A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO INGLESA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO INGLESA."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO INGLESA

2 CONTEXTO HISTÓRICO: Várias transformações políticas e econômicas:
Desenvolvimento da indústria têxtil; Aumento da esquadra naval; Ampliação do comércio; Cercamentos dos campos e criação de ovelhas ► êxodo rural ► aumento da quantidade de desempregados nas cidades. Fortalecimento da burguesia (detém o poder econômico porém não o político)

3 SOCIEDADE INGLESA: APOIAVAM O REGIME ABSOLUTISTA:
PARES: Aristocracia tradicional, grandes proprietários; ERAM CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA: BURGUESIA: comerciantes, banqueiros, prof. Liberais. GENTRY: Pequena e média nobreza rural, mentalidade capitalista, agricultores. Tinham ligações com a burguesia devido ao comércio. YEOMEN: granjeiros, pequenos proprietários, lavradores e arrendatários. Buscavam mudanças. CAMPONESES: desterrados graças ao cercamentos PROLETARIADO: trabalhadores assalariados MARGINALIZADOS E DESEMPREGADOS.

4 CAMPO RELIGIOSO: APOIAVAM O REGIME ABSOLUTISTA: CATÓLICOS; ANGLICANOS.
ERAM CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA: CALVINISTAS ►PURITANOS (pq. Burguesia) ►PRESBITERIANOS (alta Burguesia)

5 CRISE DO ABSOLUTISMO:

6 Henrique VIII Através do Ato de supremacia torna o Rei a autoridade maior religiosa na Inglaterra concentrando assim o poder político e religioso nas mãos do Rei

7 Maria I Filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão. Católica, promove uma perseguição aos anglicanos.

8 Elizabeth I Filha de Henrique VIII e Ana Bolena. Era anglicana. Apogeu do absolutismo na Inglaterra. Governou de forma conciliadora

9 Jaime I Dinastia Stuart (Escócia): Fortalecimento do poder do Rei; Perseguição a católicos e calvinistas; Aumento de impostos para financiar o luxo da corte

10 CARLOS I Obrigado a assinar a petição de direitos;
Dissolve o parlamento; Déspota; Concessões a católicos devido a sua esposa ser católica; Imposição do anglicanismo aos calvinistas ► guerra civil, necessita de recursos reconvoca o parlamento. Não consegue controlar o mesmo e o dissolve. Novamente guerra civil. Estavam a favor do Rei: Cavaleiros ( grandes latifundiários, anglicanos e católicos). Estavam contra o Rei: Cabeças redondas, Gentry, yeomen, calvinistas e seitas radicais DECAPITADO.

11 OLIVER CROMWELL República Puritana: Calvinista;
Parlamento fechado com apoio do exército; Repressão aos Levellers (pq proprietários desejosos de reforma agrária) e aos diggers (desejosos de um comunismo agrário); Ato de Navegação 1651, desenvolvimento naval e do comércio; Domínio da Irlanda e da Escócia; Repressão a católicos e anglicanos (bens da igreja anglicana foram confiscados); Governo altamente ligado aos interesses da burguesia.

12 CARLOS II: A restauração ocorre por medo de revoltas no meio popular;
Rei tem que garantir anistia e posse das terras confiscadas Atritos com o,parlamento 2 partidos políticos: Tory (à favos do Rei) Whig (contrários ao Rei)

13 JAIME II: Irmão de Carlos II; Política pró-católica;
Tendências absolutistas;

14 Guilherme III Assume o poder com a Revolução Gloriosa;
Poderes limitados ao máximo pelo parlamento

15 BILL OF RIGHTS Rei reina mais não governa; Liberdade de imprensa;
Somente o parlamento decide sobre impostos; Liberdade individual e de propriedade Habeas-corpus e juri popular


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO INGLESA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google