O sistema cardiovascular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Coração.
Advertisements

Sistema circulatório.
Fisiologia da Circulação
CIRCULAÇÃO SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Escola Básica e Secundária de Santa Maria Trabalho elaborado por:
Sistema Cardiorrespiratório 9º ano
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Sistema Circulatório.
Sistema Cardiovascular
CIRCULAÇÃO UD II – Ass 4 Objetivos específicos:
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO
Sistema cardiovascular – coração, vasos sanguineos e sangue
SISTEMA CIRCULATÓRIO CORAÇÃO.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema circulatório e sistema linfático
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Sistema Circulatório.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Colégio Maria Imaculada
Sistema Cardiovascular circulação sanguínea
VAMOS ESTUDAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO? Só se for agora!
Sistema Cardiovascular
Tipos de Sistema Circulatório
SISTEMA CARDIOVASCULAR
CÁRDIO-RESPIRATÓRIO SISTEMA.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema Cardiovascular
Sistema Circulatório.
Anatomia e fisiologia animais – circulação
Sistema circulatório FUNÇÃO: TRANSPORTAR NUTRIENTES,GASES,HORMÔNIOS,
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema circulatório e Sistema linfático
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Revisão de Ciências Avaliação mensal – 3º bimestre
Sistema Circulatório.
Sistema circulatório.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema cardiocirculatório
QUIZ DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sangue e a linfa.
O sangue e o sistema circulatório Esquema e ideias-chave
Sistema Circulatório.
Sistema Circulatório.
Sistema Cardiovascular
Aluno(a): Professora: Patrícia 8 Ano Vespertino
Sistema Circulatório.
SISTEMA LINFÁTICO.
O Sistema Cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO.
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
O sistema cardiovascular
O sistema respiratório
Sistema Circulatório.
Sistema Circulatório (cardiovascular)
CIRCULAÇÃO.
Sistema cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Anatomia e Fisiologia Aula 5.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Sistema circulatório.
Ciências Naturais – 9.o ano
Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Planeta Terra — 9.º ano.
O Sistema Circulatório
Sistema Cardiovascular Professora Lívia. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das vias.
Transcrição da apresentação:

O sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular É constituído pelo sangue, pelo coração e pelos vasos linfáticos, as vias de circulação de substâncias essenciais a todas as células e ao equilíbrio orgânico. As suas funções principais são: Transporte de nutrientes resultantes da digestão Defesa do organismo Transporte de substâncias resultantes do metabolismo celular Transporte de hormonas e anticorpos

Constituição do sistema cardiovascular Órgão propulsor Coração Artérias Vasos sanguíneos Veias Capilares Sangue

O sistema cardiovascular: coração A função do coração é bombear o sangue para todo o corpo, através do conjunto de vasos que formam o sistema circulatório. As veias são os vasos sanguíneos que transportam o sangue para dentro do coração. As artérias são os vasos sanguíneos que transportam o sangue para fora do coração. Coração fechado - http://www.dreamstime.com/stock-image-human-heart-image22594071 Coração aberto – esquema - http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-images-human-heart-cutaway-illustration-image6478099

Constituição do coração Veia cava superior Artéria aorta Artérias pulmonares direitas Artérias pulmonares esquerdas Veias pulmonares direitas Veias pulmonares esquerdas Aurícula esquerda Aurícula direita Ventrículo esquerdo Miocárdio Ventrículo direito Válvula tricúspide Válvula semilunar pulmonar Veia cava inferior Válvula semilunar aórtica Válvula bicúspide Legenda a figura com a ajuda do manual. Faz a reconstituição do circuito que o sangue realiza.

Ciclo cardíaco O batimento cardíaco é uma sequência alternada entre as contrações (sístoles) das aurículas e ventrículos e o relaxamento (diástole) do miocárdio. Movimentos que o músculo cardíaco realiza durante as sístoles e a diástole. Explica a circulação do sangue desde a entrada no coração pela veia cava até à saída pela artéria aorta.

Ciclo cardíaco 2º fase 1º fase 3º fase Durante a sístole ventricular, fecham-se as válvulas auriculoventriculares e a pressão sanguínea força a abertura das válvulas semilunares, que levam o sangue às artérias. 2º fase Ciclo cardíaco Durante a sístole auricular o sangue é impulsionado para os ventrículos. 1º fase Durante a diástole a pressão baixa e o sangue flui das veias para as aurículas. 3º fase Identifica as 3 fases principais do ciclo cardíaco. Que função têm as válvulas cardíacas? Explica o som dos dois batimentos cardíacos.

