Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO-II. Material II-Bimestre Objetos de Controle Listas Eventos e.

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Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO-II. Material II-Bimestre Objetos de Controle Listas Eventos e Funções página: Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Objetos de Controle Builder C++ conta com uma barra de tarefas capaz de permitir a confecção de rotinas mas sofisticadas com relação a parte visual da aplicação.

Paleta de Ferramentas Standard. Padrão

Usando Objetos principais do C++(Builder). Criando uma caixa de lista. (ListBox)

Atribuindo dados para caixa de lista. Usando a propriedade Items. Permite acrescentar em cada posição da caixa de lista um item enviado pelo métodos Add() que adiciona criando uma nova posição na caixa de texto. Exemplo : ListBox1->Items->Add("Maria"); ListBox1->Items->Add("José"); ListBox1->Items->Add("Célia");

Saída :

Capturando o Item Selecionado por intermédio da propriedade ItemIndex. Exemplo : int x = ListBox1->ItemIndex; ShowMessage(x); Obs : No exemplo acima x será um número de 0 a 2.

Capturando uma "String" da caixa de Lista. Método Strings[]. Exemplo : int x = ListBox1->ItemIndex; AnsiString a = ListBox1->Items->Strings[x]); Obs : Irá retorna com a string selecionada na caixa de Lista pelo usuário armazenando o conteúdo na variável (a).

Criando uma Caixa de Combinação. (ComboBox).

Atribuindo dados para uma caixa de combinação. Exemplo : ComboBox1->Items->Add("Item-1"); ComboBox1->Items->Add("Item-2"); ComboBox1->Items->Add("Item-3"); ComboBox1->Items->Add("Item-4");

Saída :

Removendo dados de uma caixa de Combinação. Método Delete().

Atenção : Todas as propriedades e métodos usados para a caixa de lista (ListBox) valem para a caixa de combinação (ComboBox1).

Criando uma caixa de verificação. (CheckBox)

Saida :

Criando botões de rádio. (RadioGroup)

Saída :

Capturando a informação selecionada no botão de rádio.

Criando uma Barra de Rolagem. (ScrollBar).

Capturando dados de uma Barra de Rolagem.

Criando um Painel. (Panel).

Exemplo : (Panel)

Manipulando os Eventos. Evento vem a ser qualquer tipo de operação disparada por um usuário da aplicação desenvolvida.

OnClick - Dispara o código de programa ao selecionar o objeto com o click do mouse.

OnChange - Dispara o código quando um objeto sofre algum tipo de modificação.

OnEnter - Dispara o código quando o objeto for selecionado.

OnExit - Dispara o código quando o foco abandonar o mesmo.

OnDblClick - Dispara o código quando for selecionado com um duplo click.

OnActivate - Dispara o código após ter desenhado o formulário.

OnCreate - Dispara o código antes de desenhar o formulário.

OnMouseDown- Dispara o código ao soltar o botão de direito do mouse.

OnMouseMove - Dispara o código ao mover o mouse no objeto.

OnClose - Dispara o código antes de fechar o formúlario.

Funções Matemáticas

Usando as funções Matemáticas. Para deve se colocar nas primeira linhas do código de seu formulário a seguinte linha de código.

Exemplo das funções matemáticas.

sqrt() - Retorna com o valor da raiz quadrada do número especificado.

Quebrando uma String(*) AnsiString a = "Maria das Couves"; ShowMessage(a[1]); Obs: Neste caso será pego o caracter M na String.

length(): Retornar o número de caracteres da String(*) AnsiString a = Abacaxi; int x = a.length(); O valor de x será igual a 7.

Exemplo pegando um caracter na String(*) void __fastcall TForm1::Button1Click(TObject *Sender) { AnsiString a = "Maria das Couves"; int x = a.Length(); for(int i=1;i<=x;i++) ShowMessage(a[i]); }

Recebe[7] =