ARTIGO CIENTÍFICO.

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SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Autor 1 ; Autor 2 1. Prof. do, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Salvador, xxx.com.br; 2. Bolsista, Instituto.
Transcrição da apresentação:

ARTIGO CIENTÍFICO

Estruturação Estrutura: parte física (ABNT). Associação Brasileira de Normas Técnicas é o Fórum Nacional de Normalização. As normas são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos.

Estruturação e conteúdo As normas da ABNT visam à universalização de padrões de editoração de textos impressos em todos os países que usam os mesmos códigos lingüísticos; no caso do Brasil, o alfabeto ocidental. A NBR 6022 estabelece um sistema para a apresentação dos elementos que constituem o artigo.

Conteúdo Conteúdo: organizado e construído conforme a experiência e a conveniência do autor. Deve seguir princípios didático-metodológicos que facilitem o entendimento do todo e das partes.

Artigo Científico “Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. (NBR 6022,2003)

Pode ser: Original – Ao apresentar temas ainda não explorados ou abordagens próprias. De revisão – Quando resume, analisa e discute informações já publicadas.

Estrutura Título do trabalho, autor, currículo do autor, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão, título em língua estrangeira, resumo em língua estrangeira (abstract), palavras-chave em língua estrangeira (keywords), referências, apêndice ou anexo (opcionais).

Autor O nome do autor do artigo deve ser acompanhado de breve currículo (em nota de rodapé ou ao final do artigo) que o qualifique na área do conhecimento do artigo.

Resumo Não deve iniciar com parágrafo. Deve conter até 250 palavras. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal. Deve ressaltar o objetivo, a metodologia da pesquisa, a conclusão. Deve ter, logo abaixo, as palavras representativas do conteúdo (palavras-chave).

Palavras-chave São palavras (de 3 a 5) retiradas do texto, que representam o seu conteúdo e se destinam a identificar e agrupar os artigos por assuntos/áreas, a fim de que possam ser localizados com mais facilidade nas bibliotecas.

Palavras-chave As palavras-chave devem ser antecedidas da expressão Palavras-chave: , separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Nas palavras-chave a fonte deve ser tamanho 12 (Times New Roman). Exemplo: Palavras-chave: Referências. Documentação.

Introdução Apresenta a problemática que gira em torno do tema, a justificativa (importância do assunto), os objetivos, a metodologia e a apresentação dos principais tópicos abordados (títulos e subtítulos ou seções e subseções). É um texto descritivo-narrativo de todo o artigo e é a última parte a ser escrita. Deve ser feita com o tempo do verbo no presente.

Desenvolvimento Explicar, expor; discutir, argumentar; demonstrar. Caso o artigo traga pesquisa de campo,deve ser aberto um item (no desenvolvimento) com o título Metodologia e conter um subtítulo que apresente a análise e a interpretação dos resultados da pesquisa.

Conclusão Apresentar, de maneira sucinta, a idéia central do trabalho. Desenvolver afirmações conclusivas. Manifestar pontos de vista. Apresentar reflexão pessoal. Usar expressões conclusivas. Relacionar o objetivo proposto com a conclusão.

Referências Em ordem alfabética. Colocar somente os autores citados no artigo.

Após as referências: Título em língua estrangeira. Resumo em língua estrangeira. Palavras-chave em língua estrangeira. Apêndice e/ou anexo (opcionais).

Formatação Não numerar os seguintes títulos: resumo, introdução, conclusão, abstract e referências. A numeração das páginas: canto superior direito. Iniciar a numeração na primeira folha do artigo.

Fontes Para o texto 12 -Times New Roman Para referências 12 - Times New Roman Para o título 14-Times New Roman (letras maiúsculas-negrito) Para o subtítulo 14 -Times New Roman ( letras minúsculas-negrito) OBS.: Os títulos e subtítulos devem ser colocados do lado esquerdo.

Espaços Parágrafo - recuo de 1cm na régua do word. Entre as linhas do texto e entre os parágrafos - 1,0 (simples). Entre as linhas das referências - 1,0 (simples) Entre o título e o texto - 1,5. Entre as linhas da citação longa - 1,0. Os artigos têm de 12 a 15 páginas - escritas somente na frente.