O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR VIA MASCULINA. LEI SÁLICA (FRANÇA) O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O absolutismo monárquico
Advertisements

BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
CRISE do SÉCULO XIV e XV A economia feudal não foi capaz de enfrentar as transformações que se intensificavam desde as Cruzadas.
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
MONARQUIAS FEUDAIS FRANÇA Dinastia Capetíngia (987 – 1328)
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
A Peste Negra.
FORTALECIMENTO DO PODER DOS REIS Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
AULAS 11 E 12 BAIXA IDADE MÉDIA FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS
Feudalismo.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
DAS MONARQUIAS FEUDAIS AO ABSOLUTISMO
Formação das Monarquias Nacionais
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
Expansão Marítima Grandes Navegaçãoes.
UM PROCESSO: DO SÉCULO XI AO XVIII
Revolução Inglesa Definição: movimento político, militar e religioso que pôs fim ao Absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira Monarquia.
Revolução Inglesa.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Prof. Alexandre Neto.
BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI – XV)
Aula 13 Prof. Fernando Gondim
CRISE DO MUNDO FEUDAL.
Renascimento das cidades
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
HISTÓRIA.
O século da fome, da guerra e da Peste
A GUERRA COMO INSTRUMENTO DOS REIS
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Baixa Idade Média A desagregação do Feudalismo
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
Conceito de Idade Média
O Estado Moderno.
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA
GUERRA DOS CEM ANOS.
Unificação Italiana.
REVOLUÇÕES INGLESAS PROF. RICARDO SCHMITZ.
Formação das Monarquias Centralizadas
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
Filosofia Religiosa Santo Agostinho –
A Era Napoleônica ( ).
A Revolução Inglesa (século XVII)
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
Puritana e Gloriosa Século XVII
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Baixa Idade Média.
Aula 6 – Absolutismo e Mercantilismo
A crise do feudalismo História a – aula 18
Diminuição da População Mundial 1/3 da população europeia Guerras Revoltas e conflitos longos Fomes Doenças Peste Negra Crise do Século XIV Grave.
ABSOLUTISMO INGLÊS Dinastia Tudor
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL Prof. Vilmar Carvalho
CORREÇÃO ATIVIDADES 2º Ano
A CRISE DO ANTIGO REGIME REVOLUÇÃO INGLESA
• O que foi a Revolução Inglesa?
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30
{ Monarquias Nacionais (conflitos) Cultura na Idade Média – Aulas 28 e 29.
Baixa Idade Média - XIV.  Fome: Clima, esgotamento do solo, aumento da população.  Peste: Falta de higiene, contágio (bactéria)  Guerra: insegurança.
Livro: Capítulo 6.  Entre os séculos VI e XIII, africanos, asiáticos e europeus criaram diversas rotas comerciais interligando os três continentes. 
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
REVOLUÇÃO INGLESA.
BAIXA IDADE MÉDIA Características desse período: Fim da autonomia dos sr feudal (poder local) Fim do poder universal da Igreja ( hegemonia) ***************************************
IDADE MÉDIA.
IDADE MÉDIA BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC XI – XV) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:  Decadência do feudalismo.  Estruturação do modo de produção capitalista.  Transformações.
FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS AULA 12 O QUADRO POLÍTICO NA BAIXA IDADE MÉDIA SÉCULOS XII AO XV.
Transcrição da apresentação:

O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR VIA MASCULINA. LEI SÁLICA (FRANÇA) O PODER REAL SÓ PODERIA SER TRANSMITIDO AO HERDEIRO POR VIA MASCULINA.

O trono foi ocupado por Felipe VI (Valois). O motivo da disputa residia no fato de que os reis da Inglaterra, desde Guilherme I, o Conquistador, controlavam grandes regiões da França na qualidade de feudos, o que supunha uma ameaça à monarquia francesa. Principal região ligada à Inglaterra: Flandres.

EDUARDO III MANDA TROPAS PARA FLANDRES APOIO: BURGUESIA DE FLANDRES. INIMIGOS: NOBREZA DA REGIÃO.

JACQUERIES AS VITÓRIAS INGLESAS PROVOCARAM O AUMENTO DOS IMPOSTOS. OS CAMPONESES ORGANIZARAM REVOLTAS, CHAMADAS JACQUERIES.

COMO AGIAM OS CAMPONESES EM 1358, DESTRUÍRAM VÁRIOS CASTELOS. FORAM LIDERADOS POR  GUILLAUME CALE, QUE FOI COROADO COMO REI DOS CAMPONESES COM UMA COROA DE FERRO EM BRASA E DEPOIS DECAPITADO.

A PESTE NEGRA (BUBÔNICA) ORIGINOU-SE NA CHINA E CHEGOU À EUROPA EM 1347. CAUSADOR: UM BACILO CHAMADO PASTURELLA PESTIS PRESENTE EM ROEDORES TAIS COMO RATOS E SUAS PULGAS. A PESTE ERA EXTREMAMENTE AGRESSIVA CHEGANDO A MATAR EM TRÊS DIAS.

DIFUSÃO DA PESTE NEGRA PELA EUROPA

O DOENTE TINHA MANCHAS ESCURAS E BOLHAS NO CORPO

OS EUROPEUS BUSCAVAM OS MOTIVOS CASTIGO DE DEUS: OS CULPADOS PODERIAM SER OS JUDEUS. JUDEUS FORAM MORTOS.

