AULA2 – Introdução a Microcontrolador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Microcontroladores Uma visão geral.
Advertisements

Capitulo 6: Entrada e Saída
Aula 5 – Anatomia da Placa-Mãe
Arquitetura e organização de computadores
Barramentos Introdução.
Entrada e Saída Introdução.
Técnicas para operações E/S
AULA 1: Introdução a Sistemas Embarcados
ARQUITETURAS RISC E CISC
Sistemas Embarcados Microcontroladores PIC
Configuração de Periféricos
Sistemas Operacionais
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Altera NIOS II: uma breve introdução
Conhecendo Hardware Parte 1
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Microcontroladores e Sistemas Embarcados
Sistemas Operacionais
AULA3 – Introdução a Microcontrolador
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Sistemas Digitais Microprocessados
Sistemas Digitais Microprocessados
Sistemas Digitais Microprocessados
GERAÇÕES 1951/ Computadores de primeira geração:
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Linguagens de Programação
DSP – TMS320LF2407A.
Professor Victor Sotero
DEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAIS.
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Introdução à Programação
Sistemas Operacionais
Sistemas de Controle Processo Controle Medição Atuação prof. d'Avila.
Semicondutores e as suas Aplicações
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais I
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Arquitetura de computadores
Introdução aos Sistemas Microcontrolados
Entrada e Saída (E/S ou I/O)
Hardware Aula 03.
Prof. Remy Eskinazi - Microcontroladores
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
CEFET-PBProf. José B. Menezes Filho1 MICROCONTROLADORES Prof. José Bezerra de Menezes Filho CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA PARAÍBA DA PARAÍBA.
Fundamentos de Arquitetura da Computação
Componentes básicos de um computador
PIC Peripheral Interface Controller
Montagem e Manutenção de Computador I Curso Técnico em Rede de Computadores Aula 05.
Microcontroladores PIC
Arquitetura 8051 Disciplina: Microcontroladores Prof. Remy Eskinazi
Organização e Arquitetura de Computadores
Termômetro Digital com PIC e LM35
Entrada e Saída (E/S).
Organização e Arquitetura de Computadores
Memorias.
Microprocesadores x Microcontroladores
Engenharia de Sistemas Embarcados Aula 5: Um Conjunto Básico de Ferramentas.
Funcionamento interno do computador
Introdução à Computação
Sistemas Operacionais IV – Gerenciamento de E/S
Por: Lucas da Silva Montes, Marcos Ghesla e Vinícius Randon.
Microcontroladores.
Modos de Transferência Acesso Direto à Memória (DMA) ARQUITETURA DE COMPUTADORES II Prof. César Augusto M. Marcon.
Por Cássio Mello e André Luis.  É a parte inteligente do circuito, onde sinais de controle serão recebidos e enviados e o processamento será efetuado.
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Transcrição da apresentação:

AULA2 – Introdução a Microcontrolador Disciplina: Aplicações Avançadas de Microprocessadores (AAM) Profa. Ana T. Y. Watanabe atywata@gmail.com.br

AULA2 – Introdução a Microcontrolador “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. “ Tiago 1:5 Profa. Ana T. Y. Watanabe atywata@gmail.com.br

Tópicos: Microcontroladores - Evolução Principais características dos Fabricantes de Microcontroladores HC08/HCS08 Perguntas

MICROCONTROLADORES - Evolução Na década de 70 surgiram os primeiros microcomputadores encapsulados num chip, que mais tarde seria chamado de microcontroladores. Empresas como a Freescale (HCS08), ATMEL(AVR), Intel(8051), Microchip (PICs), National (COP8), Zilog (Z8), entre outros, têm uma forte concorrência na inovação e na produção em dispositivos microcontrolados. A competição ocorre em questões como a capacidade de migração bit, velocidade, variedade de periféricos de baixo consumo, entre outros.

