Literatura na Idade Média

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROVADORISMO EM PORTUGAL
Advertisements

Como um bom Pai, Deus nos educa e, de tempos em tempos com uma nova pedagogia e quando visitados pela dor e pelo sofrimento, seja este qual for, a medida.
Século XII ao século XIV.
Trovadorismo.
Trovadorismo Origem do trovadorismo, os trovadores, literatura medieval, literatura portuguesa, história da Idade Média, cantigas de amor, cantigas de.
Trovadorismo.
TROVADORISMO (XII-XIII-XIV)
Século XII ao século XIV.
TROVADORISMO Panorama Histórico Cronologia Poesia Trovadoresca
Literatura Prof. Henrique
Literatura - trovadorismo
Idade Média Trovadorismo.
Literatura [ Periodização ].
Resumex I.O que é literatura?
Cantigas de Amigo As Cantigas de Amigo têm origem tradicional-popular e baseiam-se num lirismo muito antigo. Como características basilares destacamos.
Namoro Santo: uma Caminhada em
LITERATURA PORTUGUESA
ERA MEDIEVAL SÉCULO XII A XIV
OFERECEREI O SEU SACRIFÍCIO E INVOCAREI O SEU SANTO NOME
LITERATURA NO BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO
Idade Média Prof Luiza Monteiro
Literatura Análise de Cantigas Eduardo Batista.
TROVADORISMO.
Organizado por Andréa Motta
TROVADORISMO -- Primeira manifestação literária da língua portuguesa.
Se eu merecer, me devolva!!!!
Trovadorismo: Local de Produção: Modo de Circulação:
VIVO JÁ FORA DE MIM, DESDE QUE MORRO DE AMOR; PORQUE VIVO NO SENHOR, QUE ME ESCOLHEU PARA SI; QUANDO O CORAÇÃO LHE DEI, COM TERNO AMOR LHE GRAVEI: QUE.
Trovadorismo ( ).
Literatura Prof.ª Francieine Lisowski
Namoro Santo: uma Caminhada em
Trovadorismo: cantiga de amor cantiga de amigo
Literatura na Idade Média
Trovadorismo Literatura – Aula 1.
TROVADORISMO.
Literatura ... ÉPOCA – IDADE MÉDIA
TROVADORISMO.
Prof.ª Carol TROVADORISMO.
TROVADORISMO.
Trovadorismo e humanismo
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
TROVADORISMO.
Professora: Suzete Beppu
TROVADORISMO.
TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA SE VIVER COM O PAI É BOM COM PAI E MÃE
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
102 – SOSSEGAI Mestre! O mar se revolta E as ondas nos dão pavor! O céu se reveste de trevas; Não temos um salvador! Não se Te dá que morramos? Podes assim.
Lírica Trovadoresca As Cantigas de Amor.
DIMENSÕES DO AMOR.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Humanismo e Humanismo Literário
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
TROVADORISMO Matéria: Literatura Profª.: Aline Bernar.
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
O que é Literatura? A literatura, como manifestação artística, tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista),
História de amor.
Trovadorismo Contexto histórico
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
Idade Média (Primeira manifestação literária portuguesa)
Trovadorismo Era Medieval.
Períodos Literários e estilos de época
Literatura Contexto Histórico TROVADORISMO x HUMANISMO TROVADORISMO
Idade Média (Primeira manifestação literária portuguesa)
Laços de Amor.
POESIA TROVADORESCA Contextualização histórico-literária
Esquemas-síntese das cantigas de amor
Esquemas-síntese das cantigas de escárnio e maldizer
LITERATURA PORTUGUESA
POESIA TROVADORESCA CANTIGAS SATÍRICAS E CANTIGA DE ESCÁRNIO.
Transcrição da apresentação:

Literatura na Idade Média

O Poder da Igreja Conquista de Roma Crescimento da Igreja Católica – poder Predomínio do Teocentrismo – origem no termo grego théos : deus ou divindade Visão de mundo cristã – perfeição e superioridade de Deus, como centro de todas as coisas

Trovadorismo Comportamento amoroso – amor cortês Louvor às damas da sociedade Cortesia Projeto literário: legitimar , por meio da literatura, uma nova ordem que redefinisse as funções sociais dos cavaleiros na corte do senhor feudal Agentes: Os trovadores e a arte de trovar

As cantigas trovadorescas União de poesia e música Textos medievais eram divulgados de forma oral Presença de constantes rimas Memorização das cantigas Cancioneiros : coletâneas de cantigas manuscritas

Cantiga de amigo Ondas do mar de Vigo Se vires meu namorado! Por Deus, (digam) se virá cedo! Ondas do mar revolto, Se vires o meu namorado! Por Deus, (digam) se virá cedo! Se vires meu namorado, Aquele por quem eu suspiro! Por Deus, (digam) se virá cedo! Se vires meu namorado Por quem tenho grande temor! Por Deus, (digam) se virá cedo! 

Cantiga de amor “Senhora minha, desde que vos vi, lutei para ocultar esta paixão que me tomou inteiro o coração; mas não o posso mais e decidi que saibam todos o meu grande amor, a tristeza que tenho, a imensa dor que sofro desde o dia em que vos vi.” 

Cantigas Líricas: Coita de amor As cantigas de amor desenvolvem um mesmo tema: o sofrimento provocado pelo amor não correspondido. Idealização da dama Amor não concretizado

Cantigas Satíricas Olhar crítico para a conduta de nobres nas esferas individuais ou sociais. Cantigas de escárnio: crítica indireta, normalmente a pessoa satirizada nào é identificada. Linguagem com trocadilhos e ambiguidades. Ironia. Cantigas de maldizer: crítica direta, a pessoa criticada é identificada. Linguagem agressiva , obscena e de zombaria.

Cantiga de escárnio Rei queimado morreu com amor. Em seus cantares, por Santa Maria por uma senhora a quen amava e por aparecer um melhor trovador, porque lhe ela não lhe quis bem-fazer fez-se ele em seus cantares morrer mas ressurgiu depois ao terceiro dia! ...

Cantiga de maldizer Ai, dona fea, foste-vos queixar que vos nunca ouve em meu cantar; mais ora quero fazer um cantar em que vos loarei toda via; e vedes como vos quero loar: dona fea, velha e sandia!... (...)