SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações

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Transcrição da apresentação:

SCC0141 - Bancos de Dados e Suas Aplicações Prof. Jose Fernando Rodrigues Junior Material original: Elaine Parros Machado de Sousa MER – Parte 1

MER - Modelo Entidade Relacionamento MER – Criado por Peter Chen “The entity-relationship model: towards a unified view of data”, ACM TODS, 1976. Voltado para a representação dos aspectos estáticos (informação) do Domínio da Aplicação Modelagem semântica dos dados USP – ICMC – GBDI

MER - Modelo Entidade Relacionamento Popular Simplicidade Expressividade Intuitivo  representação gráfica da informação Diagrama Entidade-Relacionamento (DE-R) USP – ICMC – GBDI

MER – Construtores Sintáticos Modelos de Dados definem um conjunto (limitado) de Construtores Sintáticos um mesmo Construtor Sintático pode ser usado para representar diversas situações do mundo real Sobrecarga Semântica USP – ICMC – GBDI

MER – Construtores Sintáticos Conjunto de Entidades (CE) Conjunto de Relacionamentos (CR) Atributos de Entidades Atributos de Relacionamentos USP – ICMC – GBDI

MER Entidades  “coisas”, objetos, pessoas, entes, etc. do mundo real Conjuntos de Entidades  coleções de entidades que têm a mesma “estrutura” e o mesmo “significado” na modelagem estrutural e semanticamente iguais USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Entidades MER não trata Entidades individuais, apenas Conjuntos de Entidades Notação DER: retângulo Disciplina Pessoa USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Relacionamentos Relacionamentos  associações entre entidades do mundo real Conjuntos de Relacionamentos  relacionamentos entre entidades dos mesmos CEs Disciplina Pessoa USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Relacionamentos Notação DER: losango Matricula Disciplina Pessoa Escola Trabalha USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Relacionamentos Ex: vários Conjuntos de Relacionamentos envolvendo os mesmos Conjuntos de Entidades Disciplina Matricula Pessoa Faz Prova USP – ICMC – GBDI

Atributos Atributos  valores que representam propriedades das entidades e relacionamentos no mundo real atributos de entidades atributos de relacionamentos USP – ICMC – GBDI

Atributos de Entidades Notação DER: elipses ligadas aos Conjuntos de Entidades Disciplina Pessoa Matricula Sigla Nome Nome No. USP Número Créditos USP – ICMC – GBDI

Atributos de Entidades Idéia: os atributos de um Conjunto de Entidades descreve todas as entidades do conjunto Pergunta: um Conjunto de Entidades sem atributos tem significado para a modelagem??? USP – ICMC – GBDI

Conjunto Conjuntos: conceito que fundamenta quase toda a matemática; Definição: coleção de elementos distintos (sem repetição) e sem ordem definida (apenas eventual); Conjuntos são a base dos SBGDs; Como definir conjuntos em SGBDs? USP – ICMC – GBDI

Restrição de Unicidade - Chave Todo conjunto de entidades deve ter um atributo, ou um conjunto de atributos, cujo valor identifique univocamente cada entidade no conjunto CHAVE USP – ICMC – GBDI

Restrição de Unicidade - Chave Chave Simples: Notação DER: grifar atributo chave Pessoa Anotação: CPF é identificador NUSP Nome CPF USP – ICMC – GBDI

Restrição de Unicidade - Chave principal meio de acesso a uma entidade outros possíveis atributos identificadores (outras chaves) podem ser anotados separadamente, para efeito de documentação e para o projeto lógico USP – ICMC – GBDI

Restrição de Unicidade - Chave Chave Simples: Notação DER: grifar atributo chave Pessoa Anotação: CPF é identificador NUSP Nome CPF USP – ICMC – GBDI

Restrição de Unicidade - Chave Chave Composta: entidade precisa de mais de um atributo para identificação a concatenação de todos estes atributos indica a chave única Sala Aula Notação DER: todos os atributos da chave grifados Campus Bloco Número USP – ICMC – GBDI Capacidade

Atributos Ex: onde colocar um atributo NOTA??? Disciplina Pessoa Matricula Sigla Nome Nome No. USP Número Créditos USP – ICMC – GBDI

Atributos Ex: onde colocar um atributo NOTA??? Se fosse um atributo de Pessoa, cada pessoa teria uma nota única para qualquer disciplina Disciplina Pessoa Matricula Sigla Nome Nome No. USP Nota Número Créditos USP – ICMC – GBDI

Atributos Ex: onde colocar um atributo NOTA??? Se fosse um atributo de Disciplina, todas as pessoas matriculadas numa disciplina teriam a mesma nota Matricula Disciplina Pessoa Sigla Nome Nome No. USP Nota Número Créditos USP – ICMC – GBDI

