Eletrostática: campo e potencial elétrico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Advertisements

2008 CAMPO ELÉTRICO Abud.
Carga Geradora POSITIVA Carga Geradora NEGATIVA
Aula de Física Fevereiro de 2013
Propriedades do Potencial Elétrico
Campo Elétrico Uniforme Potencial Elétrico
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
ELETROSTÁTICA parte 1.
Correção prova cumulativa
Eletrostática - Força elétrica
CAMPO ELÉTRICO Considerando uma carga elétrica Q fixa em uma posição do espaço:    Q   A carga Q modifica de alguma forma a região que a envolve Para medir/sentir.
Potencial Elétrico 31/03/2010.
ELETRICIDADE.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
Eletrostática: carga elétrica
O que você deve saber sobre
Física III Eletrostática
Física III Eletrostática
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETRICIDADE 3 Prof. Cesário.
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Eletrostática Eletricidade.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Fabrício Wilson Vinícius Gonçalves
O VECTOR CAMPO ELÉCTRICO,
Colégio Assedipa 3° ano – Ensino Médio Prof. João Paulo
Física Eletrostática – Lei De Coulomb Ilan Rodrigues.
Física Aula 7 – Eletricidade
2 Campo Elétrico Livro texto:
Física Eletrostática – Potencial Elétrico Ilan Rodrigues.
Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o.
Eletrostática Eletricidade.
Campo Elétrico Prof.: Boto.
+ + Parte A - Eletrostática F F 2. Força Elétrica 2.1 – Lei de Coulomb
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
CAMPO ELÉTRICO PROF.: Edson Tavares de Brito Disciplina: Física III
ELETROSTÁTICA.
Eletromagnetismo I Prof. Paulo Rosa – INFI/UFMS
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
E L E T R O S T Á T I C A II 5 – Campo Elétrico
Física Aula 06 - Eletricidade
Eletricidade.
Eletrostática.
Campo Elétrico.
CAP-22: CAMPO ELÉTRICO Lista de exercicios: 1E, 2E, 3E, 4E, 5E, 6E, 14E, 17E, 25P, 39P,
Bacharelado em Engenharia Civil
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Física Eletrostática – Lei De Coulomb Eduardo Kilder e Ilan Rodrigues.
RECAPTULANDO OUTRAS CONFIGURAÇÕES DO CAMPO ELÉTRICO.
Diferença de Potencial D.D.P
Física Aula 05 - Eletricidade
Eletricidade 1. Eletrostática.
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
ELETRICIDADE Carga elétrica Partículas elementares Corpo Eletrizado Neutro Positivo Negativo Princípios da Eletrostática Atração e repulsão Conservação.
Trabalho e Potencial Elétrico
Viviane Galvão Aula 2 – Campo Elétrico Viviane Galvão
Aula 3 – Lei de Gauss Viviane Galvão 1.
Potencial Elétrico FÍSICA
Condutores Esféricos e Pontiagudos
ELETROMAGNETISMO Prof.: Célio Normando.
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
2011/2012FISICA12 ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO.
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
Eletrostática Professor Simone Carmo da Silva.  Potencial elétrico:  Agora, quando as dimensões do corpo não puderem ser desprezadas, temos duas situações.
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

Eletrostática: campo e potencial elétrico Slides O conceito de campo elétrico Campo elétrico criado por cargas puntuais Linhas de força Comportamento de um condutor eletrizado Diferença de potencial Voltagem de um campo uniforme Voltagem no campo de uma carga puntual Quadro de força - http: www.ser.com.br Internet Bola de plasma

+ O conceito de campo elétrico P Um ponto no espaço tem um campo elétrico quando uma carga q, colocada neste ponto, for solicitada por uma força de origem elétrica. P Q + q F + Em torno de uma carga elétrica fixa, Q, existe um campo elétrico criado por esta carga. Ao colocar uma carga q em um ponto P do espaço e sobre ela aparecer uma força de origem elétrica, neste ponto há um campo elétrico, no caso, gerado pela carga Q.

+ - O conceito de campo elétrico O vetor campo elétrico: - Intensidade: é dada pela expressão - Direção: é a mesma de uma força sobre uma carga de prova colocada no campo elétrico. Em relação a uma carga esférica, ela é radial. - Sentido: para cargas de prova positivas, é a mesma da força elétrica. Em relação a uma carga esférica, convenciona-se para carga positiva o vetor campo elétrico apontando para fora da carga e para cargas negativas, apontando para dentro. Onde: F = força (N) q = carga elétrica (C) E = campo elétrico (N/C) + E Q - E Q q q F F + - E E

+ Campo elétrico criado por cargas puntuais r P Q E Onde: E = campo elétrico (N/C) Q = carga elétrica fixa (C) r = distância entre a carga e o ponto P (m) k0 = constante no vácuo = 9109 Nm2/C2 Esta expressão nos permite calcular a intensidade do campo elétrico em um certo ponto, quando conhecemos o valor da carga puntual Q que criou este campo e a distância do ponto a esta carga. + P Q E r

+ + - Campo elétrico criado por cargas puntuais P O campo elétrico criado por várias cargas puntuais é obtido através de uma soma vetorial. Q2 + Q1 + Q3 - E3 P = + + + ... E E1 E2 E3 E1 E2

+ - Linhas de força Linhas de força sobre uma carga puntual: Q Q Linhas de força em um campo elétrico uniforme: Q + Q – + - E

- + Comportamento de um condutor eletrizado A carga elétrica adquirida por um condutor fica distribuída em sua superfície quando ele estiver em equilíbrio eletrostático enquanto o vetor campo elétrico é perpenducular à superfície deste condutor. + E E - Se o condutor eletrizado estiver em equilíbrio eletrostático, o campo será nulo em todos os pontos de seu interior.

+ Diferença de potencial Q F q A B A diferença de potencial entre os pontos A e B é dada pela expressão: Onde: V = potencial elétrico (V) T = trabalho da carga elétrica (J) q = carga elétrica móvel (C) A diferença de potencial também é chamada de voltagem ou tensão entre dois pontos. Uma partícula eletrizada positivamente desloca-se sob a ação de uma força elétrica de um ponto A, onde o potencial é maior, para um ponto B, onde ele é menor. Já uma carga negativa tenderá a se mover em sentido contrário, ou seja, do potencial menor para o maior.

Voltagem de um campo uniforme No campo elétrico uniforme a diferença de potencial é dada por: + - E q F A B d Onde: VAB = diferença de potencial entre os pontos A e B (V) E = campo elétrico (V/m) ou (N/C) d = distância entre as placas (m)

+ Voltagem no campo de uma carga puntual O potencial criado pela carga Q, no ponto P, é dado por: P Q + r Onde: V = potencial elétrico (V) Q = carga elétrica fixa (C) r = distância entre a carga e o ponto P (m) k0 = constante no vácuo = 9109 Nm2/C2