Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO-II. Material II-Bimestre Objetos de Controle Listas Eventos e Funções página: Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus
Objetos de Controle Builder C++ conta com uma barra de tarefas capaz de permitir a confecção de rotinas mas sofisticadas com relação a parte visual da aplicação.
Paleta de Ferramentas Standard. Padrão
Usando Objetos principais do C++(Builder). Criando uma caixa de lista. (ListBox)
Atribuindo dados para caixa de lista. Usando a propriedade Items. Permite acrescentar em cada posição da caixa de lista um item enviado pelo métodos Add() que adiciona criando uma nova posição na caixa de texto. Exemplo : ListBox1->Items->Add("Maria"); ListBox1->Items->Add("José"); ListBox1->Items->Add("Célia");
Saída :
Capturando o Item Selecionado por intermédio da propriedade ItemIndex. Exemplo : int x = ListBox1->ItemIndex; ShowMessage(x); Obs : No exemplo acima x será um número de 0 a 2.
Capturando uma "String" da caixa de Lista. Método Strings[]. Exemplo : int x = ListBox1->ItemIndex; AnsiString a = ListBox1->Items->Strings[x]); Obs : Irá retorna com a string selecionada na caixa de Lista pelo usuário armazenando o conteúdo na variável (a).
Criando uma Caixa de Combinação. (ComboBox).
Atribuindo dados para uma caixa de combinação. Exemplo : ComboBox1->Items->Add("Item-1"); ComboBox1->Items->Add("Item-2"); ComboBox1->Items->Add("Item-3"); ComboBox1->Items->Add("Item-4");
Saída :
Removendo dados de uma caixa de Combinação. Método Delete().
Atenção : Todas as propriedades e métodos usados para a caixa de lista (ListBox) valem para a caixa de combinação (ComboBox1).
Criando uma caixa de verificação. (CheckBox)
Saida :
Criando botões de rádio. (RadioGroup)
Saída :
Capturando a informação selecionada no botão de rádio.
Criando uma Barra de Rolagem. (ScrollBar).
Capturando dados de uma Barra de Rolagem.
Criando um Painel. (Panel).
Exemplo : (Panel)
Manipulando os Eventos. Evento vem a ser qualquer tipo de operação disparada por um usuário da aplicação desenvolvida.
OnClick - Dispara o código de programa ao selecionar o objeto com o click do mouse.
OnChange - Dispara o código quando um objeto sofre algum tipo de modificação.
OnEnter - Dispara o código quando o objeto for selecionado.
OnExit - Dispara o código quando o foco abandonar o mesmo.
OnDblClick - Dispara o código quando for selecionado com um duplo click.
OnActivate - Dispara o código após ter desenhado o formulário.
OnCreate - Dispara o código antes de desenhar o formulário.
OnMouseDown- Dispara o código ao soltar o botão de direito do mouse.
OnMouseMove - Dispara o código ao mover o mouse no objeto.
OnClose - Dispara o código antes de fechar o formúlario.
Funções Matemáticas
Usando as funções Matemáticas. Para deve se colocar nas primeira linhas do código de seu formulário a seguinte linha de código.
Exemplo das funções matemáticas.
sqrt() - Retorna com o valor da raiz quadrada do número especificado.
Quebrando uma String(*) AnsiString a = "Maria das Couves"; ShowMessage(a[1]); Obs: Neste caso será pego o caracter M na String.
length(): Retornar o número de caracteres da String(*) AnsiString a = Abacaxi; int x = a.length(); O valor de x será igual a 7.
Exemplo pegando um caracter na String(*) void __fastcall TForm1::Button1Click(TObject *Sender) { AnsiString a = "Maria das Couves"; int x = a.Length(); for(int i=1;i<=x;i++) ShowMessage(a[i]); }
Recebe[7] =