A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC9001-07 – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC9001-07 – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC9001-07 – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS DE BUSCA Professor: Hugo César Hoeschel, Dr. Livro: MODERN INFORMATION RETRIEVAL Autores: Baeza-Yates, Ricardo;Ribeiro-Neto, Berthier. Editora: Addison-Wesley, England, 1999. Almir S. Albuquerque

2 INTRODUÇÃO Grande quantidade de informações são produzidas e disponibilizadas diariamente. Com a elevada quantidade de documentos, o processo de recuperação de informação não é uma tarefa simples. A baixa qualidade associada a boa parte dos documentos disponíveis prejudica a recuperação de informações relevantes.

3 MOTIVAÇÃO E FOCO DO LIVRO Escassez de literatura específica voltadas para área de recuperação de informação. Apresenta uma visão global de pesquisa em RI da perspectiva de um cientista da computação. Algoritmos de computador e técnicas usadas em SRI. Além de recuperação de texto que cobre, sistemas de biblioteca, interfaces do usuário e a Web, discute também visualização, recuperação de multimídia e bibliotecas digitais.

4 RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO Sistemas de Recuperação de Informação (SRI) - são os responsáveis pela representação, armazenamento, organização e acesso aos itens de informação. Sistemas de Recuperação de Informação Web (SRI Web) - um conjunto organizado de computadores, índices, bases de dados e algoritmos que, reunidos, trabalham com o intuito de analisar e indexar documentos Web.

5 RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO Figura 1: Interação do usuário com o sistema de recuperação por tarefas distintas.

6 RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO SRIs Web - consultas por palavras-chaves, as quais expressam a necessidade do usuário em adquirir informação. O principal objetivo é localizar o maior número de documentos, porém, levando em consideração alguns fatores, tais como: tempo e qualidade do resultado. Os documentos recuperados pelos SRI são apresentados através de um ranking (lista organizada de documentos), em uma página da Web e ordenados de acordo com o grau de relevância em relação à consulta do usuário. Esta ordenação, segue alguns critérios, próprios de cada sistema de busca.

7 O PROCESSO DE RI

8 User Interface: é a estrutura responsável para permitir a interação do usuário com os SRIs. Text Operations: são operações realizadas sobre o texto de modo que seja reduzido o texto a ser pesquisado, a fim de que o processo de recuperação seja mais eficiente. Consistem em retirar artigos, conjunções, preposições, acentos e caracteres especiais e preposições que fazem elo entre as palavras, por exemplo: linguagens de marcação é o texto original digitado pelo usuário, porém, o texto real para a pesquisa ficaria linguagens marcação. Query Operations: são operações realizadas sob expressão ou palavra-chave utilizada pelo usuário para que o SRI possa fazer uma nova busca. Searching:é a estrutura que consiste em buscar na base de dados as informações contidas no módulo Query operation. Ranking: consiste em classificar os documentos recuperados na Searching por ordem decrescente de relevância e apresentá-los ao usuário. Indexing: é o processo de criação de índices para os documentos que serão adicionados à base de dados. Index: são os documentos indexados. DB Manager Module: Gerente da base de dados. Text Database:é a base de dados dos SRIs.

9 TÓPICOS DO LIVRO Figura 3: Tópicos que compõem o livro e as suas relações.

10 CAPÍTULOS DO LIVRO Figura 4: Estrutura dos capítulos do livro.

11 Referências Bibliográficas 1)Baeza-Yates, Ricardo; Ribeiro-Neto, Berthier. Modern information retrieval. Addison-Wesley, England, 1999. http://sunsite.dcc.uchile.cl/irbook/ http://sunsite.dcc.uchile.cl/irbook/ 2)BOTELHO, Rocha Arylma. Estudo e Avaliação dos Sistemas de recuperação de Informação WEB. Monografia. Centro Universitário Luterano de Palmas – ULBRA. Palmas-TO. 3) www.dcc.ufmg.br/irbookwww.dcc.ufmg.br/irbook


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO EGC9001-07 – GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google