GRUPOS DE AUTO-FLAGELAÇÃO ALGUNS CRISTÃOS SE AUTO-FLAGELAVAM PARA TEREM O PERDÃO DE DEUS.

MAS O REAL MOTIVOS ERA A FALTA DE HIGIENE, PRINCIPALMENTE NAS CIDADES

ENTRE 1347 E 1352, A PESTE NEGRA MATOU UM TERÇO DA POPULAÇÃO EUROPEIA.

DEPOIS DAS JACQUERIES E DA PESTE NEGRA, OS FRANCESES PASSARAM À OFENSIVA MAS EM 1420, ASSINARAM O TRATADO DE TROYES, QUE DAVA AO REI INGLÊS O DIREITO À SUCESSÃO DO TRONO FRANCÊS.

1428: JOANA D’ARC PASSA A COMANDAR O EXÉRCITO FRANCÊS.

JOANA D’ARC VENCE OS INGLESES EM ORLEANS EM 1429, CARLOS VII FOI COROADO COM A AJUDA DE JOANA D’ARC.

JOANA D’ARC FOI CONSIDERADA BRUXA NUMA TENTATIVA DE ENTRAR EM PARIS, JOANA FOI FERIDA. DEPOIS FOI PRESA POR ALIADOS DOS INGLESES, INTERRROGADA E MORTA NA FOGUEIRA.

JOANA FOI QUEIMADA VIVA E A GUERRA AINDA DURARIA MAIS DE 20 ANOS

REVOLTAS CAMPONESAS NA INGLATERRA NO ANO DE 1381, JOHN BALL E WALT TYLER, ORGANIZARAM UMA TROPA DE CAMPONESES QUE DOMINARAM AS CIDADES DE KENT E ESSEX. PARTINDO PARA LONDRES, OS REVOLTOSOS FORAM RECEBIDOS PELO PRÓPRIO REI.  PROMETENDO OFERECER MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA, OS REVOLTOSOS RETORNARAM PARA AS REGIÕES RURAIS BRITÂNICAS. OS LÍDERES FORAM PRESOS E MORTOS.

A GUERRA DAS DUAS ROSAS (1455-1485)

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS O CONFLITO TEVE INÍCIO QUANDO RICARDO, DUQUE DE YORK, O MAIOR SENHOR FEUDAL INGLÊS E ASPIRANTE AO TRONO, APRISIONA HENRIQUE VI, REI DA INGLATERRA E MEMBRO DA FAMÍLIA LANCASTER. OS YORK FORAM DERROTADOS EM 1460. UM ANO DEPOIS, EDUARDO IV, TAMBÉM DA CASA DE YORK, TOMA O TRONO DOS LANCASTER , MAS ACABA TRAÍDO PELA NOBREZA E É OBRIGADO A DEVOLVÊ-LO A HENRIQUE VI. O REI MORRE EM 1471. DOIS ANOS DEPOIS MORRE TAMBÉM EDUARDO IV. A GUERRA TERMINA EM 1485, QUANDO HENRIQUE TUDOR DERROTA RICARDO III. O NOVO REI ENTÃO UNIFICA AS DUAS ALAS DA NOBREZA, POIS É GENRO DE EDUARDO IV, DA CASA DE YORK, E LIGADO AOS LANCASTER POR PARTE DE MÃE. HENRIQUE TUDOR SOBE AO TRONO DA INGLATERRA SOB O NOME DE HENRIQUE VII, INICIANDO ASSIM A DINASTIA TUDOR (1485-1603), RESTAURANDO A AUTORIDADE REAL E IMPLANTANDO O ABSOLUTISMO NA INGLATERRA.

A CULTURA MEDIEVAL

MOSTEIROS: COPISTAS COPIAVAM OBRAS CLÁSSICAS

AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES NO SÉCULO X, APARECEU A PRIMEIRA UNIVERSIDADE EUROPEIA: SALERNO, NA ITÁLIA. EM SEGUIDA, SURGIRAM: PARIS, OXFORD, BOLONHA E CAMBRIDGE.

UNIVERSIDADE DE OXFORD UNIVERSIDADE DE BOLONHA

ESCOLÁSTICA: SÃO TOMÁS DE AQUINO (1225-1274)

ARQUITETURA MEDIEVAL

IGREJA ROMÂNICA NA CIDADE DO PORTO

IGREJA ROMÂNICA EM COIMBRA

CATEDRAL GÓTICA DE BARCELONA

CATEDRAL DE LINCOLN (INGLATERRA)

TESTE SEU CONHECIMENTO (FGV – 2005) A partir de 1348, irrompeu na Europa, proveniente do continente asiático, a chamada Peste Negra. Seu efeito foi devastador, chegando a provocar a morte de mais de 25% da população europeia durante o século XIV. Sobre a Peste Negra, podemos afirmar que: a) A epidemia foi responsável pela recuperação econômica da Europa medieval após séculos de retração e crises de abastecimento. b) Comunidades judaicas foram responsabilizadas pela epidemia e perseguidas pelos cristãos, que acionavam o sentimento antijudaico existente na Idade Média. c) A epidemia provocou a busca de novas terras protegidas do contágio com a peste, resultando na conquista do norte da África e da Palestina pelos europeus. d) A epidemia freou o processo de dissolução do feudalismo e provocou a implementação de práticas escravistas em toda a Europa Ocidental. e) A epidemia foi controlada ao final da Idade Média e desapareceu completamente do território europeu nos séculos XVI e XVII.