ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR Carmen Marli Norberto José Carlos Ofélia
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR O OLHO HUMANO 1 - CÓRNEA 2 - ÍRIS 3 - ESCLERÓTICA 4 - MÚSCULO RETO SUPERIOR 5 - MÚSCULO RETO LATERAL 6 - MÚSCULO OBLÍQUO INFERIOR 7 - MÚSCULO RETO INFERIOR
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR A VISÃO Principais características: Acuidade visual discriminação de pequenos detalhes
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR A VISÃO Principais características: Acomodação e Convergência movimentação coordenada dos dois olhos
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR A VISÃO Principais características: Percepção das cores através da luz refletida sobre o objeto
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR MOVIMENTO DOS OLHOS cada globo ocular é movido por 6 músculos, que permitem ao olho executar vários movimentos rotacionais em torno de diferentes eixos. Podem ser voluntários ou involuntários
movimentação aos “pulos”, em diversas fixações sucessivas. ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR Movimentos sacádicos movimentação aos “pulos”, em diversas fixações sucessivas. Utilizado durante a leitura ou exame detalhado de direntes partes de um objeto.
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR Movimentos visuais de perseguição capacidade ocular de perseguir um objeto em movimento, desde que conheça o padrão do movimento
OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL SÃO MAIS INDICADOS QUANDO: ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL SÃO MAIS INDICADOS QUANDO: HÁ SOBRECARGA DE CANAIS AUDITIVOS NÃO HÁ CONDIÇÕES AMBIENTAIS PARA MENSAGENS AUDITIVAS NÃO HÁ URGÊNCIA NA REAÇÃO À MENSAGEM
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR A MENSAGEM É LONGA A MENSAGEM É ABSTRATA O RECEPTOR PERMANECE EM LOCAL FIXO A MENSAGEM REQUER REGISTRRO OU CLASSIFICAÇÃO
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR A MENSAGEM LOCALIZA PONTOS OU DEFINE ORIENTAÇÃO HÁ PLURALIDADE DE INFORMAÇÕES SIMULTÂNEAS
ANÁLISE DA DIREÇÃO DO OLHAR Olhares "Quantas vezes vi-te sem que me visse quantas vezes viu-me sem que eu te visse E quando vejo que tu partistes Partiu-me o peito não mais te ver Estranha alma, estranho ser Que sente, sofre, mas resiste Que se diz alegre quando triste Sempre fingindo não mais querer." Mariana Eri Sato