Banco de Dados I Objetivo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Advertisements

Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
BANCO DE DADOS Transparências baseadas no capítulo 1 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e 1 e 2 do livro de ELMASRI e NAVATHE. Juliana Amaral e Rodrigo Baroni.
Funcionalidades de um SGBD
Introdução a Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Introdução aos Bancos de dados
Maurício Edgar Stivanello
SGBD.
Gerência de Banco de Dados 1
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Iniciando Banco de Dados
Professora: Aline Vasconcelos
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
Fundamentals of Database Processing
Ronaldo Celso Messias Correia –
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
CONCEITOS Modelo de Dados
Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática
SGBD.
Arquitetura e Linguagens
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
BD.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Gerência de Banco de Dados 1
Sistemas de Informação Prof. Carlos Alberto Seixas Banco de Dados II /01 UNIESP
Introdução a Banco de dados
Curso Técnico em Informática Modalidade Integrado Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Banco de Dados Instituto.
Banco de Dados Parte 04 Ceça. Ceça Moraes 2 Conteúdo  Os três níveis da arquitetura  Mapeamentos  Arquitetura cliente-servidor.
Modelagem de Dados Aula 3
Contexto da disciplina
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Projeto de Banco de Dados Profa. Ceça
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Cristina Paludo Santos URI – Campus de Santo Ângelo
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Bancos de Dados Estrutura e Funcionamento de um SGBD
©Silberschatz, Korth and Sudarshan (Modificado)1.1Database System Concepts Capítulo 1: Introdução Função dos Sistemas de Bases de Dados Visão dos dados.
Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática
Banco de Dados Universidade do Estado de Santa Catarina
Fundamento de Banco de Dados
Bancos de Dados Fundamentos Prof. Marcos R. Cardoso.
UCSal – Bacharelado em Informática
UCSal – Bacharelado em Informática
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Prof. Christiano Lima Santos
Bancos de Dados Sistema de Banco de dados – sistema de manutenção de registros por computador. É considerado como uma sala.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Modelos de dados.
Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
BANCO DE DADOS Prof. Marcelo West
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Banco de Dados I Objetivo: Apresentar os principais conceitos do nível lógico de um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) através da linguagem SQL e de modelos relacionais para gerenciamento de dados.

Banco de Dados I Conteúdo Programático 1. Introdução a banco de dados   1. Introdução a banco de dados 2. Arquitetura de um SGBD 3. Modelo de redes, hierárquico e relacional 4. Modelo relacional 4.1 Algebra relacional 4.2 Cálculo relacional 4.3 Operações da algebra relacional 5. SQL 5.1 Linguagem de definição de dados (DDL) 5.2 Linguagem de manipulação de dados (DML) 5.3 Linguagem de controle de dados (DCL)

Banco de Dados I Conteúdo Programático (Continuação) 6. Projeto de banco de dados 6.1 Modelo Conceitual 6.2 Modelo Lógico 6.3 Modelo Físico 7. Modelo Entidade-Relacionamento (MER) 8. Mapeamento MER para modelo relacional 9. Normalização 10. SQL Avançada

Banco de Dados I BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1. DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 2. SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F; SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006. 3. MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Banco de Dados: Projeto e Implementação. São Paulo: Editora Érica, 2004.

Banco de Dados I BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: 1. ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant. Sistemas de banco de Dados – Fundamentos e Aplicações. 4ª. Edição. Editora Addison-Wesley, 2005. 2. PATRICK, John J. SQL fundamentos. São Paulo: Berkeley Brasil, 2002. 3.  HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de Banco de Dados – Série Livros Didáticos UFRGS. Editora Sagra-Luzzato, 2001.

Banco de Dados I Ferramentas Freeware Utilizadas: Oracle 10g Express Edition http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html Freeware Edition of Toad for Oracle http://www.toadsoft.com/lic_agree.html

Conceitos de Banco de Dados “Um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) é uma coleção de dados inter-relacionados e um conjunto de programas para acessar esses dados.” (SILBERSCHATZ, 2006) “Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite ao usuário criar e manter um banco de dados.” (ELMASRI, 2005)

Desvantagens dos Sistemas de Arquivos Redundância e inconsistência dos dados Dificuldade de acesso a dados Isolamento de dados Problemas de integridade Problemas de atomicidade Anomalias de acesso concorrente Problemas de segurança

Histórico dos Bancos de Dados Década de 50 e início da década de 1960 - As fitas magnéticas e os decks de cartão foram desenvolvidos para armazenamento de dados. Final da década de 1960 e década de 1970 - O uso dos discos rígidos foi difundido no final da década de 60. - Difusão dos banco de dados em rede e hieráquicos. - Em 1970, Codd define o modelo realcional dando origem aos bancos de dados relacionais.

