Prof. Jeferson C. de Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
UM MOSAICO DE PAISAGENS
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Biomas brasileiros.
VEGETAÇÃO A vegetação é reflexo das condições naturais e da variação de solos e climas de determinado local. Segundo o clima, a vegetação se divide em:
VEGETAÇÃO.
PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
FORMAÇÕES VEGETAIS.
O que você deve saber sobre
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
CLIMATOLOGIA.
Domínios morfoclimáticos
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
Prof. Jeferson C. de Souza
4º Ano Professora Alessandra Stock
Trabalho sobre Domínio Morfoclimático
Hidrografia e Clima.
Climas do Brasil.
Biomas brasileiros.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Cerrado brasileiro Originalmente correspondia a 25% do território brasileiro cerca de 2 milhões de km2, hoje possui apenas cerca de 800mil Km2 Dia 11/09.
Biomas.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL.
Grandes Formações Vegetais
Estrutura geológica brasileira
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Climas e Formações Vegetais no Mundo
Domínios morfoclimáticos do Brasil
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
BIOMAS.
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
VEGETAÇÃO DE TUNDRA Típica de regiões polares (Polo Norte). Vegetação herbácia/arbustiva. Aparecem na paisagem durante o curto verão polar.
GEOGRAFIAGROTH.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
Domínio dos Mares de Morro
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
As grandes paisagens vegetais da Terra
Situação de aprendizagem 1
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS NO BRASIL
Classificação - Vegetação
Grandes formações vegetais.
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
Clima no Brasil Professor Jeferson.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Prof. Jeferson C. de Souza Complexo Regional Centro-Sul Aspectos naturais Diferentes regiões Atividades econômicas Prof. Jeferson C. de Souza

Quais são as semelhanças para que o Centro-Sul seja caracterizada como uma região?

O complexo regional do Centro-Sul parque industrial mais desenvolvido e diversificado; abriga grandes empresas nacionais, transnacionais e financeiras, detém uma grande produção industrial e uma eficiente rede de transportes. se registram as maiores rendas e os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil.

Quais destes domínios não tem na região Centro-Sul?

Paisagens Mares de Morros clima é o tropical úmido, 1.200/2000 mm/a; Chuvas mais concentradas no verão mTm- chuvas orográficas mEc- chuvas de convecção mPc- chuvas frontais de inverno Temp. em torno de 25°C relevo acidentado incidência de planaltos, serras e morros que sofreram desgastes erosivos; Origem endógenas. São jovens ou antigas??? Vegetação floresta tropical (Mata Atlântica) Ombrófila Densa e latifoliada desde o RS até o RN Observe a diferença para o Nordeste!!!

Domínio do Cerrado vegetação de Cerrado O relevo árvores tortuosas de pequeno porte, raízes profundas, cascas e folhas grossas, Tropófila (adaptada a variação de umidade) Sujeita a fogo sazonal O relevo planaltos e chapadas sedimentares. Fogo natural ou antrópico

Domínio do Cerrado O clima é o tropical semi- úmido Solos uma estação muito seca, qual? outra estação chuvosa , qual? entre 18º C em locais de serra e 28º C na maior parte do território. Solos Profundo e pobres são ácidos- correção para plantio nos estados de GO, MT e MS, oeste de SP e MG; Temperatura média em Goiânia? Obs. É o domínio mais ameaçado do Brasil!!!

Domínio das Araucárias Relevo Planaltos subtropicais mais elevados superiores a 1.000 m; Clima subtropical transição entre o clima tropical e o temperado, com verões quentes e invernos rigorosos estações do ano bem marcadas; grandes amplitudes térmicas anuais; chuvas distribuídas durante todo o ano - acima de 1250 mm anuais; temperatura média anual em torno de 18 ºC. Solo Fértil, terra roxa

Domínio das Araucárias Vegetação Mata de araucárias ou Mata Atlântica Mista formada por pinheiro-do-paraná, além da erva-mate e o cedro. formato de guarda-chuva invertido (retenção de umidade e sustentação de precipitação nival); aciculifoliada (folhas duras e pontiagudas em formato de agulhas/espinhos); árvores separadas por sexo (machos e fêmeas); pinhões que alimentam os animais de pequeno porte.

Domínios das Pradarias vegetações herbáceas rasteiras e gramíneas relevo relativamente plano, suavemente ondulado Coxilhas sobre formações graniticas. Clima Subtropical

a) estende-se, principalmente, para o Nordeste do país. (PUCRJ) Os diversos domínios climato-botânicos brasileiros são multilocalizados, regionalmente. FONTE: www.ibama.gov.br  Considerando-se a presença do Cerrado no território nacional, afirma-se que esse domínio: a) estende-se, principalmente, para o Nordeste do país. b) cresce, há cada ano mais, na macro-região Sul. c) limita-se à macro-região Centro Oeste. d) inexiste na macro-região Nordeste. e) é expressivo no Sudeste brasileiro.

(PUCRJ) Em relação às florestas tropicais úmidas é correto afirmar que:  a) se localizam nas mais altas latitudes do planeta. b) são constituídas de baixa a média biodiversidade. c) são os ecossistemas mais bem preservados da Terra. d) têm uma composição de flora dominantemente latifoliada. e) reduzem a umidade do ar através da evapotranspiração.

(FATEC) Analise o mapa a seguir. A zona sombreada no mapa representa a área típica de ocorrência de uma vegetação do país. Essa vegetação corresponde a) aos Cerrados. b) à Mata Atlântica. c) à Floresta Temperada. d) à Mata das Araucárias. e) às Pradarias ou Pampas.

a) A (I) – B (II) – C (III) b) A (II) – B (III) – C (I) (UFRGS)  Observe o mapa de climas do Brasil e os três climogramas que seguem. Assinale a correspondência correta entre as localidades A, B e C assinaladas no mapa e os climogramas I, II e III. a) A (I) – B (II) – C (III)  b) A (II) – B (III) – C (I)  c) A (III) – B (I) – C (II)  d) A (II) – B (I) – C (III)  e) A (III) – B (II) – C (I) 

(FEI) Para responder à questão, observe o mapa do Brasil a seguir: A área escura do mapa corresponde: a) ao Aquífero Guarani. b) à região do Brasil onde predomina a pecuária intensiva. c) ao Planalto Central brasileiro. d) ao Bioma do Cerrado. e) às áreas de sertanejas com clima semi-árido.

(ESPM) Para responder a essa questão, considere o texto, a imagem e o mapa a seguir:   O que se faz necessário é modificar a forma como a sociedade se relaciona com a natureza, rever as opções que ela fez e atribuir novos paradigmas para o desenvolvimento que leve em consideração o meio ambiente e o bem-estar de toda a população.   (Carta Escola, agosto 2009.)

O texto é uma crítica ao modelo ocidental de desenvolvimento e se relaciona com a cena demonstrada na imagem, junto à região identificada com o número,   a) I, onde a expansão da soja no cerrado compromete a fauna e a flora. b) II, onde a expansão das fronteiras agrícolas no nordeste brasileiro substituiu a mata nativa de xerófilas e atraiu espécies animais de outras partes do Brasil. c) III, onde a exploração madeireira nas escarpas da Serra do Mar provocou, além da destruição da floresta, a extinção de espécies como a retratada na imagem. d) IV, onde o desmatamento em curso no Pantanal coloca esse patrimônio da humanidade em permanente risco e, consequentemente, a riqueza de sua fauna. e) VII, onde a Floresta Amazônica pode virar um território de savanas e comprometer o habitat de espécies endógenas.