A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O absolutismo monárquico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O absolutismo monárquico"— Transcrição da apresentação:

1 O absolutismo monárquico
O absolutismo monárquico pode ser definido como a centralização do poder estatal na figura do rei.

2

3 OS TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO
Nicolau Maquiavel – O príncipe . “O triunfo do mais forte é o fato essencial da vitória humana”. “A força é justa quando necessária”. “Melhor ser temido do que ser amado”. “os fins justificam os meios”.

4 Nicolau Maquiavel

5 THOMAS HOBBES O Leviatã. justifica o Estado absoluto como superação do estado de natureza. A sociedade primitiva não estava sujeita a leis, vivendo de forma grosseira e animalesca em permanente guerra – onde “o homem era lobo do homem” (homo homini lupus). Superação do Estado de natureza – Contrato social a autoridade do Estado deve ser absoluta. “É lícito o rei governar despoticamente, já que o próprio povo lhe deu poder absoluto.

6 Thomas Hobbes

7 Jacques Bossuet, Jean e Bodin e Hugo Grotius
Jacques Bossuet – Política segundo a Sagrada Escritura , direito divino dos reis, isto é, do poder real emanado por Deus. Jean Bodin – Os seis livros da República - afirma que o soberano governa conforme as leis de Deus. Hugo Grotius – , Do direito da paz e da guerra, defende o absolutismo monárquico , um governo despótico e o poder ilimitado do Estado.

8 Jacques Bossuet, Jean Bodin e Hugo Grotius

9 ABSOLUTISMO INGLÊS Destaque para a Dinastia Tudor:
Henrique VII – pacificou o país e consolidou o Estado Nacional inglês. Henrique VIII – Igreja Anglicana através do Ato de supremacia. Eduardo VI - Foi coroado aos nove anos de idade e é considerado o primeiro monarca Protestante da Inglaterra.

10 Henrique VII, Henrique VIII e Eduardo VI

11 MARIA I E ELIZABETH I Maria I – restabeleceu o catolicismo e perseguiu ferozmente os protestantes ingleses. Elizabeth I - A consolidação do Anglicanismo; desenvolvimento da política mercantilista; início da colonização da América do Norte (Virgínia); vitória contra a incrível armada espanhola;

12 MARIA I E ELIZABETH I

13 Realeza inglesa, casa de Tudor

14 A Revolução Inglesa morte da Rainha Elizabeth I - o trono passou para o rei da Escócia, Jaime I, que iniciou a Dinastia Stuart. Carlos I - governo despótico criação de novos impostos sem a aprovação do parlamento. petição de direitos (considerada a segunda Carta Magna inglesa) que garantia a população contra tributos. Carlos I fechou o parlamento, voltou a convocá-lo e o dissolveu novamente o que provocou a reação da Burguesia contra seu governo.

15 Jaime I e Carlos I

16 A Revolução Puritana (Cavaleiros, Anglicanos) X tropas do parlamento (os cabeças redondas, puritanos) comandados por Oliver Cromwell. Vitória dos cabeças redondas . A República de Cromwell – foi caracterizada por uma ditadura pessoal de Oliver Cromwell. Atos de navegação (decretos que protegiam os mercadores ingleses e suprimia a participação holandesa no comércio britânico.

17 Oliver Cromwell

18 A volta dos Stuarts e a Revolução Gloriosa
morte de Cromwell - Ricardo. restabelecimento da monarquia (Stuarts). Governo de Carlos II – rivalidade entre os Tories (defensores da monarquia absoluta) X Whigs (Burgueses de tendência liberal). Governo Jaime II – Revolução Gloriosa, renúncia, assumiu Guilherme de Orange (chefe de Estado da Holanda). Guilherme de Orange assinou o Bill of Rights (declaração de direitos ) que estabelecia as bases da monarquia parlamentar.

19 Absolutismo Francês Dinastia Valois: Protestantes X Católicos (noite de São Bartolomeu), Guerra dos Três Henriques; Dinastia Bourbon: Henrique IV - “Paris vale bem uma missa”, Edito de Nantes. Luís XIII – Fechamento dos Estados Gerais, cardeal Richelieu, Guerra dos Trinta Anos ( ) Luís XIV – “l ‘Etat c’ est moi” (O Estado sou eu”) Desenvolvimento manufatureiro (Colbertismo)


Carregar ppt "O absolutismo monárquico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google