Histórico dos Bancos de Dados Década de 80 - Evolução dos bancos de dados relacionais. - Pesquisas sobre banco de dados paralelos e distribuídos. - Trabalhos iniciais sobre banco de dados orientado a objetos. Início da década de 1990 - Evolução da linguagem SQL para aplicações de suporte a decisão. - Fornecedores de banco de dados introduzem os conceitos de banco de dados paralelos em seu produtos. - Fornecedores de banco de dados também começaram a acrescentar o suporte ao modelo objeto/relacional aos seus banco de dados

Histórico dos Bancos de Dados Final da década de 90 - Crescimento explosivo da world Wide Web. - Investimento dos banco de dados em altas taxas de processamento de transações e com níveis de confiabilidade muito altas. Início da década de 2000 - Surgimento dos bancos de dados XML e de suas linguagens de consulta XML: XPath e XQuery. - Crescimento das técnicas de computação auntonômica/ auto- administração para reduzir os esforços de administração dos sistemas de banco de dados.

Níveis de Abstração Utilizados pelos Banco de Dados Nível Físico - É o nível de abstração mais baixo e que descreve como os dados são realmente armazenados. Nível Lógico - É o nível de abstração intermediário e que descreve que dados estão armazenados no banco de dados e que relações existem entre eles. Nível de View - É o nível de abstração mais alto e que permite a visualização de todas ou apenas algumas partes do banco de dados.

Níveis de Abstração Utilizados pelos Banco de Dados

Engenharia de Software, Modelo de Dados e Banco de Dados

Classificação da Linguagem de Banco de Dados Linguagem de Manipulação de Dados (DML) - Linguagem utilizada para leitura e armazenamento de dados. Linguagem de Definição de Dados (DDL) - Linguagem utilizada para definir a estrutura de armazenamento dos dados, também chamada de dicionário de dados ou metadados. Linguagem de Controle de Dados (DCL) - Linguagem utilizada para controle de sessão, transação, além do controle do próprio sistema de banco de dados.

Linguagem de Manipulação de Dados (DML) Existem basicamente 2 tipos de DML: 1. DMLs procedurais - Requerem que um usuário especifique que dados são necessários e como obtê-los. 2. DMLs declarativas - Requerem que um usuário especifique que dados são são necessários sem especificar como obtê-los.

Linguagem de Definição de Dados (DDL) A DDL também define propriedades adicionais ao dados, como: 1. Restrições de Domínio - São as restrições relativas aos tipos do dados. 2. Integridade Referencial - São as retrições relativas às associações entre duas ou mais entidades. 3. Assertivas - São as restrições relativas às condições impostas para uma atribuição de valor sobre um determinado atributo. 4. Autorização - São as retrições de acesso para leitura, escrita e exclusão sobre determinados dados.

Arquitetura Simplificada de um Sistema de Banco de Dados

Arquitetura Geral de um Sistema de Banco de Dados

Estruturas de Armazenamento de um Sistema de Banco de Dados

Estruturas de Armazenamento de um Sistema de Banco de Dados

Principais Tipos de Arquitetura de um SGBD Arquitetura SGBD Centralizada Arquitetura Cliente/Servidor de 2 Camadas Arquitetura Cliente/Servidor de 3 Camadas

Arquitetura SGBD Centralizada

Arquitetura Cliente/Servidor de 2 Camadas

Arquitetura Cliente/Servidor de 3 Camadas

Exemplos de Tecnologias em Banco de Dados Banco de Dados Paralelos Banco de de Dados Distribuídos Banco de Dados Multimídia Banco de Dados Textuais Banco de Dados Temporais Banco de Dados Dedutivos Banco de Dados Móveis

Principais Usuários de um Banco de Dados Administradores de banco de dados (DBA) Projetistas de banco de dados Analistas de sistemas e programadores de aplicações Usuário final

Características dos usuários de um Sistema de Banco de Dados Usuários Leigos - São usuários não avançados que interagem com o sistema chamando um dos programas de aplicação previamente escritos. Programadores de Aplicação - São profissionais de computação que escrevem programas de aplicação. Usuários Avançados - Interagem com o sistema de banco de dados sem escrever programas. Usuários Especializados - São usuários avançados que escrevem aplicações de banco de dados que não se encaixam na estrutura de processamento de dados tradicional. Administrador de Banco de Dados (DBA) - É o profissional responsável pelo controle central dos dados e pelos programas que acessam os próprios dados.

Funções de um Administrador de Banco de Dados Estrutura de armazenamento e definição de método de acesso. Modificação de esquema e de organização física. Concessão de autorização para acesso a dados. Manutenção de rotinas como backups, gerenciamento de espaço em disco e monitoração de tarefas executadas no próprio banco de dados. Definição de Esquema.

Alguns Utilitários para Sistema de Banco de Dados Carregamento (Loading) Backup Reorganização de Arquivos Monitoramento de Desempenho