Correção da Avaliação Parcial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oscar Brenifier Iris de Moüy.
Advertisements

O PRONOME.
Dois modos de ler a Bíblia.
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Proativos E Reativos Em 14 Lições.
Consertando o mundo. Ligue o som..
Dedica 2 minutos da tua vida a esta leitura,
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
filho, segundo Dom Bosco.
Para refletir... e mudar!!!.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
A BORBOLETA E O CAVALINHO
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
Rotina....
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
EU APRENDI.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
A AMIZADE.
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
O SEGREDO PARA SER FELIZ
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
TREM DA VIDA S. TREM DA VIDA S Há algum tempo atrás li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem.
CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
O Quebra-Cabeças e a Vida.
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
O Trem da Vida automático com som.
Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada.
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
O poço e a pedra.
HO’OPONOPONO É uma técnica de amor, onde você se autocura e auxilia a
VENCEDORES E DERROTADOS
TREM DA VIDA Há algum tempo atrás, li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
A BORBOLETA E O CAVALINHO
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
click para mudar de slides.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Vivendo e aprendendo Erich Schaitza.
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
By Búzios Slides Para refletir... e mudar!!! Automático.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi Clique.
A vida pode ser comparada com uma viagem de trem.
A Tábua.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Curativos.
O SEGREDO PARA SER FELIZ
A BORBOLETA E O CAVALINHO
Extremamente fiel Cecília Sfalsin.
SITUAÇÕES.
As marcas ideológicas dos textos
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
As intervenções verbais do terapeuta
Para os Meus 3 amigos.
Um sonho.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Uma Resposta Inteligente.
Temperamentos.
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Não importa de onde você é, nem de onde você veio Não importa de onde você é, nem de onde você veio Não importa de onde vem. Nem pra onde vai... Não.
O que é felicidade?.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

Correção da Avaliação Parcial Assuntos: Produção de leitura Figuras de Linguagem

Habilidades de Leitura No final das quatro primeiras estrofes surgem as expressões: “Pobre Nino.”, “Coitado dele.”, “Tadinho do Nino” e “Que pena, Nino.”. Essas expressões utilizadas pelo eu-lírico dão a idéia de que Nino: b) é um menino solitário, já que ninguém quer sua amizade.

2) Sobre as idéias do texto responda: a 2) Sobre as idéias do texto responda:   a. Qual expressão, da quinta estrofe, demonstra uma mudança dos fatos que ocorrem com Nino? Justifique.   “Até que um dia” – Marca o tempo, o qual ele se olhou no espelho e tudo mudou. 

“Pensando em por que, quanto mais tentava encontrar um amigo, mais sozinho se sentia...” , O que fazia Nino se sentir mais sozinho ainda? O que mais deixava Nino triste era o fato de ser rejeitado. Isso o decepcionava e o intimidava a arranjar novos amigos.

3.      Leia as sentenças abaixo sobre o texto 1:   I – O espelho proporcionou ao menino a possibilidade de se conhecer, o que lhe permitiu fazer outros amigos, além dele mesmo. (V) II – O espelho proporcionou ao menino a possibilidade de ser ele mesmo seu único amigo. (F) III – Ocorre na penúltima estrofe uma figura de linguagem que é responsável pela expressividade: a personificação, a qual atribui ao espelho ações de seres vivos a seres inanimados. (V) IV – É adequado deduzir que Nino nunca havia notado nele mesmo, pois estava muito ocupado em busca de amigos. (V)

4. O texto traz várias definições sobre amizade 4. O texto traz várias definições sobre amizade. Com qual delas você mais se identifica? Justifique sua resposta. Resposta pessoal, mas não se deve esquecer de justificar, o que significar comprovar suas idéias.