MICROCONTROLADORES - Evolução Capacidade em bits Os microcontroladores cresceram ao lado dos microprocessadores e, assim, têm sido desenvolvidos em 8, 16 e até 32 bits.

MICROCONTROLADORES - Evolução Tecnologia de programação Inicialmente, o programa era gravado em ROM pelo fabricante. Havia a desvantagem no grande volume de produção para justificar a sua produção a partir do ponto de vista econômico. Depois tem as versões em OTP (One Time Programmable) de muito baixo custo, e a programação é feita pelo usuário, mas também só pode ser feito uma vez.

MICROCONTROLADORES - Evolução Tecnologia de programação Surgiu depois uma programação alternativa em EPROM. A grande desvantagem é o apagamento dos dados nas lâmpadas de luz UV; A tecnologia acima é reforçada pela EEPROM, que permite a gravação e apagamento dados eletricamente, mas à custa da velocidade de processamento. Finalmente, temos a tecnologia Flash com baixo custo, velocidade e facilidade de manuseio na programação. A vantagem de ser possível reprogramar milhares de vezes (até mais do que a EEPROM).

MICROCONTROLADORES - Evolução Velocidade Ao contrário de microprocessadores, o objetivo fundamental de um microcontrolador não é executar as operações em velocidades de centenas de MHz. O interessante é a de executar as operações na velocidade máxima com o mais baixo consumo de energia a um custo razoável.

MICROCONTROLADORES - Evolução Memória Como o código é o fator determinante no desenvolvimento do microcontrolador, a quantidade de memória disponível se torna um fator importante na escolha da máquina. Normalmente os sistemas suportados por um microcontrolador não exigem grandes quantidades de memória para código e dados (FLASH-RAM). Para código até 1MB e para dados até 128KB.

MICROCONTROLADORES - Evolução Periféricos Os microcontroladores normalmente são classificados em famílias, dependendo da aplicação a que se destinam. A partir da aplicação que a família de microcontroladores se destina, um conjunto de periféricos específicos é escolhido e integrado a um determinado microprocessador.

MICROCONTROLADORES - Evolução Periféricos Temporizadores (PWM, OUTPUT COMPARE, INPUT CAPTURE) Conversor Analógico/Digital Entradas/saídas de propósito geral Relógio de Tempo Real Sistema de proteção de fluxo de programa (WDT, COP) Porta de Comunicação Assíncrona (UART, CAN) Porta de Comunicação Síncrona (IIC, SPI) Universal Serial Bus (USB) Porta de Depuração (BDM – Background Debug Mode: ferramenta para depuração e programação da interface para Freescale, JTAG - Joint Test Access Group: interface de programação e teste de circuitos digitais)

MICROCONTROLADORES - Evolução Periféricos especiais(não p/ V1) Controladores Ethernet; Geração criptográfica; Geração de números aleatórios ou geração e verificação de código de redundância cíclica O CRC é calculado e anexado à informação a transmitir (ou armazenar) e verificada após a recepção ou acesso, para confirmar se não ocorreram alterações; Tratamento de aritmética (ponto flutuante); Controle de acesso direto à memória (DMA) - the CPU initiates the transfer, does other operations while the transfer is in progress, and receives an interrupt from the DMA controller when the operation is done.

MICROCONTROLADORES - Evolução Linguagem de programação As línguas mais populares para programação de microcontroladores são: Assembly: É a linguagem nativa que tem uma abordagem direta ao seu núcleo. É muito importante conhecer mesmo com o melhor compilador em outras linguagens, pois possibilita desenvolver códigos com melhor eficiência, ou seja, mais rápido, melhor utilização dos recursos e menor consumo de memória.

MICROCONTROLADORES - Evolução Linguagem de programação C / C + +: Por excelência, é a linguagem da engenharia por causa de sua estrutura, portabilidade e reutilização de recursos de processamento. Os compiladores dessa linguagem estão cada vez mais otimizadas.