Vasos sanguíneos Veia Vénula O2 CO2 Válvulas venosas Artéria Arteríola Capilares Explica as diferenças entre veias e artérias. Por que razão há uma variação de espessura e diâmetro nos vasos sanguíneos? Qual é justificação para os capilares apresentarem apenas uma camada de células?

Restantes órgãos e tecidos Circulação Veia cava superior A: O sangue arterial, proveniente dos pulmões, é enriquecido em oxigénio e regressa ao coração. Artéria pulmonar Artéria pulmonar Artéria aorta A B: O sangue sai do coração em direção a todos os tecidos e células do organismo. As trocas de nutrientes por produtos tóxicos são feitas nos capilares sanguíneos. De seguida, o sangue regressa ao coração. Veia pulmonar Veia pulmonar Veia cava inferior Fígado Intestino Rim Indica o percurso do sangue entre o coração e os pulmões. B No percurso B, que tipo de vasos são utilizados pelo sangue? Restantes órgãos e tecidos Qual é o nome da circulação em A e em B?

Doenças cardiovasculares e saúde Os gráficos seguintes refletem um estudo realizado no âmbito do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, publicado em 2013 pela Direção Geral de saúde. Clicar no gráfico para aceder ao estudo. Analisa os dados apresentados e explica como evoluiu a taxa de mortalidade. É possível relacionar os valores indicados nos gráficos com os hábitos alimentares ou a melhoria nas condições de acesso à saúde? Como tem evoluído a relação entre os anos potenciais de vida perdidos entre mulheres e homens?

O sistema linfático Os órgãos do sistema linfático assumem funções ligadas à defesa do organismo e ao sistema imunitário. 1 2 3 Amígdalas Timo Gânglios (ou nódulos) linfáticos Baço Placas de Peyer (intestino delgado) Apêndice Medula óssea 4 5 6 7 Legenda a figura. Analisa as ligações existentes entre o sistema linfático e o sistema circulatório.

A linfa A linfa é um fluído que circula nos vasos linfáticos e que contribui para a defesa do organismo e para a distribuição e recolha de produtos. Há dois tipos de linfa: A linfa intersticial é constituída por uma parte dos componentes do sangue. Sai dos vasos sanguíneos e envolve todas as células, assegurando a sua defesa e a troca eficiente de produtos entre estas e o plasma. Figura da linfa - A linfa circulante é o líquido que circula dentro dos vasos linfáticos. Tem uma grande quantidade de linfócitos.

O sistema linfático O sistema linfático é muito importante para preservar o equilíbrio interno do nosso organismo. As suas funções principais são: Defesa do organismo; Transporte de lípidos, vitaminas lipossolúveis e resíduos celulares.

SISTEMA LINFÁTICO E CARDIOVASCULAR O sistema linfático liga-se ao sistema circulatório: Ao nível dos tecidos, onde os capilares transferem fluídos com a linfa intersticial. A nível da veia cava, onde conflui o ducto linfático. Que hábitos quotidianos devemos manter para manter a saúde destes dois sistemas orgânicos? Por que é que o movimento das pernas é particularmente necessário para manter o fluxo da linfa circulante? Que vasos do sistema circulatório beneficiam de igual movimento?

Doenças do sistema linfático A amigdalite é uma das doenças mais comuns na infância e na adolescência. Pode ser provocada por vírus ou por bactérias. Os dados apresentados resultam de um estudo sobre a incidência de amigdalites entre os 0 e os 14 anos, realizado pelo médico José Augusto Simões. Clicar nas imagens para aceder ao estudo. Quadro I - Frequência de sintomas Gráfico I - Dia do início da antibioterapia Quais foram os sintomas mais observados? De que maneira as amígdalas podem ajudar a combater o vírus que as infeta? Qual o dia em que maior número de doentes iniciou o antibiótico?

Avalia as tuas metas… Relacionar a estrutura e função dos constituintes do sangue com o equilíbrio do organismo humano. Indicar os principais constituintes do sistema cardiovascular. Conhecer a morfofisiologia do coração. Relacionar a estrutura dos vasos sanguíneos com as funções que desempenham. Comparar a circulação sistémica com a circulação pulmonar. Identificar medidas que visem contribuir para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Descrever a estrutura do sistema linfático. Caracterizar a função e os diferentes tipos de linfa. Explicar a relação existente entre o sistema cardiovascular e o sistema linfático. Justificar a relevância da linfa e dos gânglios linfáticos para o organismo. Identificar as doenças do sistema linfático. Esclarecer a importância da implementação de medidas que visem contribuir para o bom funcionamento do sistema linfático.