Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO CELULAR É o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. DIVIDIR=DUPLICAR.
Advertisements

EE Euclydes Deslandes Biologia
Mitose É o processo que permite que um núcleo se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original.
Divisão Celular Mitose Rafaela de Vargas Ortigara
Divisão Celular Mitose Gabriela Artus Disciplina de Genética Humana
MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n.
Ciclo Celular Vera Andrade Vargas, 2012.
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
Divisão celular.
A principal característica é a sua natureza cíclica
Núcleo celular.
Divisão celular Profª Viviane Gadotti.
O que você deve saber sobre
TRABALHO DE BIOLOGIA.
Ciclo Celular  O ciclo celular compreende as transformações que decorrem desde a formação da nova célula (célula filha) até o momento em que esta mesma.
MEIOSE.
Meiose Seminário de Biologia Colégio Magno Prof: Marcelo
Aula 13 Ciclo celular.
Mitose e Meiose.
Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.
MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Mitose e Meiose.
Divisão Celular – Parte II
Etapas da Meiose.
As células e seu ciclo de vida – Divisão celular
Ciclo celular Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati
Meiose.
DIVISÃO CELULAR.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR Profª Maristela.
CICLO CELULAR Biologia Prof. Marcos Areal.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose
Professora: Roberta Fontoura
Ciclo celular Prof.Msc.Di.Babalu
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
Instituto Superior de Educação de Brasília
Divisão celular Prof. Ronney Fernandes Chagas
Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose)
MEIOSE E GAMETOGÊNESE.
NÚCLEO CELULAR DIVISÃO CELULAR
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE
Biologia celular – divisão celular
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR.
Mitose e meiose.
Ciclo Celular.
Profº.: Aleksandro Rodrigues
Divisão celular Mitose e Meiose
BIOLOGIA VOLUME ÚNICO • 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER
MEIOSE.
Mitose: aprofundamento
A meiose é um processo divisional, que, a partir de uma célula inicial com 2n cromossomos, leva à formação de células filhas com “n”cromossomos os respectivos.
DIVISÃO CELULAR Mitose
A meiose.
A meiose.
DIVISÃO CELULAR Meiose
Núcleo Celular: DNA, Cromossomo e Cromatina
PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
Ciclo celular Mitose e Meiose.
MEIOSE Prof. Guilherme.
Núcleo e divisão celular
Ciclo Celular Períodos da Célula
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
Divisão Celular: Meiose
MITOSE By 2012.
Divisão Celular MEIOSE.
REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução ASSEXUADA. É importante no crescimento do organismo e na regeneração de tecidos. Meiose – 1 célula dá origem a 4 células com a metade do nº de cromossomos da célula inicial.

MEIOSE (R!) Formada por duas divisões consecutivas: Meiose I: divisão reducional. Ocorre a diminuição no número de cromossomos. Meiose II: divisão equacional. O número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.

MEIOSE I PRÓFASE I: fase muito extensa, constituída por 5 subfases: Leptóteno – inicia-se a condensação e duplicação dos cromossomos; Zigóteno – aproximação dos cromossomos homólogos, sendo esse denominado de sinapse;

Paquíteno – máximo grau de condensação dos cromossomos Paquíteno – máximo grau de condensação dos cromossomos. Ocorre o crosing-over, isto é, troca de segmentos (permutação de genes) entre cromossomos homólogos;

Diplóteno – começo da separação dos homólogos; Diacinese – finalização da prófase I, com separação definitiva dos homólogos, já com segmentos trocados. A carioteca desaparece temporariamente.

METÁFASE I:os cromossomos ficam agrupados na região equatorial da célula, associados às fibras do fuso;

ANÁFASE I – encurtamento das fibras do fuso, deslocando os cromossomos homólogos para os pólos da célula. Nessa fase não há separação do centrômero.

TELÓFASE I – os cromossomos se descondensam, as fibras cromossômicas desaparecem, as cariotecas se reorganizam formando os dois novos núcleos-filhos, originando duas células haplóides

MEIOSE II Prófase II → os cromossomos voltam a se condensar, o nucléolo e a carioteca desaparecem novamente. Os centríolos se duplicam e se dirigem para os pólos, formando o fuso acromático. Metáfase II → os cromossomos se organizam no plano equatorial, com suas cromátides ainda unidas pelo centrômero, ligando-se às fibras do fuso. Anáfase II → separação das cromátides irmãs, puxadas pelas fibras em direção a pólos opostos. Telófase II → aparecimento da carioteca, reorganização do nucléolo e divisão do citoplasma completando a divisão meiótica, totalizando 4 células filhas haplóides.

Comparando Mitose com Meiose

ATIVIDADE CADERNO: PORTFÓLIO: Atividade 03 USANDO OS CONCEITOS DE MITOSE E MEIOSE APRENDIDOS NAS ÚLTIMAS AULAS, EXPLIQUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESPERMATOZÓIDES. EXPLIQUE TAMBÉM COMO ELES ADQUIREM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS À NATAÇÃO DESTE GAMENTA. PORTFÓLIO: Atividade 03 Escreva em EXATAMENTE 20 linhas a formação de uma célula haploide e suas funções. Evidencie o momento da separação dos cromossomos homólogos e não esqueça de mencionar qual é o processo que proporciona todos esses acontecimentos.