GEOPROCESSAMENTO APLICADO AOS RECURSOS HÍDRICOS – UM ENFOQUE PRÁTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
André Luís Bier Longhi Salatiel Alves de Araujo
Advertisements

Características físicas de uma Bacia Hidrográfica
ESCALA CARTOGRÁFICA.
Algumas estruturas de dados em SIGs
ST 306 HIDROLOGIA INTERPRETAÇÃO CARTOGRÁFICA
André Quintão de Almeida Orientador: Alexandre Rosa dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL JUNHO DE 2004.
Sistemas de Informação Geográfica Profa. Gisa Melo Bassalo
Curso básico de Geoprocessamento e ArcGIS 9.3 (aplicado a Hidrologia)
Rosangela Sampaio Reis
ArcHydro Carlos Ruberto Fragoso Júnior
Geoprocessamento na Agricultura de Precisão
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Curso de Cafeicultura de Precisão
CARACTERÍSTICAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Departamento de Engenharia Civil – DEC Área de Engenharia de Recursos Hídricos - AERH SISTEMAS DE INFORMAÇÕES.
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
Modelagem Numérica de Terreno
Profª Iana Alexandra Alves Rufino
Profª Iana Alexandra Alves Rufino
Análises espaciais: Modelos Numéricos de Terreno
Modelagem Numérica de Terreno
Modelagem Numérica de Terreno
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
SEMARH PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ARIDO POTIGUAR – PSP Delimitação da Microbacia Hidrográfica do Rio Cobra a partir.
Novas tecnologias implantadas no ATLAS ...
Cartografia – Parte II O programa CBERS Mapas/Cartas/Plantas
ANÁLISES ESPACIAIS Iana Alexandra Alves Rufino
Por: Carlos Ruberto Fragoso Jr. Marllus Gustavo F. Passos das Neves
HIDROLOGIA FÍSICA Delimitação Automática de Bacia Hidrográfica via SIG
Dados em Geoprocessamento
Geotecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente
Disciplina Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
M. J. Maldonadoae I. F. Brownb
UTILIZAÇÃO DE REDES TIN EM MODELOS DISTRIBUÍDOS DE PRECIPITAÇÃO/ESCOAMENTO SUPERFICIAL desenvolvido no âmbito do projecto tempQsim.
Manejo de bacias hidrográficas
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
Sistemas de Informações Geográficas
Dados em Geoprocessamento
FACULDADE SUDOESTE PAULISTA
Modelagem Numérica de Terreno
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Principais Aplicações da Modelagem Numérica de Terreno
Divisão automática em sub-bacias
INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA
Delimitação da APA do rio Uberaba
Geoprocessamento e Utilização de Equipamentos de GPS
Análise do MNT parte 3 Problemas mais avançados
Representação digital do relevo
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
Bacia hidrográfica Área de captação natural dos fluxos de água, originados a partir da precipitação que faz convergir para um único ponto de saída, seu.
Dados em Geoprocessamento
Sinuosidade do curso d’água principal
Geoprocessamento Produtos derivados.
HIP 64 – GEOPROCESSAMENTO APLICADO AOS RECURSOS HÍDRICOS
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Modelos Hidrológicos EHD222 - Modelagem Hidrológica Aplicada
Felipe Marques Sobral dos Santos
ESPACIALIZAÇÃO DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS E MODELAGEM DO TERRENO Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências.
Aula 1 – Parte II O PROBLEMA DA REPRESENTAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESPAÇO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADOS Deteção remota GeoprocessamentoautomáticoWebSIG Modelos digitais de terreno de terreno Análise de imagem Análise.
Ciclo Hidrológico.
CARTOGRAFIA UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS.
Prof. Eudes José Arantes
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADOS Deteção remota GeoprocessamentoautomáticoWebSIG Modelos digitais de terreno de terreno Análise de imagem Análise.
1. SUPERINTENDENCIA DE GESTÃO DO PATRIMONIO IMOBILIÁRIO DA GET MAIO/2016 PAE – Mapas de inundação.
Transcrição da apresentação:

GEOPROCESSAMENTO APLICADO AOS RECURSOS HÍDRICOS – UM ENFOQUE PRÁTICO Prof. Marcello Benigno B. de Barros Filho Msc. em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação – UFPE Prof. do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento – CEFET-PB Coordenador do Setor de Geoprocessamento da AESA – PB

INTRODUÇÃO As tecnologias de Geoprocessamento, em especial o SIG e o sensoriamento remoto podem ser utilizadas de diversas formas em estudos que envolvam os Recursos Hídricos, tais como: Localização de eventos através de suas coordenadas Medições: Área de bacias hidrográficas, comprimento do rio principal Análises topológicas Estudo do relevo Visualização em 3D Área entre cotas Geração de Perfis Estudos sobre inundações

INTRODUÇÃO Análises hidrológicas Delimitação automática de bacias Sentido do escoamento Chuva x vazão Produção cartográfica

LOCALIZAÇÃO DE COORDENADAS Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

LOCALIZAÇÃO DE COORDENADAS Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

MEDIÇÕES Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

Relações Espaciais - adaptado de ENGENHOFER (1997) ANÁLISES TOPOLÓGICAS Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros. Relações Espaciais - adaptado de ENGENHOFER (1997)

ANÁLISES TOPOLÓGICAS Quais são os açudes ao longo do curso do rio Piranhas? Em que município está o açude Engenheiro Ávidos? Quais são os municípios que estão a um raio de 5 km, em relação ao canal da redenção? Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

Sensor SRTM - Shuttle Radar Topography Mission ESTUDO DO RELEVO - SRTM Sensor SRTM - Shuttle Radar Topography Mission No dia 11 de fevereiro de 2000, a bordo do ônibus espacial Endeavour, foi colocado em órbita o sensor SRTM. O sistema de Radar SRTM varreu a maior parte da superfície da Terra, obtendo dados suficientes para gerar o mais completo banco de dados de alta resolução da topografia da Terra. Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ESTUDO DO RELEVO - SRTM A imagem gerada pelo Sensor SRTM possui resolução espacial de 90 metros, permitindo visualizar detalhes e recompor informações tridimensionais compatíveis com a escala de 1:100.000. Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ESTUDO DO RELEVO – VISUALIZAÇÃO EM 3D Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ESTUDO DO RELEVO – ÁREA ENTRE COTAS Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ESTUDO DO RELEVO – GERAÇÃO DE PERFIS Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ANÁLISES HIDROLÓGICAS Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ANÁLISES HIDROLÓGICAS Remoção de Sinks Um sink é uma área rodeada por elevações com valores de cotas superiores, que pode ser associada a uma depressão. A maioria dos sinks pode ser considerada imperfeição no MNT. Amostra de uma imagem com um sink Sink corrigido Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ANÁLISES HIDROLÓGICAS Direção de fluxo (Flow Direction) Define as direções de fluxo de água baseada na linha de maior declividade do terreno. Este arquivo dever ser gerado a partir da imagem de radar devidamente preenchida (fill sinks). 32 64 128 16 1 8 4 2 Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros. Flow direction map

ANÁLISES HIDROLÓGICAS Direção de fluxo acumulado (Flow Accumulation) Os dados relativos a fluxo acumulado significam uma integração entre o fluxo superficial e subsuperficial da água a montante de um determinado ponto no terreno. A partir da direção de fluxo, o fluxo acumulado é obtido somando-se a área das células (quantidade de células) na direção do fluxo (ou escoamento) (MENDES; CIRILO, 2001). Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ANÁLISES HIDROLÓGICAS Direção de fluxo acumulado (Flow Accumulation) Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

ANÁLISES HIDROLÓGICAS Bacia hidrográfica (Watershed) Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

PRODUÇÃO CARTOGRÁFICA Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.

DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS NA WEB Conceito: As redes são entidades formadas por pontos (nós ou vértices) e linhas (arcos ou arestas) que descrevem de maneira natural vias públicas, conexões de água, telefonia, e outros.