PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
Advertisements

Epidemiologia das doenças transmissíveis e das não transmissíveis
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
Bioterrorismo: Realidade ou Ficção?
Doenças Transmissíveis
SITUAÇÕES POLÊMICAS EM ALCOOLISMO
DOENÇAS NÃO INFECCIOSAS
EPIDEMIOLOGIA Prof. Eduardo Furtado Flores
Termos Técnicos Utilizados em Parasitologia
Exposição a contaminantes – caracterização e abordagens
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
Protozoário flagelado
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
Saúde e Doença Etimolologia
Patologia Definição: Uma doença implica um estado do anormal do corpo à estrutura ou função de uma parte ou do todo. Pode ser uma condição temporária que.
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
Doenças Transmissíveis e seus Agentes Causadores
Vírus Márcia Regina Garcia.
Princípios básicos em Epidemiologia
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
História da Saúde e Segurança do Trabalho
CURSO : NUTRIÇÃO – CEUMA I – NOTURNO
Níveis de prevenção em saúde. 2ª parte
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Saúde e Doença Professor Benigno Rocha Epidemiologia
História da Causa Sociedade Primitiva homem – receptáculo causa – mística intervenção – mística Antiguidade Assírios = primitiva Chineses homem - ativo.
Introdução à Epidemiologia Modelos de Saúde-Doença
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS
VÍRUS e VIROSES David Zanetti.
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
Níveis de prevenção em saúde.
Dinâmica das Doenças Infecciosas
PROCESSO SAÚDE DOENÇA 20 BIMESTRE AULA 1 CLÁUDIA HAGGI FAVERO
História Natural da Doença
Enfermagem em Saúde Coletiva
EPIDEMIOLOGIA DEFINIÇÕES.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Conceitos Aplicações Abordagem descritiva
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA DAS IRAS
UFCD 8211 – Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração
Controle de Vetores.
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
Medidas de Saúde Coletiva
Parasitologia - UNIPLI
Febre Tifóide e Hanseníase
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – UCB CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
IMUNIZAÇÃO Profª Adriana Amaral.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO – UCB CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
NÍVEIS DE PREVENÇÃO Profa. Priscilla Pinto Taques
PROF(A): MICHELLE FLORES
Saúde & sociedade.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Processo Saúde-Doença.
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Doenças e causas de doença
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
INTRODUÇÃO À PARASITOLOGIA
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
Epidemia, Endemia e Pandemia.
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
Transcrição da apresentação:

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA 1.Introdução e conceitos SAÚDE - como um dos pilares fundamentais do processo de desenvolvimento social da nação

Constituição do Brasil Título da Ordem Social, Capítulo II, Seção II, Artigo 196 consta o princípio básico: “ Saúde - direito de todos, dever do Estado” .

A. Higiene - é a aplicação de conhecimentos e preceitos que se destinam a cuidar da saúde e preservá-la, alongando a vida. Pode ser:  Higiene geral  Higiene especial  Higiene aplicada

2.Saúde - estado caracterizado pelo bom e normal desenvolvimento físico e psíquico do indivíduo, além de um perfeito equilíbrio funcional dos seus órgãos e sistemas.

OMS - Saúde não é só a ausência de doenças, mas o completo bem-estar físico,mental, moral e social do indivíduo.  Condições gerais de saúde  Condições especiais de saúde

A. Meios profiláticos e terapêuticos  Profilaxia - ou prevenção das doenças. Ex.: vacinação  Terapêutica - emprego de medicamentos ou outros recursos que se destinam combater uma doença já instalada.

3. Doença A. Conceito:é qualquer perturbação ou anormalidade observada no funcionamento orgânico do indivíduo ou no seu comportamento, quer no seu aspecto intelectual, quer do ponto de vista moral e so-

cial, de tal forma que lhe afete notavelmente aquele estado de bem-estar geral sugestivo de saúde. B. história natural da doença- refere-se aos estágios de uma doença, que incluem:

1. Período da Pré-patogênese ou estágio pré-sintomático: desde a instalação do processo patológico até o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas “Fatores de Risco”

2. Período da Patogênese: estágio em que a doença é clinicamente óbvia e pode evoluir para defeitos permanentes, cronicidade , morte ou cura.

A história natural da doença tem sua distribuição normal caracterizada por interações entre: HOSPEDEIRO - AGENTE CAUSAL - MEIO AMBIENTE TRÍADE ECOLÓGICA

C. Classificação: c.1. Doenças adquiridas- são aquelas que o indivíduo contrai no meio em que vive, sem que houvesse qualquer fator constitucional transmitido por hereditariedade.

c.2 Doenças congênitas - afecções decorrentes de desvios do desenvolvimento embrionário e aquelas que se transmitem de mão a filho por via placentária.

c.3 Doenças hereditárias - doenças que se transmitem de pais a filhos, por meio de genes ou em decorrência de alterações cromossômicas.

D. Classificação dos agentes das doenças: Biológicos - incluem não somente os organismos infecciosos (bactérias, vírus fungos, etc..) mas também os alérgenos, até mesmo vacinas, antibióticos e alimentos.

Genéticos Químicos - toxinas químicas (chumbo), poeiras, drogas, gases, fumo e álcool. Físicos - radiação, calor, frio, ruído. Mecânicos -impacto de veículos. Psíquicos ou psicossociais - estresse

4. EPIDEMIOLOGIA Estuda os determinantes e as condições de ocorrência de doenças e agravos à saúde em populações humanas.

A. Doenças transmissíveis:  Doenças de contágio direto - é aquela que se contrai pelo contato direto com um doente ou através do ar, da água ou de alimentos e objetos contaminados.

 Doenças de contágio indireto- são aquelas que requerem para sua transmissão a existência de um elemento intermediário, isto é, um vetor ou transmissor.

 Hospedeiro intermediário: organismo de ação passiva, no qual certo parasita passa por um ciclo de evolução, tornando-se apto, depois para realizar o seu parasitismo, já como adulto, em outra espécie.

Produtor - é o agente etiológico da doença transmissor ou vetor- é, apenas um organismo que se encarrega ativamente, de fazer o contágio entre doentes e pessoas sadias

Reservatório - animais capazes de conter em si agentes etiológicos de certas doenças, sem contanto apresentá-las , mas que atuam como foco de onde os vetores podem recolher esses parasitas e, depois, inoculá-los em seres suscetíveis.

B. Doenças não transmissíveis Doenças metabólicas Doenças degenerativas

Doenças de casos esporádicos: aquelas que ocorrem em pequeno número de casos, naturalmente, em certa região. Endemias: representam doenças cuja ocorrência, numa região, afeta grande número de pessoas rotineiramente.

Epidemias: se caracterizam pelo aparecimento súbito, com uma grande incidência, em determinada área, assumindo caráter alarmante dentro da população.

Pandemias: são doenças contagiosas de caráter superalarmante que se alastram rapidamente por todo um país,por todo um continente, ou até mesmo, por todo o mundo.