MICROCONTROLADORES - Evolução Linguagem de programação Felizmente, muitos aplicativos permitem a mistura de da linguagem assembly e outras linguagens de alto nível, dando ao usuário a possibilidade de código otimizado.

MICROCONTROLADORES - Evolução Montador Assembler. Este é o programa que transforma o código escrito na linguagem Assembly em linguagem de máquina, substituindo as instruções, variáveis pelos códigos binários e endereços de memória correspondentes. Os compiladores de várias linguagens de alto nível fazem a compilação dos programas em duas etapas, na primeira transformando o código fonte em código Assembly e em seguida gerando o binário com a ajuda de um Assembler.

MICROCONTROLADORES - Evolução O FUTURO A evolução dos microcontroladores é ligada à evolução dos microprocessadores: velocidade de execução, baixo consumo de energia, um elevado grau de miniaturização, aumento da capacidade de manipulação de dados e a capacidade de dispositivos de memória e periféricos. O futuro prevê uma migração acelerada de máquinas de 8 e 16 bits para 32-bits e superior. O fator preponderante é o fenômeno de mercado, o que provoca a queda de preço da capacidade em bits.

Principais características dos Microcontroladores: Memória e periféricos integrados no chip Bus de endereços estreito só permitindo o gerenciamento de pequena quantidade de memória Tratamento de poucos formatos de dados (tipicamente 8 ou 16 bits) Ausência de co-processador e com unidade aritmética e lógica limitada Limitados modos de endereçamento (tratamento ineficiente de funções de linguagens de alto nível) Baixo custo Baixo consumo Pequena área de silício

Fabricantes de Microcontroladores: Microchip Atmel Freescale

Fabricantes de Microcontroladores: MICROCHIP Aplicações: Tem se destacado no mercado de microcontroladores, pois oferece uma gama muito grande destes. Existem microcontroladores para pequenos, médios e grandes projetos com aproveitamento tanto pela indústria quanto pelo hobbista e estudante. Isso atraiu a atenção de desenvolvedores que criaram muitos dispositivos como gravadores e emuladores para o microcontrolador.

Arquitetura Harvard RISC Possui 35 instruções Fabricantes de Microcontroladores:Microchip Arquitetura Harvard RISC Possui 35 instruções Barramento de dados separados para memória de dados e memória de programa.

Vantagens: portabilidade: maior velocidade no desenvolvimento; Fabricantes de Microcontroladores:Microchip Compilador “C” Vantagens: portabilidade: maior velocidade no desenvolvimento; maior aproveitamento de rotinas e subrotinas específicas (bibliotecas próprias) gerando maior agilidade no desenvolvimento do trabalho (homem/hora);

Fabricantes de Microcontroladores:Microchip Compilador “C” Desvantagens: A maioria dos compiladores para linha Microchip devem ser registrados, ou seja, não são distribuídos gratuitamente; O tamanho do código HEX final gerado é sempre maior que o gerado pelo compilador “Assembler” (em média 10% a 30%); Velocidade de execução do programa gerado pelo compilador “C” é inferior do que do “Assembly”.

Fabricantes de Microcontroladores: Atmega (AVR) Microcontrolador RISC Arquitetura Harvard Licença Atmel (http://www.atmel.com) Projetado para atender aplicações específicas Operação com consumo bastante reduzido de energia 118 instruções Uma instrução por ciclo para maioria das instruções (pipeline) Operações registrador-registrador Projetado para implementar soluções “single chip”

Fabricantes de Microcontroladores: Atmega (AVR) Core RISC com ~100 instruções Velocidades de clock modestas (4-16 MHz) Barramento de 8 bits 32 registradores de uso geral de 8 bits Flash programável in-circuit Pequena quantidade de EEPROM e SRAM Diversos periféricos embarcados (UART, SPI, ADC, PWM, WDT)

Fabricantes de Microcontroladores:Freescale Aplicações: A Freescale Semicondutores é líder global em design e manufatura de semicondutores para os mercados automotivo (sistema de luz, sistema eletrônico, sistema de controle de combustível, sistema de suspensão, F1- Ferrari, etc.), de bens de consumo, industrial, de rede e de comunicação sem fio. Empresas no Brasil como Magnetti Marelli, Visteon, Whirlpool, Motorola, Electrolux, Continental, Kostal, Delphi dentre outros, são clientes da Freescale Semicondutores.

