A meiose é um processo divisional, que, a partir de uma célula inicial com 2n cromossomos, leva à formação de células filhas com “n”cromossomos os respectivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO CELULAR É o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. DIVIDIR=DUPLICAR.
Advertisements

EE Euclydes Deslandes Biologia
Mitose É o processo que permite que um núcleo se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original.
Divisão Celular Mitose Rafaela de Vargas Ortigara
Tatiana Bianchi Monitora de Genética Humana
Divisão Celular Mitose Gabriela Artus Disciplina de Genética Humana
MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n.
Ciclo Celular Vera Andrade Vargas, 2012.
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
Divisão celular.
A principal característica é a sua natureza cíclica
Núcleo celular.
Divisão celular Profª Viviane Gadotti.
O que você deve saber sobre
TRABALHO DE BIOLOGIA.
Ciclo Celular  O ciclo celular compreende as transformações que decorrem desde a formação da nova célula (célula filha) até o momento em que esta mesma.
MEIOSE.
Aula 13 Ciclo celular.
Mitose e Meiose.
MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Mitose e Meiose.
A meiose Divisão I Divisão II.
Divisão Celular – Parte II
Etapas da Meiose.
As células e seu ciclo de vida – Divisão celular
Ciclo celular Alunos:Raniel Oliveira Felipe de Souza Alan Purificati
Meiose.
DIVISÃO CELULAR.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR Profª Maristela.
CICLO CELULAR Biologia Prof. Marcos Areal.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose
Professora: Roberta Fontoura
Ciclo celular Prof.Msc.Di.Babalu
Meiose Gametogênese.
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
Divisão celular Prof. Ronney Fernandes Chagas
Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose)
MEIOSE E GAMETOGÊNESE.
NÚCLEO CELULAR DIVISÃO CELULAR
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE
Biologia celular – divisão celular
© Editora Positivo Ltda., 2010
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR.
Mitose e meiose.
Lucas Gonçalves Mariana Teodoro Tales Augusto
Profº.: Aleksandro Rodrigues
Divisão celular Mitose e Meiose
Divisões Celulares Mitose – 1 célula dá origem a 2 células com o mesmo nº de cromossomos da célula inicial. É o tipo de divisão utilizada para a reprodução.
MEIOSE.
Núcleo e divisão celular
Prof. Ana Rita Rainho Ciclo Celular: Mitose
DIVISÃO CELULAR Mitose
A meiose.
A meiose.
DIVISÃO CELULAR Meiose
PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
MEIOSE Prof. Guilherme.
Ciclo Celular Períodos da Célula
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
Divisão Celular: Meiose
Divisão Celular MEIOSE.
REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO.
CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR
MEIOSE.
Transcrição da apresentação:

A meiose é um processo divisional, que, a partir de uma célula inicial com 2n cromossomos, leva à formação de células filhas com “n”cromossomos os respectivos gametas. Também é definida como o processo que envolve duas divisões sucessivas do núcleo, acompanhada de uma só redução no número de cromossomos. A divisão meiótica compreende 2 fases: a reducional (meiose I) e a equacional (meiose II).

MEIOSE I Prófase I núcleo mais longa, subdivide-se em 5 subfases cromatina núcleo mais longa, subdivide-se em 5 subfases Leptóteno  condensação das cromátides irmãs Cromossomas Sinapse Núcleo Zigóteno  pareamento dos cromossomos homólogos (sinapse) forma-se o complexo sinaptonêmico: DNA, RNA e proteínas

Cromossomas homólogos Quatro cromatídeos (2 cromossomas) Núcleo Nucléolo Pontos de quiasma Paquíteno  cromossomos mais curtos e mais grossos cada par de homólogos emparelhados é chamado bivalente troca de material entre as cromátides irmãs (“crossing over”) variabilidade genética Cromossomas homólogos Quatro cromatídeos (2 cromossomas) Pontos de quiasma Núcleo Diplóteno  cromossomos homólogos começam a se afastar unidos por alguns pontos, chamados quiasmas (permutas) Desaparecimento do núcleolo e membrana nuclear; Início da formação do fuso acromático.

Metafase I Ligação dos cromossomas homólogos às fibrilas com os pontos de quiasma no plano equatorial e os centrómeros voltados para os pólos – placa equatorial. Completa-se o desenvolvimento do fuso acromático; Anafase I Rompimento dos pontos de quiasma ainda existentes; Segregação dos homólogos; Migração aleatória dos cromossomas para os pólos.

Cromossomas-filhos atingem os pólos; Desaparecimento do fuso mitótico; Reorganização da membrana nuclear; Descondensação dos cromossomas; Reaparecimento dos nucléolos. Telofase I Células animais- formação de um anel contráctil e estrangulamento do citoplasma. Citocinese

Metafase II Profase II Anafase II Formação do fuso acromático; Reaparecimento dos cromossomas e desaparecimento do invólucro nuclear e nucléolos; Ligação dos centrómeros às fibrilas. Metafase II Os cromossomas dispõem-se no plano equatorial da célula formando duas placas equatoriais. Anafase II Rompimento dos centrómeros – ascensão dos cromossomas-filhos; Os cromossomas-irmãos são geneticamente diferentes devido aos fenómenos de crossing-over.

Telofase II Citocinese Os cromossomas-filhos atingem os pólos; Reaparecimento da membrana nuclear e nucléolos; Descondensação da cromatina. Citocinese Quatro células-filhas haplóides, com um cromossoma de cada par de homólogos.