Locus Localização Eudes Cavalcanti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Construção de listas de decisão Os tópicos anteriores tratam de indução de conceitos que podem ser descritos usando uma única região de decisão Neste tópico.
Advertisements

Parte I - Sistemas de Aprendizado: Overview
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Reconhecimento de Padrões Métodos, Técnicas e Ferramentas para Aprendizado.
Sistema robótico baseado em controladores de redes neurais
Experiments with Clustering as a Software Remodularization Method Nicolas Anquetil and Timothy C. Lethbridge University of Ottawa, Canada WCRE 1999:
REDES AUTO-ORGANIZAVEIS (MAPAS AUTO-ORGANIZÁVEIS)
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Modelos de Recuperação de Informação
Aspectos de Implementação do Algoritmo Backpropagation
Mineração de Dados Avaliação de Classificadores
Aprendizado de Máquina
Curso Introdução às Redes Neuronais Parte 2 Prof. Dr. rer.nat. Aldo von Wangenheim.
Reconhecimento de Padrões Tipos de Aprendizagem
Reconhecimento de Padrões Dissimilaridade
Reconhecimento de Padrões Aprendizagem Supervisionada (KNN)
Aluno: Sandro Luiz Jailson Lopes Tinôco
Iana Alexandra Alves Rufino
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Descoberta de Conhecimento:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS.
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Anderson Berg Orientador: Prof. Fernando Buarque
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Davyd Bandeira de Melo Um Sistema de Reconhecimento de Comandos de Voz Utilizando a Rede Neural ELM Junho 2011.
Prof. Wellington D. Previero
Aprendizado de Máquina
Introdução O que é computação?.
Inteligência Artificial
Alexandre Xavier Falcão & David Menotti
Aprendizado Baseado em Instâncias – Algoritmo k-NN
Redes Neurais Auto-organizáveis
K-Means / Clustering.
E NHANCED S ELF -O RGANIZING I NCREMENTAL N EURAL N ETWORK FOR O NLINE U NSUPERVISED L EARNING Cesar Lima José Francisco Maíra Nascimento.
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Introdução à Classificação de Texto
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
F USION O F C ONTINUOUS -V ALUED O UTPUTS Equipe: Henrique Lins (hsmpl) João Pascoal Neto (jrpn) Mário Barbosa (mbaj) Tiago Farias (tfs)
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Ademir Rafael Marques Guedes
PROGRAMAÇÃO EM SHELL SCRIPT SANDRO LUIZ FREDES MORALES Introdução a Informatica 1 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 2013.
RNA – Radial Basis Function
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Mapa Auto-Organizável de Kohonen (Self-Organizing Map - SOM) pertence a classe de redes neurais não-supervisionadas que se baseiam.
Aula 8. Classificação Não Supervisonada por Regiões
Revisão 2° Bimestre Inteligência Artificial. Redes Neurais.
Redes Neurais Artificiais. Introdução RNA são modelos matemáticos que se assemelham às estruturas neurais biológicas Capacidade computacional adquirida.
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Inventando Funções Heurísticas Flávia Barros.
7. Mineração de Texto ("Text Mining")
Classificação/Categorização Christian Diego – cdad Icamaan Viegas – ibvs.
Classificação de Texto Baseada na aula de Henrique Borges e Ícaro Medeiros Alterada por Flávia Barros.
Classificação de Texto
Reconhecimento de Faces
Aprendizado Baseado em Instancias. Introdução Em contraste aos métodos de aprendizado que constroem uma descrição explicita genérica da função alvo. Os.
Aprendizado da rede O aprendizado, na maioria das vezes, constitui no ajuste do conjunto de pesos de modo que a rede consiga executar uma tarefa específica.
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Algoritmos de Aprendizagem Baseados em Instâncias: Técnicas de Redução Cesar Lima Pereira George Darmiton da Cunha Cavalcanti (Orientador)‏
Mineração de Dados Classificação Felipe Carvalho – UFES 2009/2.
1 Estimativa, Teste e Inspeção de Software Gerência de Projetos: Estimativa de Software Marcos Camada
Objetivo Este projeto destina-se ao estudo e à elaboração de modelos neurais artificiais, com o auxílio do programa Matlab. O objetivo principal deste.
Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva
Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 12 Aprendizado não Supervisionado Mapas auto-organizáveis Max Pereira.
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Introduction to Machine learning
Transcrição da apresentação:

Locus Localização Eudes Cavalcanti

Roteiro Introdução Geolocalização Clusterização Referências PageRank Áreas de influência Esquecimento de software Geolocalização Fator cultural Palavras chaves Clusterização Aprendizado não supervisionado Aprendizado supervisionado Algoritmo K-Nearest Neighbour (K-NN) Referências

PageRank Usado pelo Google para ajudar a determinar a relevância ou importância de uma página Uma família de algoritmos de análise de rede Dá pesos numéricos a cada página Pode ser generalizado a qualquer coleção de objetos com ligações recíprocas e referências

PageRank

PageRank

PageRank (áreas de influência) Como determinar as áreas de influência do usuário da rede? Influência local Influência global

PageRank (áreas de influência)

PageRank (esquecimento de software)

PageRank (esquecimento de software)

PageRank (esquecimento de software)

PageRank (esquecimento de software) Locus hoje Usamos as medidas de influência local Podemos dar relevância temporal aos lugares No PageRank o esquecimento é interativo Mostrar exemplo

Geolocalização (fator cultural)

Geolocalização (palavras chaves)

Geolocalização (palavras chaves)

Clusterização (aprendizado não supervisionado) Busca extrair informação relevante de dados não rotulados. O conjuntos de dados são reunidos a partir de suas similaridades. O objetivo principal é a determinação dos parâmetros para treinamento e determinar a clusterização de um certo conjunto de dados. A partir dos clusters formados podemos realizar aprendizado supervisionado.

Clusterização (aprendizado supervisionado) Observa-se alguns pares de exemplos de entrada e saída, de forma a aprender uma função que mapeia a entrada para a saída. Damos ao sistema a resposta correta durante o processo de treinamento. É eficiente pois o sistema pode trabalhar diretamente com informações corretas.

Clusterização (K Nearest Neighbour) É um dos algoritmos de classificação mais simples. Usado para classificar objetos com base em exemplos de treinamento que estão mais próximos no espaço de características. ?

Clusterização (K Nearest Neighbour) Para utilizar o KNN é necessário: Um conjunto de exemplos de treinamento. Definir uma métrica para calcular a distância entre os exemplos de treinamento. Definir o valor de K (o número de vizinhos mais próximos que serão considerados pelo algoritmo). ?

Clusterização (K Nearest Neighbour) Classificar um exemplo desconhecido com o algoritmo KNN consiste em: Calcular a distância entre o exemplo desconhecido e o outros exemplos do conjunto de treinamento. Identificar os K vizinhos mais próximos. Utilizar o rotulo da classe dos vizinhos mais próximos para determinar o rótulo de classe do exemplo desconhecido (votação majoritária). ?

Clusterização (K Nearest Neighbour) Determinando a classe do exemplo desconhecido a partir da de lista de vizinhos mais próximos: Considera-se o voto majoritário entre os rótulos de classe dos K vizinhos mais próximos. Como escolher o valor de K? ?

Clusterização (K Nearest Neighbour) Pertence a classe de quadrados. K = 3 Pertence a classe de triângulos. K = 7 ?

Clusterização (K Nearest Neighbour) Como escolher o valor de K? É necessário sempre escolher um valor ímpar para K, assim se evita empates na votação. Quanto ao valor de K, definimos de forma empírica. À medida que é realizado testes esse valor é ajustado. Exemplo no Locus.

Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/PageRank http://publique.rdc.puc-rio.br/rica/media/Revista_rica_n7_a9.pdf http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-19052009-135128/publico/CAFerrero_dissertacao.pdf