADO DO PARANÁ
Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária
na Região Hidrográfica do
Características e Crescimento da População Mundial.
PLANO DE ENFRENTAMENTO DAS DCNT DE PALMAS-TO
Fonte: SAR/ANA – Banco de Dados Hidro Total de 1 Estação 1920 Fonte: SAR/ANA - Banco de Dados Hidro.
Demografia.
INDICADORES DEMOGRÁFICOS
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
Prof Claudinei Perencin.
Desafios e oportunidades do envelhecimento no Brasil
A População Portuguesa
Projeção da população por sexo e idade: Brasil
Saúde na Terceira Idade
Actividades Interactivas. A forma mais antiga e mais directa de conhecer o número de pessoas que habitam num determinado território. Um referendo que.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Dinâmica demográfica de Santa Catarina: uma análise a partir dos resultados do Censo Demográfico de 2010 Carla Craice doutoranda Demografia IFCH/Universidade.
População: Distribuição geográfica e crescimento
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EPIDEMIOLÓGICA
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Medidas de ocorrência de eventos em saúde Agosto de 2011 Prof. Marcia Furquim de Almeida e Zilda Pereira da Silva Prof as. Marcia Furquim de Almeida e.
28ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL Brasília, 13/11/2014 CGI DEMOGRÁFICO IDB 2013.
Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016
Transcrição da apresentação:

Maria de Lourdes Teixeira Jardim mjardim@fee.tche.br A mudança no perfil etário da população gaúcha Maria de Lourdes Teixeira Jardim mjardim@fee.tche.br Fundação de Economia e Estatística Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Produtos Estatísticos A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

População residente no Rio Grande do Sul, taxa de crescimento média anual e estrutura etária — 1900-2020 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Crescimento vegetativo, Rio Grande do Sul, 1974 - 2002 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Taxas de emigração, imigração e imigração interna, no Rio Grande do Sul, 1940 a 2000 E=(Naturais Não Residentes na UF / População Natural)*100 I = ( Não Naturais Residentes na U.F / População Total do Município)*100 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Taxa líquida de migração anual, no Rio Grande do Sul, 1970 a 2000 Migrantes População do Período Meio do Taxa Anuais Período 1970 a 1980 -21.716 7.260.197 -0,30% 1980 a 1990 -10.344 8.379.713 -0,12% 1990 a 2000 -2.884 9.646.436 -0,03% Fonte: FEE / NPE Nota: Taxas calculadas segundo métodos indiretos. A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Evolução da população por faixa etária A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Razão de sexo, por faixa etária, no Rio Grande do Sul - 1900-2000 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

piramides A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Acréscimos populacionais, por grupos etários e períodos de 20 anos, RS, 1940 – 2020 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Estrutura etária do Rio Grande do Sul – 1900/2020 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Percentual da população de 60 anos ou mais, por situação de domicílio e sexo, Brasil e Rio Grande do Sul, 2000 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Percentual da população de 60 anos ou mais, por Coredes, Rio Grande do Sul – 1970 - 2000 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

Percentual da população de 60 anos ou mais, por Coredes, Rio Grande do Sul - 2000 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.

População de 60 anos ou mais, por Coredes, Rio Grande do Sul – 1970 - 2000 A mudança no perfil etário da população gaúcha - Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística, Centro de Informações Estatísticas, Núcleo de Produtos Estatístico Política do Envelhecimento Ativo - Rio Grande Sul: O Estado Amigo do Idoso, Secretaria da Saúde/Escola de Saúde Pública.