O PIC (Microchip) e o MSP430 (Texas Instruments), AVR(Atmel). MICROCONTROLADORES - Arquitetura: Alguns exemplos de microcontroladores que utilizam microprocessadores com arquitetura RISC: O PIC (Microchip) e o MSP430 (Texas Instruments), AVR(Atmel). arquitetura CISC: MC68HC08 e HCS08 (Freescale) e o 8051 (Intel).

Arquitetura do HC08/HCS08 As CPUs HCS08 são aprimoramentos das da familia HC08, portanto como o 68000, os microcontroladores HCS08 se baseiam na arquitetura Von Neumann (programa armazenado em memória junto com os dados), com um conjunto de instruções CISC (instruções complexas e especializadas).

HC08/HCS08 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HC08: Frequência de Barramento: até 8MHz; 64kBytes de endereços de memória para programa (até 4096 bytes) , dados (128 bytes) e periféricos; Modo de baixo consumo Stop e Wait; Registrador de 16 bits para SP e HX;

HC08/HCS08 16 modos de endereçamento; PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HC08: 16 modos de endereçamento; Instrução rápida Multiplicação (8 bits) e Divisão (16 por 8 bits); 4 canais A/D de 8 bits;

HC08/HCS08 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HCS08: Frequência de Barramento: até 20MHz; São até 2,5 vezes mais rápidos que os HC08; 64kBytes de endereços de memória para programa (até 8112 bytes) , dados (512 bytes) e periféricos; Modo de baixo consumo: Além do Wait, tem- se Stop1(até 20nA), Stop2 e Stop3;

HC08/HCS08 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HCS08: Além dos 16 modos de endereçamento (novos modos de endereçamento para: CPHX, LDHX, STHX) => privilegia o uso de compilador C; 8 canais A/D de 8 e 10 bits;

HC08/HCS08 Interrupção de tempo real (RTI); PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HCS08: Interrupção de tempo real (RTI); Contador/Temporizador de 8 e 16 bits; Comunicação Serial Assincrona: SCI Comunicação Serial Síncrono (mestre/escravo): SPI => memória e conversores A/D; Comunicação Serial IIC (mestre/escravo) => Memórias, relógios de tempo real, etc;

HC08/HCS08 (Diagrama de Blocos)

HC08/HCS08

HC08/HCS08 Característica HC08 HCS08 pinagem 8/16 pinos 8/16/28 DIP Até 64 LQFP Tensão de operação 3 ou 5V 1,8 à 3,6V A/D 4 canais 8bits 8 canais 10 bits Interrupção de Tempo Real ----------- 1 módulo (relógio) Baixo consumo 2 Modos 5 Modos Frequência 8MHz (5V) 4MHz (3V) Até 40MHz Corrente de saída 15 a 25mA 2 a 10mA

HC08/HCS08 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HCS08:

Perguntas: 1) Quais são os recursos de microcontroladores discutidos neste texto? 2) Por que é importante o conceito de microcontrolador de baixo consumo? 3) Qual é a razão para a baixa quantidade de memória implementada em um microcontrolador? 4) Cite três periféricos de microcontroladores. 5) Por que a linguagem C é muito utilizada em programação de microcontroladores? 6) Cite uma razão para migrar para máquinas de maior número de bits. Cite algumas diferenças do microcontrolador HC08 e HCS08? Em que memórias são alocadas os dados e as instruções?