Ildes Ferreira de Oliveira Secretário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
FÓRUM NACIONAL CONSECTI CONFAP Fórum de Secretários Municipais de CTI Natal, 25 fevereiro de 2010.
Agosto/2010 Programa Regional de Centros Vocacionais Tecnológicos.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
VALE DO JIQUIRIÇA VALE DO JIQUIRIÇÁ Jiquiriçá Educação Alfabetizados 966 alunos através do Programa Topa no período de Investidos R$ 12 mil em.
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
PROGRAMA DE FOMENTO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SP
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Governo Eletrônico para Todos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Secretaria de Educação Básica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Projeto Banda Larga Backbone óptico Set/2012.
Fabiano André Vergani
Plenária GTP APL e Núcleos Estaduais de Apoio aos APLs 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 10 de dezembro de 2012.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
Julho de 2007.
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Rede Baiana de Biocombustíveis
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Premissas Dados das Microrregiões.
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
Título da Apresentação 28 de Junho de A FINEP, criada em 1967, é a Agência Brasileira de Inovação, vinculada ao MCTI. A FINEP Promover o desenvolvimento.
Ministério da Ciência e Tecnologia
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão Setorial de Ciência e Tecnologia Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais – APL. Com apoio a investimentos, inovação e agregação de valor para.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Apresentação do III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA)
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
PROGRAMA ERA VALE DO PIRANGA MINAS GERAIS O consorciamento como ferramenta de alavancagem de projetos energéticos em municípios rurais.
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia Manaus - Am As dificuldades da Ciência e Tecnologia da Amazônia Audiência Pública da Comissão da Amazônia.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Ildes Ferreira de Oliveira Secretário Fórum dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Regional N/NE Salvador/2007

Apresentação da Área de CT&I da Bahia SECTI A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI) foi criada em 2003, como Secretaria extraordinária, sendo instituída como ordinária em janeiro de 2004.

Parque Tecnológico

Apresentação da Área de CT&I da Bahia Parque Tecnológico Características Empreendimento projetado para ser um complexo produtivo industrial e de serviços de base científico-tecnológica, agregando empresas cuja produção se baseia em pesquisas tecnológicas desenvolvidas nas instituições vinculadas ao Parque. Alto padrão urbanístico e conceito eco-eficiente; Área superior a 1 milhão m² na Paralela (Salvador); Ambiente integrado interna e externamente.

Apresentação da Área de CT&I da Bahia Parque Tecnológico Objetivos Criar, atrair e desenvolver empresas e projetos criativos e inovadores; Promover interação universidade-empresa; Fortalecer a cultura do empreendedorismo de base tecnológica.

Programa de Biodiesel da Bahia

Apresentação da Área de CT&I da Bahia Biodiesel Objetivos Produzir um combustível de matéria-prima 100% renovável e sua posterior introdução na matriz energética estadual e nacional; Fortalecer a produção de matéria prima (mamona, amendoim, girassol, cana de açúcar etc.), inserir melhor a agricultura familiar na cadeia produtiva e ampliar da rede tecnológica e laboratorial da Bahia. Promover a produção e uso local do Biocombustível como fonte energética sustentável; Fomentar o surgimento de plantas em escala comercial;

Arranjos Produtivos Locais

Apresentação da Área de CT&I da Bahia Arranjos Produtivos Locais Programa de Apoio aos APLs da Bahia - Objetivos Articular parcerias empresariais e institucionais para a difusão de práticas competitivas e sustentáveis dos Arranjos Produtivos Locais atendidos pelo Programa; Promoção da cooperação, competitividade e sustentabilidade dos Arranjos Produtivos Locais baianos; Programa que está atuando em 10 Arranjos Produtivos Locais (APLs) na Bahia, através do qual os APLs terão aportes de verbas do Governo do estado e BID.

Apresentação da Área de CT&I da Bahia Arranjos Produtivos Locais APLs Beneficiados pelo Programa Tecnologia da Informação (Região Metropolitana de Salvador); Transformação Plástica (Região Metropolitana de Salvador); Confecções (Região Metropolitana de Salvador e Feira de Santana); Fruticultura (Juazeiro e Vale do São Francisco); Cadeia de Fornecedores Automotivos (Metropolitana de Salvador); Rochas Ornamentais (Ourolândia/Região Metropolitana de Salvador); Mata Atlântica (Ilhéus/Itabuna); Piscicultura (Paulo Afonso); Derivados da Cana-de-Açúcar (Chapada Diamantina); Caprinovinocultura (Região Norte do Estado)

Programa de Inclusão Sócio-Digital

Apresentação da Área de CT&I da Bahia Programa de Inclusão Sócio-digital O Programa de Inclusão Sócio-Digital do Governo visa garantir à população baiana o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através dos recursos tecnológicos das redes de computadores. Possui uma rede de mais de 360 Centros Digitais de Cidadania, disponíveis para a população de 274 municípios ( Mais de 500 novos CDCs em 2008); Cada Centro Digital de Cidadania possui 10 computadores equipados com softwares livres e com acesso à internet através de banda larga, impressora e monitores capacitados a oferecer orientações básicas sobre o uso dos equipamentos.

FAPESB Tecnologia da Informação (TI)

Informações Executivas TI Oferta de serviços de Tecnologia da Informação (TI) para municípios de baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) do Estado da Bahia, com “cesta de serviços” à população nas áreas de educação, saúde, segurança pública, cidadania etc. Investimentos na modernização das administrações municipais e a aplicação de soluções de TI com foco nos cidadãos.

Centro Integrado de Tecnologias Assistivas

Informações Executivas Centro Integrado de Tecnologias Assistivas Implantação do Centro Integrado de Tecnologias Assistivas em Salvador, numa parceria com a SEC e SJCDH. O objetivo é viabilizar soluções concretas na área de tecnologias assistivas, fomentando e disponibilizando capacitação, pesquisas, assessoria, produção e captação de ajudas técnicas, para a inclusão social de pessoas com deficiência.

Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais (CVTTs) Centro Integrado de Tecnologias Assistivas

Informações Executivas Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais O CVTT é um centro para a produção e difusão de tecnologias de acordo com a vocação econômica do Território onde será instalado; Os CVTTs serão implantados em 35 municípios com mais de 50 mil habitantes; O primeiro CVTT da Bahia está sendo implantado no CETEB Áureo de Oliveira Filho, em Feira de Santana, previsto para ser inaugurado em dezembro.

Fundação de Amparo à Pesquisa FAPESB Fundação de Amparo à Pesquisa

Apresentação da Área de CT&I da Bahia FAPESB Para viabilizar grande parte das ações em Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado, a SECTI dispõe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) Conta com 1% da Receita Tributária líquida do Estado; Em 2007, tem um orçamento previsto no valor de R$ 55 milhões, sendo R$ 46 milhões do Governo do Estado e R$ 9 milhões de parceiros nacionais;

Contato: comunicacao@secti.ba.gov.br Ildes Ferreira de Oliveira Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia Contato: comunicacao@secti.ba.gov.br