4. b) Em: “Há certas coisas numa pessoa que só um seu amigo entende 4. b) Em: “Há certas coisas numa pessoa que só um seu amigo entende. Entende, justifica, perdoa.” Interprete essa passagem do discurso. O amigo é uma pessoa querida, por isso dele tudo se aceita e se ameniza. Por isso muitos defeitos que dizem que o amigo tem acabam sendo vistos como qualidades. O amigo não é guloso, mas é uma pessoa que tem muito apetite.

c) Explique o que chateia os filhos quando estes são comparados aos seus amigos e identifique a finalidade dessa comparação. O que chateia os filhos ao serem comparados é que os amigos na verdade não são tão prefeitos assim, como os pais pensam. O amigo também não gosta de um determinado alimento. Os pais fazem isso para que os filhos comam, ou façam sua vontade.

a)      “Guerra e paz, amor e ódio, egoísmo e altruísmo, concórdia e discórdia, destruição e criação, convivia na alma da confusa espécie terrestre”. Antítese - Aproxima idéias opostas.

a)  “Afinal, a poesia, em qualquer lugar do Universo, é um exercício de ver o invisível e descobrir o que se encobre enigmaticamente.” metáfora – a poesia é um exercício de ver o invisível antítese – ver o invisível hipérbole – em qualquer lugar do universo

c) “A amizade precisa ser cultivadas como as plantas tenras c)      “A amizade precisa ser cultivadas como as plantas tenras.” comparação b)      “O amigo não é guloso, mas uma pessoa que tem bastante apetite. Não é preguiçoso, mas capaz de ter momento de ócio.” eufemismo

Ao relacionar os textos 1 e 2, pode-se afirmar que: a Ao relacionar os textos 1 e 2, pode-se afirmar que:   a.     A amizade é tema principal nos dois textos, mas o texto 1 é um poema narrativo e o texto 2 é um conto. Apresentam estruturas distintas.

 7.  Quanto ao processo de comunicação do texto, só não é adequado afirmar: b)      No terceiro quadrinho, para se comunicarem, os interlocutores utilizam o código gestual e verbal. c)      No texto há apenas locutor, não locutário.

DESVIOS concordância verbal e nominal rasuras ausência de pontuação ausência de acentuação ausência de margem ausência de parágrafo letra ilegível desenho incorretos das letras iniciar a reposta com elemento de coesão: que, porque, pois... ortografia

EXEMPLOS “Que quando agente faz algo errado o amigo sempre intende mais agente, pois sempre...” “Que as vezes os pais falam de coisas boas que seu amigo faz e que agente não faz___” “ver o invisive” hiperbole “Ele desistio de procurar amisades, pois ele era muito solitario__” “Que quanto mais ele tentava fazer amigos, as pessoas regeitavam ele...”

Alguns desvios “Que a (há) coizas que os amigos perdoam, justificam e entende(m).” “Os filhos se chateião (chateiam), pois...” “Me identifico (Identifico-me) na parte em que...” “... Que o filho melhorace (melhorasse)...” “O amigo é uma pessoa que serve para ajudalo (ajudá-lo)...”

“. Ficava cada vez mais sosinho “... Ficava cada vez mais sosinho.” “Que cada vez que nino procurava um amigo...” “Eu sou oque torço para meus amigos, porque gosto deles e quero que eles se de-em (dêem) bem.” “O despreso das pessoas...” “É, porque muitas coisas só os amigos entende(m), justifica(m)...” “... Os pais querem mudalos ( mudá-los)...”

“No texto mesmo aparece que o filho não gosta de comer algumas coisas, mais (mas = porém) ja(já) o outro come...” “É ruim pois (é ruim, pois) os filhos se sentem um pouco despresado (desprezado).... “Ele fasia (fazia) muitas caretas __ (,)por isso ninguem (ninguém) queria brincar com ele__”

“Eu comprendo (comprendo) meus amigos. ” “ “Eu comprendo (comprendo) meus amigos...” “...só os amigos Realmente Podem resouver (resolver)...” “... Tenta ao maximo possivel comprendelo (comprendê-lo) e perdoa-lo( perdoá-lo)....” “O fato de ninguém gostar e compreender ele (compreendê-lo).” “deverdade (de verdade)” “Isso calsa (causa) muita inveja...” “pessoa fausa (falsa)” “na ora (na hora)” “... Ai você pode abri-se ( pode se abrir)”

Educalos – educá-los Encontalos – encontrá-los Fauta – falta Dis \ diz Jeito \ jeito Consege – consegue Explo – exemplo Cituação \ situação Esplica \ explica Pra \ para Disprezável??? “voçê (você)” qu-ando \ quan-do m-ais\ mais “pença \ pensa” temque \ tem que gostase \ gostasse cinsero \ sincero dificio \ difícil dislealdade \ deslealdade