Atributos de Relacionamentos Ex: onde colocar um atributo NOTA??? em MATRICULA!!! Disciplina Pessoa Matricula Sigla Nome Nota Nome No. USP Número Créditos USP – ICMC – GBDI

Atributos de Relacionamentos Observação: os CEs sempre possuem atributos, mas os CRs podem existir mesmo que não tenham atributos próprios existência de CR é justificada pela associação entre os CEs ex: queremos representar que pessoas matriculam-se em disciplinas, mas pode ser que não estejamos interessados em indicar as notas obtidas em cada matrícula USP – ICMC – GBDI

Atributos Tipos de atributos Simples vs. Composto simples (atômico): não dividido; uma única parte composto: dividido em partes; possui sub-atributos USP – ICMC – GBDI

Atributo Composto Pessoa Composto Pessoa Rua Número CEP Cidade Nome NUSP Rua Número CEP Cidade Endereço Notação Nome NUSP Rua Número CEP Cidade Endereço USP – ICMC – GBDI

Atributo Composto Pessoa Pessoa Nome NUSP Nome NUSP EndRua Número CEP Endereço Nome Pessoa NUSP EndRua Número CEP Cidade Endereço Apart Notação Nome Numero Apart EndRua CEP Cidade USP – ICMC – GBDI

Atributos Tipos de atributos Monovalorado vs. Multivalorado monovalorado: pode assumir um único valor para uma/um entidade/relacionamento em particular multivalorado: pode assumir mais de um valor para uma/um entidade/relacionamento em particular USP – ICMC – GBDI

Atributo Multivalorado N.Ser.Med. Alergias Aluno Nome Notação Aluno Multivalorado Nome N.Ser.Med. Alergias USP – ICMC – GBDI

Atributos Tipos de atributos Armazenado vs. Derivado armazenado: atributo da entidade derivado: valor pode ser obtido a partir dos valores de outros atributos da entidade ou de informação armazenada em seus relacionamentos USP – ICMC – GBDI

Atributo Derivado Derivado Aluno Aluno Notação Nome Data Nascimento Idade Aluno Derivado Nome Data Nascimento Idade USP – ICMC – GBDI

Atributo Derivado Disciplina Pessoa Matricula Nro Disciplinas Sigla No. USP Nome Nome Número Créditos Nro Disciplinas USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Relacionamentos - Papéis Cada CE que participa de um CR tem um PAPEL no CR Indicação opcional pode facilitar entendimento da modelagem Matricula Disciplina Pessoa Matricula Matriculada em USP – ICMC – GBDI

? Conjunto de Relacionamentos - Papéis Indicação de papéis deve ser feita sempre que houver ambigüidade na interpretação do CR Contrata Contratado por Empresa Contrata Curso Contratada por Contrata ? USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Relacionamentos - Papéis em geral CEs assumem papéis distintos em CRs distintos matriculada em matricula Disciplina Pessoa Matricula conclui é concluída Concluir Nota USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Relacionamentos - Papéis Auto-Relacionamento: um mesmo CE desempenha mais de um papel num mesmo CR tem pré-requisito Pré - Requisito Disciplina é pré-requisito USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Relacionamentos - Cardinalidade Cardinalidade Restrição estrutural todo CR associa uma ou mais entidades de um CE1 a uma ou mais entidades de um CE2 Cardinalidade determina o número de relacionamentos dos quais cada entidade pode participar USP – ICMC – GBDI

Conjunto de Relacionamentos - Cardinalidade Ementa Descreve Disciplina 1 1 Um para Um Turma Tutora Professor 1 N Um para Muitos N M Pessoa Matricula Disciplina Muitos para Muitos USP – ICMC – GBDI

Exercício – Base de Dados de alunos de uma universidade Um aluno ingressa na universidade para cursar apenas um curso. Dados pessoais do aluno, como nome, endereço e CPF são armazenados. Além disso, cada aluno recebe na universidade um número único. Os cursos têm nome e código. Os alunos se matriculam em disciplinas, das quais sabe-se sigla, nome, número de créditos e livros recomendados. As disciplinas são ministradas por professores, sendo que uma disciplina pode ter apenas um professor. Para cada disciplina que ministra, o professor pode adotar um método de ensino. Cada professor é vinculado a uma área de pesquisa, e possui uma sala onde realiza seu trabalho. As salas são para um professor apenas, e são localizadas de acordo com um número, e com o campus e o bloco onde estão. Além disso, a universidade possui um programa de auxílio em que um aluno pode ser ajudado por um (e somente um) estudante voluntário, mas o voluntário pode ajudar vários alunos. OBS: incluir atributos de professor.